Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

  1. Amigos do Under Linux,

    Verifiquei que muitos tópicos são referentes as taxas de TX (transmissão) e RX (recepção) dos produtos da Ubiquiti Network. Recentemente passei pelo mesmo problema, as minhas taxas estavam fixadas em 39 MBPS e apresentavam resultados inferiores a 5 MBPS. Conseguindo resolver o problema, dediquei um tempo para postar um passo-a-passo para ajudar a todos aqui no fórum que necessitam.


    1. Cálculos do PTP

    Caso seja um link novo, oriento a realizar um cálculo no site da Ubiquiti que possui um sistema que irá analisar o seu PTP para disponibilizar as informações necessárias.

    www.ubnt.com/airlink


    Passando todas as informações corretas, como equipamento para PTP, localização dos pontos, distância, etc. Com isso ele verificará e mostrará informações sobre: Signal Strength, Noise, CCQ, TX/RX, Airmax Quality, Airmax Capacity.


    2. Verificação de equipamento

    Verifique a cripagem, distância do cabo para POE, se existe oxidação no mesmo, voltagem e amperagem que chega no equipamento da Ubiquiti.


    3. Alinhamento

    Fundamental para fechamento de um PTP. Um bom alinhamento já retira 50% dos seus problemas referenes a todas as funcionalidades do sistema. Procure utilizar sempre um GPS, um binóculo ou algum equipamento que ajude no alinhamento e até mesmo o painel de indicação no equipamento.

    Intensidade do sinal

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         signal strength.jpg
Visualizações:	295
Tamanho: 	7,5 KB
ID:      	43707


    4. Configurações

    Agora vamos a configuração dos equipamentos do PTP.

    ABA WIRELESS

    Escolha o nome da SSID
    Segurança
    Canal
    Largura de Banda
    Potência


    POTÊNCIA - Comece com a máxima, apenas para configuração, ao final irá baixando até conseguir estabilizar o seu link.

    LARGURA DE BANDA - Primeiro, precisa saber para qual finalidade será o seu PTP. Internet? Ligação de uma rede empresarial? Jogos online? Dependendo de sua rede, não precisa utilizar uma largura de banda de 40 mhz, quanto maior a largura de banda, maior passará a taxa de transmissão, porém não alcançará uma distância com maior estabilidade caso utilize uma largura de 20 MHz ou 10 MHz. então pense, reflita e veja sua real necessidade. Também será bom verificar a poluição tanto na largura de banda, quanto no canal.

    eu mesmo fechei um link de TX 39 MBPS, RX 39 MBPS, com largura de banda de 10 mhz, no canal 146 (5730 MHz) e obtive o seguinte resultado:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         resultado.jpg
Visualizações:	476
Tamanho: 	21,7 KB
ID:      	43709


    CANAL e MAX TX RATE- A escolha do canal é também fundamental. Após toda a configuração do equipamento, (ACK auto, largura de banda, nome do SSID, etc) o proximo passo a se preocupar é o canal e max TX rate. Após selecionar o Mcs (taxa de TX e RX), também importante junto ao canal, passei canal por canal verificando a velocidade em cada e obtive resultados diferentes em todos. então indico que verifique canal por canal e também teste os Mcs para chegar ao fechamento do link, o seu PTP. Por exemplo, estou utilizando o Mcs 12 - 39 (39MBPS), passei por todos, testando um por um, canal por canal até chegar a minha situação de hoje, que foi a imagem que vcs virão acima. ENTÃO ACONSELHO A VCS QUE ESTÃO COM PROBLEMAS DE TX/RX BAIXOS a ter paciência e sair testando canal por canal, depois a max TX rate, e assim chegar a uma qualidade na transmissão do CCQ no Airmax Quality e no Airmax Capacity, por que depende da cada PTP, situação, distância, ambientes, interferências. Aqui tenho minha situação, a minha melhor opção foi o canal 146, mas pra você aí pode não ser o canal que obterá uma máxima transmissão e recepção de dados.

    Só para postar, verifiquem os resultados dos testes:

    Largura de banda: 10 MHz

    ACK: auto

    Max TX rate: Mcs 12 - 39


    canal 5845 - 26 MBPS
    canal 5840 - 16.39 MBPS
    canal 5825 - 8.90 MBPS
    canal 5820 - 17.69 MBPS
    canal 5810 - 9.85 MBPS
    canal 5800 - 10 MBPS
    canal 5725 - 14.27 MBPS
    canal 5745 - 7.70 MBPS
    canal 5730 - 33 MBPS


    Após a escolha do canal e do Mcs, comecei outras baterias de testes, agora com a potência. Vocês sabem que potência, quanto maior, maior será a seu ruído, então comece baixando sua potência e realizando os testes de velocidade e verificando o NOISE, ok. quando baixei a potência para 20 dBm, conseguir diminuir o NOISE para -88 dBm, que estava em -77 dBm e consequentemente aumentei minha velocidade e melhorei meu link, estabilizando-o ainda mais.


    Canal 5730 - 39 MBPS


    Sucesso no fechamento do link de 4 km, com CCQ de 98,1%, Airmax Quality de 94% e Airmax Capacity de 87%, Intensidade do Sinal de -58 dBm. Como só preciso passar nesse PTP 10 MBPS, 29 MBPS ficará livre.


    Espero que a dica ajudem os outros.


    Atenciosamente


  2.    Publicidade


  3. bom post rapas parabens.

  4. Olá, muito interessante esse teu tópico vlw pela iniciativa.
    Até.

  5. Gostaria de deixar uma dica importante para ptmp, em um painel com cerca de 25 clientes muitos estava com sinal em torno de -70, -73, e com tx/rx baixo, apos fazer um alinhamento no painel com os cliente conectados, consegui deixar o pior sinal em -66, a coisa melhorou bastante, fiz esse mesmo alinhamento em outros e tambem tive exito. fica a dica.

  6. Excelente post amigo. Parabéns. Apenas para registrar mesmo vou deixar um recado.
    Pessoal sempre atualizem seu firmware para 5.5.4, em algumas versões anteriores tivemos problemas onde
    o datarate ficava fixo em 6.5. 5.5.4 Neles >D!!! Airmax Power Onnnnn.


    Atenciosamente,




Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L