Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. Bom dia nobres colegas!

    Venho notando que novos equipamentos Ubiquiti (neste caso o RocketM5) não estão aceitando Downgrade de versão de Firmware . A versão mais antiga que é possivel instalar é a 5.5.

    Quando tento instalar o firmware anterior ao 5.5 via web recebo a msg “Firmware image check failed. Error code: -6”
    Tentei, inclusive, saltar entre versões, para assim tentar o Downgrade. Instalei as versões 5.5, 5.5.2,5.5.3 e 5.5.4, mas nenhuma delas aceita o procedimento de regressão.

    Em modo flash (ex: CMD tftp-i 192.168.1.20 put 5.2.1.bin) consigo fazer o upload da imagem, mas o equipamento não volta a responder, sendo necessário repetir o procedimento, mas upando a imagem 5.x para conseguir acesso ao rádio.

    Contudo, o grande problema se dá quando tentamos associar novos equipamentos (que não aceitam versões anteriores a 5.5) com rádios mais antigos (que aceitam qualquer versão).

    Os equipamentos chegam a associar, com sinal muito baixo e sem trafegar informações ou apenas um pouco de RX. Apesar de diversas pesquisas, não conseguimos identificar nada que possa estar causando o relatado.

    O que parece é que os novos equipamentos estão configurados com um sistema de proteção, que força o usuário utilizar apenas versões mais atuais. Até concordo, mas o problema de não associar com rádios antigos “quebra nossas pernas.”

    Enfim, fica o relato do problema, se alguém tiver alguma informação que possa acrescentar agradeço muito.

    Abraços!
    Última edição por Ronaldo Silva; 19-04-2013 às 08:35.

  2. Bom dia Ronaldo

    Realmente, tenho este mesmo problema por aqui.

    Realizamos testes aqui, e conseguimos detectar o seguinte:


    CENARIO BACKHAUL:

    Rocket DISH

    Rocket M5 <-> Rocket M5 = só funciona quando as duas pontas possuem a mesma versão. (tenho utilizado 5.2.1 nos mais antigos e 5.5.4 nos mais novos.)


    CENARIO POP/BASE:

    Rocket Setorial

    Rocket M5 <-> clientes NANO M5 = funciona tranquilamente, qualquer combinação de firmwares;

    Rocket M5 <-> clientes NANO LOCO M5 = funciona tranquilamente, qualquer combinação de firmwares;

    Rocket M5 <-> clientes AIRGRID M5 = funcionam apenas em MODO ROUTER, alguns com qualquer combinação de firmwares e outros apenas quando ambos os lados são 5.5.4


    Eu acho muita sacanagem isso , baseando-se que vários provedores já possuem uma grande carteira de clientes, com isso a Ubiquiti, forçara a atualização em todos os equipamentos da nossa planta. Isso irá gerar paradas, e possíveis incompatibilidades entre firmwares ou equipamentos que estejam operando em outras versões.


    Estou pensando seriamente em migrar os PAINEIS SETORIAIS para 5.5.4, pois percebi que ela gerencia melhor o AIRMAX e o TX/RX rate , e que até o momento ela não causou nenhuma incompatibilidade com as outras versões.

    Já no caso de BACHHAUL, vou manter 5.2.1 até ter problemas ou danos. Quando precisar trocar uma das pontas, realizaremos a atualização para 5.5.4 , pois 5.2.1, nenhum equipamento do estoque está aceitando.



    Espero ter ajudado.

    E o tópico continua, espero que tenha mais gente para opinar sobre este problema.



  3. Bom dia felipedesf, obrigado pela atenção e pelas valiosas e detalhadas informações.

    O cenário do nosso Backhaul é semelhante ao seu. Conseguimos fazer funcionar dessa forma também, mas em algumas situações não tivemos êxito, o que nos levou a substituir AMBOS os rádios por equipamentos “compatíveis”.

    Suas informações ajudaram muito, agradeço novamente.

    E o tópico continua.

  4. Bom dia Ronaldo,
    aqui utilizamos Rocket M2 com setorial no pop e nos clientes Loco M2 e o que pude observar na dificuldade de associação dos clientes nos pops foi com os Loco M2 que iniciam com os macs 00:27:22:2E e 00:27:22:4A, independente da versão utilizada, os mais próximos com sinal -60 a -65 conectam fácil com ccq acima de 90%, airmax quality e capacity próximo de 80% quando estão sem tráfego não geram problema mas ao se iniciar o trafego o sinal perde cerca de 10db e o MCS chega a modular no 0.
    Tenho aproximadamente 100 peças com essas características já fiz contato com a ubnt informando o problema e vamos ver no que da.
    Tenho Loco M2 mais antigos na rede que iniciam com o mac 00:15:6D e mais novos tb funcionando em perfeito estado.

    Tentando minimizar o problema atualizei toda a rede para a versão 5.5.4, em seguida tentei fazer o downgrade, e nos equipamentos mais recentes o comportamento é exatamente esse que você mencionou.
    Mas enfim, depois de todos os testes pude concluir que independente das versões utilizadas o problema só foi apresentado nos equipamentos com os Macs mencionados, tenta identificar um outro padrão em seu problema.



  5. Boa tarde Mr. inftelecom,

    Sua observação em relação ao início dos endereços MAC foi precisa.

    Os rádios que temos aqui iniciam com o mesmo endereço MAC (00:27:22) que você citou. Os que iniciam com 00:15:6D não apresentaram esses "xiliques", e aceitam tando down quanto up para qualquer versão.

    Com base nessas observações acabei de fazer um teste. A principio imaginei que não iria funcionar, mas só teria certeza quando testasse.

    Fiz um "clone MAC", gerando um MAC que iniciasse com 00:15:6D em um rádio que o endereço MAC original inicia com 00:27:22, mas como já esperava.., não funcionou, rs.

    Fica a observação, agradeço pelo apoio.

    E o tópico segue à diante!







Tópicos Similares

  1. Respostas: 14
    Último Post: 09-06-2008, 10:40
  2. Zinwell G220 NÃo Aceita Firmware Original
    Por Duxkill no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 11-12-2007, 09:16
  3. Mikoritk nao aceita clientes de bridge
    Por Carlos Picioli no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 16-10-2007, 08:04
  4. Respostas: 15
    Último Post: 11-09-2007, 09:10
  5. Servidor VSFTP nao aceita conexoes de fora da rede local
    Por Sergio Jr no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 12-12-2005, 16:42

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L