+ Responder ao Tópico

1. Boa tarde pessoal, estou com problemas para entregar os serviços de internet e dados.

Um pouco do problema, tenho aproximadamente 1500 clientes todos acessando via rádio, utilizo mikrotik e ubiquiti nos clusters e nos enlaces utilizo Intelbras e Mikrotik, esses clientes estão distribuídos em diversos POPs, para agregar serviço estamos oferecendo também intranet corporativa (link de dados) para empresas, já forneci esses tipo de serviço por vlans separando a internet de dados e achei a gerência muito complicada, faço hoje por tunel eoip onde ofereço um QOS apenas no "queue" que não é o ideal, ou ainda por vpn. Os túneis e vpn apenas para intranet (rede de dados).
    Qual a forma correta de entregar esse tipo de serviço? mpls? vlan? qual a melhor solução?

Layout de um cliente em anexo.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         anexo1.jpg
Visualizações:	107
Tamanho: 	53,8 KB
ID:      	43816  

2. Pesquise por MPLS/VPLS e VRF.

3. Eu não ofereço este tipo de serviço, mas tenho uma aplicação parecida em minha rede e fiz através de EOIP. Tem funcionado bem, não sei como fica em grande escala.

Mas acredito que VLAN seria uma boa saída.

4. Citação Postado originalmente por ijr Ver Post
    Eu não ofereço este tipo de serviço, mas tenho uma aplicação parecida em minha rede e fiz através de EOIP. Tem funcionado bem, não sei como fica em grande escala.

Mas acredito que VLAN seria uma boa saída.
    Já usei VLAN em outras redes, é prático no início mas depois de um tempo se torna uma dor de cabeça.

5. Citação Postado originalmente por bjaraujo Ver Post
    Pesquise por MPLS/VPLS e VRF.
    Concordo, essa é a maneira correta e mais moderna.

Tópicos Similares

1. Problema com trafego de dados em rede 5.8
    Por Jairnascimento no fórum Redes
    Respostas: 11
    Último Post: 12-12-2014, 11:21
  2. Problemas com envio de email para sercomtel
    Por Engenheirokotinda no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 24-11-2008, 08:32
  3. Balanceamento de links , problema com serviços e portas
    Por ronanbnu no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 23-06-2008, 09:28
  4. Respostas: 4
    Último Post: 17-07-2007, 18:12
  5. Problema com servidor de FTP para (HOME PAGE)
    Por Well_Jua no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 15-08-2006, 17:43

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L