Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Pessoal, saudações.

Eu atualmente estou trabalhando como analista de sistemas em uma grande empresa de software aqui no Brasil. Já a algum tempo tenho vontade de voltar a trabalhar com o segmento de redes e internet como já trabalhei em outros tempos.

Conversando com um cliente ele começou a me falar sobre o MIKROTIK e em pesquisas na internet achei interessante.

Não tenho nenhum embasamento na ferramenta e o que gostaria nesse post é um direcionamento para que eu possa ver a viabilidade de se fazer um investimento.

Onde encontro materiais?
    Como funciona o licenciamento?
    Ceritifcações?

Alguém pode me dar uma direção?

2. Boa noite amigo tudo bom? ja que queres se aprofunda um pouco se prepare para no inicio como qualquer outra coisa te muita do de cabeça, mais e facil de entende isso so vai depende de vc, são varios curso os principais são esses,
    ISP/MTCNA:
    Programa de nível intermediário/avançado abordando diversas funcionalidades do Mikrotik RouterOS com especial enfase para redes de provedores de acesso. O programa capacita os participantes para o exame MTCNA (Mikrotik Certified Network Associate) da Mikrotik.
    MTCWE:
    Programa de nível avançado abordando as funcionalidades de redes sem fio do Mikrotik. O programa capacita os participantes ao exame MTCWE (Mikrotik Certified Wireless Engineer)
    MTCRE:
    Programa de nível avançado abordando as funcionalidades de roteamento estático e dinamico do Mikrotik. O programa capacita os participantes ao exame MTCRE (Mikrotik Certified Routing Engineer)
    MTCTE:
    Programa de nível avançado abordando controle de tráfego e QoS no Mikrotik. O Programa capacita os participantes ao exame MTCTE (Mikrotik Certified Traffic Control Engineer)
    MTCUME:
    Programa de nível avançado abordando gerenciamento de acesso às redes no Mikrotik. O programa capacita os participantes ao exame MTCUME (Mikrotik Certified User Management Engineer)
    tem muita empresas boa dando curso mais a melhor e a www.mdbrasil.com.br onde fiz o meu, desde ja muita boa sorte e vai fundo que e bom o negocio...

3. Antes de fazer qualquer curso, procure se aprofundar um pouco sobre o assunto, pois em todos os cursos os tutores utilizam termos técnicos que precisamos saber do que estão falando. Siga o link abaixo já dá um bom início, as apostilas são em pdf. Te recomendo comprar uma rb750 que é a mais em conta de 5 portas para fins de praticar as configurações, se precisar de ajuda posta ai suas dúvidas e todos te ajudarão.
    Boa sorte e seja bem vindo.
    http://www.michigan.com.br/downloads...20Mikrotik.htm

4. Bom material pra começo

https://under-linux.org/entry.php?b=2948

Datas dos Curso oficiais com Certificação

http://www.mikrotik.com/training/

outra ferramenta de pesquisa muito boa é a wiki do mikrotik

http://wiki.mikrotik.com/wiki/Main_Page

5. Algo Interessante é saber sobre o mercado? Tem um bom retorno investir em certificações como essas?
    normalmente vejo mikrotik sendo falado e valorizado por nichos de mercado pequenos. Comumente o perfil do Gerenciador é na maioria das vezes alguém que trabalhava em provedor de Acesso, ou iniciou o seu Proprio.

Em grande parte das oportunidades de emprego os que pedem mikrotik são provedores de acesso buscando funcionários.

De restante, a maioria é Cisco. O mercado corporativo utiliza muito o padrão Cisco como referencia em seus Técnicos de rede e Roteamento.

Eu sei que com um CCNA básico vc consegue espaço no mercado. Melhor ainda com um ingles e cursando um superior.

mas e com o Mikrotik? eis a questão.

Tópicos Similares

1. Aprendendo a mexer no Mikrotik
    Por Otavio Simonal no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 21-03-2014, 07:49
  2. Mikrotik OS router. Alguém conhece?
    Por blackpower no fórum Redes
    Respostas: 26
    Último Post: 25-04-2006, 17:24
  3. Aprendendo linux on-line - gratis
    Por copynow no fórum Assuntos não relacionados