+ Responder ao Tópico



  1. STJ exige abertura de dados do Gmail, mas Google diz ser “impossível” cumprir ordem

    A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou nesta quarta-feira, 5, que o Google Brasil cumpra ordem judicial de quebra de sigilo das comunicações por e-mail. O caso corre sob sigilo judicial e diz respeito às comunicações feitas por um investigado de crimes, entre eles os de formação de quadrilha, corrupção passiva e ativa, fraude à licitação, lavagem de dinheiro, advocacia administrativa e tráfico de influência.O Google diz ser “impossível” cumpir a ordem porque os dados estão armazenados nos Estados Unidos, por isso estão sujeitos à legislação americana, a qual considera ilícita a medida. A ministra Laurita Vaz, relatora da decisão, não aceita a justificativa da companhia. “Ora, o que se pretende é a entrega de mensagens remetidas e recebidas por brasileiros em território nacional, envolvendo supostos crimes submetidos induvidosamente à jurisdição brasileira”, assinalou, considerando “seríssimos” os fatos narrados no processo.
    Com o prazo de dez dias para o cumprimento da ordem, sob pena de multa diária de R$ 50 mil, o Google indicou a via diplomática para a obtenção dessas informações com menção ao acordo de assistência judiciária em matéria penal em vigor entre o Brasil e os Estados Unidos (Decreto 3.810/2001). Por meio da assessoria de imprensa, o Google afirmou que não comenta casos isolados, mas reforçou que não é a primeira vez que a empresa recebe este tipo de solicitação.

    “Nenhum obstáculo material”

    Na decisão, Laurita destacou que a ordem pode ser perfeitamente cumprida em território brasileiro. “Nenhum obstáculo material há para que se viabilize o acesso remoto aos dados armazenados em servidor da empresa Google pela controlada no Brasil, atendidos, evidentemente, os limites da lei brasileira”, afirmou. Como foi submetida às leis brasileiras, a companhia deve se submeter a essa legislação, não podendo invocar leis americanas para se esquivar do cumprimento de requisição judicial. “Não se pode admitir que uma empresa se estabeleça no país, explore o lucrativo serviço de troca de mensagens por meio da internet – o que lhe é absolutamente lícito –, mas se esquive de cumprir as leis locais.”

    http://convergecom.com.br/tiinside/h...5#.UbAecdKopcc

  2. Com já diz o ditado popular, "Eles que são grandes, que se entendam"






Tópicos Similares

  1. Respostas: 11
    Último Post: 11-05-2012, 12:57
  2. criando o banco de dados do postfix
    Por tomelin no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 26-03-2006, 13:31
  3. Queda no banco de dados do firebird.
    Por alexandresamorim no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 18-07-2005, 15:04
  4. Atualizando o banco de dados do ClamAv
    Por Daniels no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 01-04-2005, 17:03
  5. Banco de dados dos CEPs do Brasil
    Por JulioPrioli no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 24-05-2004, 10:20

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L