Boa tarde galera, vou contar a história do começo aqui para ver se alguém consegue me ajudar o minimo que seja D
Bom, nosso provedor tem um pedaço da nossa cidade cabeado em UTP com switchs e caixas herméticas e nossa rede cresceu a um ponto que fica complicado não ter uma redundância, temos redes que chegam a ter mais de 20 switchs e quando tem chuva+raio é aquela coisa que todos aqui provavelmente já sabem.
Após vários estudos chegamos a ideia de que já era a hora de fazer um anel redundante, então fizemos um anel com cabo de 12 fibras óticas na rede UTP com 6 pontos + 1 dentro do nosso CPD, usamos 1 fibra ótica + conversores para fazer o anel e as outras 11 estamos planejando fazer FTTH no futuro.
A principio a ideia era rotear tudo e fazer OSPF, com cada um dos 6 pontos sendo um concentrador PPPoE só que, inviabilidades com routerbox mais a minha falta de conhecimento mais a vontade do patrão de deixar o concentrador PPPoE centralizado aqui no CPD acabaram por derrubar a ideia do OSPF.
Enfim, deixaram a rede em bridge com 7 Mks 750GL ( irei postar a topologia ) e estão fazendo uma redundância "manual" desativando e ativando uma interface em uma das mk's quando precisarem, porem... a uns dias atras pesquisei sobre RSTP e achei que provavelmente vai resolver o nosso problema, só gostaria de saber se os custos e priority estão setados de maneira correta, fiz um teste em bancada com 3 Mks e funcionou perfeitamente, se alguém tiver alguma ideia para me ajudar a incrementar a solução aqui na empresa já agradeço desde já.
A topologia segue em anexo, nosso concentrador fica atras do "172.16.2.3", que é usado somente para unir as redes.
23/05/2013 10:07
Reconfigurei os aparelhos hoje as 7:30 de acordo com a imagem que tinha postado, tudo funcionando perfeitamente por enquanto, vamos ver quando um aparelho desligar se ele vai fazer a convergência certinho. Qualquer novidade posto aqui para ajudar os demais.