Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. olá pessoal, sou novo no forum e gostaria de tirar algumas dúvidas....
    estou montando um torre de 3 metros em cima de um prédio para distribuir sinal de internet wireless.

    segui a dica de um amigo e comprei um rocket m5 mais a UBIQUITI AIRMAX BASESTATION AM-5G19-120 19DBI 120º 5GHZ

    mencionada no tópico. mas depois fui ver algums comentários que para dentro da cidade não é aconselhável a basestation de 19 dbi e que a nanostation de 16 teria melhor resultado na propagação do sinal.

    se alguém puder me ajudar com isso eu agradeço.

  2. Mais importante que ler comentários é perguntar a motivação técnica pra cada "opinião" ou "sugestão", não se pode usar achometro.

    Antena de 120º receberá ruído do dobro do angulo de um NS que tem antena de 60º de abertura. Mas... existe tanto ruído no local? Em 5,8GHz não tem roteador domestico pra atrapalhar, não é tão comum ter poluição nessa faixa de frequencia.

    O numero total de clientes que uma antena de 120º pode atender é maior se a gente fizer de conta que os clientes se espalham de maneira ordenada e equanime ao redor (No mundo real isso raramente existe). Digamos que um Rocket M consiga atender com qualidade total 60 clientes de 1 a 20Mbps, numa antena de 120º talvez você tenha 80 clientes naquele angulo. Já um NS talvez consiga 40 clientes de perfis similares, logo teria "possibilidade teorica" de atender mais clientes nos mesmos 120º.

    Outro problema de antenas de angulos abertos demais é a conexão ruim de um cliente atrapalha a boa conexão dos outros. Mas isso também pode ocorrer com NS, esses 3 dB de diferença no ganho tornariam o SNR pior pra esse cliente, o "nível" do atrapalhamento pode ser maior. Nivelar o nível dos sinais é praticamente impossível no mundo real, o que muda entre antena de 60 ou 120º é a quantidade de clientes atrapalhados por 1 sinal ruim, porque se esse 1 cliente de sinal ruim existir (E eles sempre existem) de qualquer forma terá perda na qualidade das outras conexões. Teria que ver que tipo de instalação terá, se terá apenas instalação em cima de casas sem possibilidade da antena se movimentar (Estaios), sem possibilidade da zona de fresnel ser obstruída (Arvores crescem), e se só fará instalações com uma boa parte da zona de fresnel desobstruída.

    Só que... mais canais e roteadores (6 NS ao invez de 3 BS+3RocketM) em uso significa mais ruído proximo, se os NS ficarem todos muito proximo você terá um pouco menos de SNR que com 3 Basestation numa distancia suficiente.

    Pelo diagrama de irradiação você verá um ganho variando ao longo dos 120º, variando digamos de 19 a 20dB. Já com os NS o ganho varia mais, de 16 a 19dB. Ou seja, em ambos há variação (Em toda antena há). Isso acaba sendo irrelevante, porque a zona de fresnel de todos os clientes varia, a distancia também, então não adianta absolutamente nada se preocupar com ganho equalizado.

    Eu me preocuparia muito mais em ter o maior ganho possível (Basestation 21dB) na faixa dos 5GHz, porque nessa faixa a legislação prevê o uso de baixas potencias no hardware (Mas a Anatel nunca verifica isso, logo esse espector estará tão poluído quanto a faixa de 2,4GHz graças ao jeitinho brasileiro). Nos clientes um NS Loco com sua antena de 8dB pode ficar limitado a uns 1Km da torre se usar NS, infelizmente os míseros 3dB a mais do BS 19dB não dariam muito mais que uns 300m de alcance num mundo hipotético. Pra ter alcance bem maior precisará grades ou discos de 24 a 27dB, pro equipamento do cliente não ficar muito caro (São mais clientes que torres) eu optaria por antenas de maior ganho na torre.

    Mas se estiver em local com muita poluição nessa faixa, aí a coisa muda, menos ganho e menor abertura significa SNR maior pra cada conexão individual, mas o custo aumenta de qualquer forma (Mais equipamento).

    Lembra também da qualidade da interconexão, colocar 6 NS num switch comum até o roteamento te dará 100Mbps de trafego total, nunca poderá atender 60 clientes simultaneos de digamos 5Mbps com qualidade assim, precisaria conexão direta, ou portas gigabit em switch, ou switch com VLan , enfim, teria uma diferença na parte de baixo, não apenas nas antenas.

    (E toda vez que alguem falar coisa tipo "NS é melhor" cobre os 'porques' da afirmação. Alias... pra tudo na vida tem que fazer isso)



  3. rubem, Estou iniciando meu provedor e com pacotes de 2 Mega e 5 Mega, vou utilizar 3 rocket M5 junto com BaseStation de dupla polaridade em 5.8GHz, todos sendo do fabricante ubiquite. Atenderia 25 Clientes? Obrigado.

  4. Citação Postado originalmente por acls Ver Post
    rubem, Estou iniciando meu provedor e com pacotes de 2 Mega e 5 Mega, vou utilizar 3 rocket M5 junto com BaseStation de dupla polaridade em 5.8GHz, todos sendo do fabricante ubiquite. Atenderia 25 Clientes? Obrigado.
    Eita, um tópico de 2 anos atrás.

    Bom, 25 simultaneos por Rocket M5 dá sim, se o ambiente não for tão poluído (Vai ter que achar uma faixa de 20MHz pra cada um meio limpa). 25 simultaneos de 5Mbps vai depender do consumo deles, se forem todos os nojentos gammers e adolescentes que consomem banda alta o dia todo vai ser difícil, mas provavelmente vai ter meia duzia com consumo significativo, e no máximo uns 20Mbps de banda agregada circulando pra 25 simultâneos.

    (E se for 25 pagantes é mais tranquilo ainda, deve ter 10 a 15 conectados simultaneamente, não mais que isso)

    De qualquer forma quem vai dar a qualidade total pra isso não é o hardware mas sim a instalação nos clientes, se tiver antena encostada em telhado (Só 1 palmo acima), com objetos na zona de fresnel, ou com visada parcial, vai ter conexão ruim com qualquer equipamento, de R$ 200 ou de R$ 20 mil.



  5. Obrigado.






Tópicos Similares

  1. Respostas: 2
    Último Post: 25-04-2016, 02:48
  2. Respostas: 7
    Último Post: 12-11-2015, 23:12
  3. Duvidas sobre Basestation 5.8Ghz 120º 19DBI.
    Por s4gr4do no fórum Redes
    Respostas: 8
    Último Post: 24-10-2012, 12:50
  4. Rocket M5 + Basestation 19dbi 120°
    Por coidiloko no fórum Redes
    Respostas: 4
    Último Post: 12-09-2011, 20:35
  5. Respostas: 2
    Último Post: 01-03-2011, 16:03

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L