Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Pessoal boa tarde.

Como havia dito antes, não tenho mais meu provedor de internet que iniciei em 2009, mas só chegou em 2010 e a GVT tomou conta de todo o bairro, fazendo assim eu fechar as portas...hoje eu trabalho com monitoramento de rede em uma empresa de telecom...mais isso já passou , estou aqui procurando uma solução para um amigo que pretende abrir um provedor com tudo certinho, torre, rádios, SCM, link e etc.

Montei o seguinte projeto pra ele:

Torre: torre de 3mts em cima de prédio de 15 anadares (+ou-) 45mts, tem vista de mais de 190°, pois do outro lado é um morro e não tem residencias.

Dois Radios como AP+wds: RocketM5 + Basestation Am-5g16-120 (16dbi 120°) ou Basestation de 17dbi 90° (qual a melhor basestation pra essa aplicação??)

Servidor (gerencia) RB 750g (depois de uns 100 clientes) colocaria RB1100 AHX2

Nos clientes: Airgrid, Nano, NanoL, Bullet com Parábola... todos M5. e tudo em bridge.

Planos dos clientes: 1 a 10Mbps +ou-

Link dedicado de 30M (recebido por fibra) fibra da operadora passa na frente do prédio.

Obs, consigo atender clientes a 500m da torre em elevação mais baixa??? E qual meu maior alcance nos clientes mais distantes... uns 5Km em media passando 30Mb com os radios citados acima, por exemplo???

Pesquisei muita coisa aqui e em outros lugares, encontro muitas discussões (sadias) mas sem conclusão.
    Estou ajudando ele nessa parte da rede, mas todo processo de clientes, scm e configurações é com ele e a sorte

Gostaria da opinião de vocês com base nesses equipamentos. Desde já agradeço a colaboração de todos.

2. Eu trocaria tranquilo as basestation pelos superpops da computech. O ângulo vertical é maior. Troca uma idéia com o Luciano da Computech que ele te explica direitinho. E inclusive vai te passar qual é a distância máxima e quais equipamentos vai precisar usar. Tem vídeos dele no Youtube também explicando como montar microcélulas.

Se ajudei, estrelinha pra mim!

3. Citação Postado originalmente por uesleycorrea Ver Post
    Eu trocaria tranquilo as basestation pelos superpops da computech. O ângulo vertical é maior. Troca uma idéia com o Luciano da Computech que ele te explica direitinho. E inclusive vai te passar qual é a distância máxima e quais equipamentos vai precisar usar. Tem vídeos dele no Youtube também explicando como montar microcélulas.

Se ajudei, estrelinha pra mim!
    Só tem que tomar cuidado com o seguinte:
    - As antenas, rádios dele não são homologados em 5.4 (5470 a 5725).
    Isso significa que você não pode usar 66% da faixa 5 Ghz disponível.
    Em outras palavras, ao usar os equipamentos da computech, você terá que fechar enlaces e atender clientes somente na faixa 5.8 (5725 a 5750). O que significa que brevemente terás problemas com o sobrecarregamento dessa faixa, e irá sentir isso quando precisar fechar enlace/levar link para outro POP ou cidade.

4. mascaraapj

e uesleycorrea

Agradeço a resposta de vocês, mas como havia dito, o meu amigo vai fazer tudo certinho (homologado). E gostaria de respostas com base nesses equipamentos que citei no tópico...gostaria de respostas de alguém que já usou ou esta usando um pop desse tipo, com essas basestation... e esses rádios nos clientes... o projeto é com Ubiquiti.

Aguardo mais respostas e novamente agradeço as que responderam.

5. Meu amigo eu iria de começo com rocket m5 + e basestation 120º , outra coisa , como as rocket trabalha em 2x2 não coloque airgrid, pois a airgrid trabalha em 1x1 isso vai diminuir a performance do radio , com 2x2 vc coloca 60 online tranquilamente e trabalha com toda a performance do radio, outra coisa trabalhe com ppoe , seria essa a minha dica.

Tópicos Similares

1. Toda rede em 5.8
    Por 1929 no fórum Redes
    Respostas: 6
    Último Post: 13-02-2009, 13:11
  2. Respostas: 1
    Último Post: 27-03-2008, 16:49
  3. Radio servindo DHCP para toda rede
    Por gtomaz no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 14-10-2007, 11:24
  4. Alerta! Switch de cliente pode derrubar toda rede!
    Por xandemartini no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 26
    Último Post: 05-07-2007, 00:08
  5. Mensagem para toda rede
    Por fabiocp1984 no fórum Redes
    Respostas: 6
    Último Post: 28-04-2007, 18:51

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L