Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. Caro amigos estou aqui para passar um pouco da experiencia que eu tive nos ultimos tempos, ao um tempo atrás fiz um post falando sobre poluição wireless 2.4 , que não estava conseguindo mais fazer minha rede funcionar por causa de tanta poluição muitos tentaram me ajudar e falou que a melhor solução seria migrar tudo para 5.8 .Mais eu não fiz isso ao contrario resolvi entender o problema para não cometer na 5.8 .

    1 ° caso em horario de pico todos os clientes não conseguia navegar , em horarios normais funcionavam bem
    2 ° Caso alguns clientes caia toda hora mesmo com sinal forte.
    3 ° Caso ccq baixo e throughput baixo
    4 ° o cliente que estava perto mais o mikrotik aparecia longe.


    Esses são simtomas de sinal ruido no canal , então a solução seria trocar de canal , mais e se todos estiver assim então não tem solução , tudo tem solução !

    1° Caso, baseado nos meus estudos isso acontece porque tanto na base e no cliente esta tendo excesso de ruido minha solução foi adaptar uma caixa hermetica de metal e colocar a RouterOs lá dentro com o cartão assim o sinal ruido da lado de fora da caixa não atinge o cartão na RouterOs assim o meu sinal ruido da base que ocilava de -74dbm a -86dbm foi para -105dbm a -111dbm 1° caso resolvido só que o problema continua .
    2° Caso, sinal forte não significa sinal bom , olhe nos registro e verifica qual dos clientes esta com sinal mais fraco , visite cada um deles e tente deixa-los todos no minimo -70dbm de sinal na base os sinal forte vc deixa com esta veremos mais a frente.
    3° Caso, ccq baixo e Throughput baixo nesse caso vc vai até o data Rates do Cartão e coloca eles fixados no maximo 11mbps e minimo 5.5mbps e abaixe a potencia do cartão de 18dbm a menos vai ter que testar, isso vai fazer com que o ccq e o throughput suba e pare de ocilar tanto melhorando muito a performa-se do mikrotik.
    4° Caso, vc fixa o ack do mikrotik para uma distancia que vc atinge mais longe recomendo 3km a 4km , isso vai fazer com que o routeros pare de ficar calculando a distancia dos clientes tratandos todos iguais.

    O que acontece que a RouterOs é uma ferramenta que gerencia Automaticamente , quando vc trabalha em um hambiente muito poluido vc não pode deixar ela gerenciar automatiamente , porque cada um é interpretado diferente é ela fica louca não conseguindo atender nem quem esta perto nem quem esta longe , vc dissendo o que ela tem que fazer ela só faz o que vc quer e trata todo mundo igual .
    Logico que isso não é 100% garantido , mais ajuda bastante e gostaria de repassar para vcs .

    Agora sim posso começar no 5.8 sabendo o que fazer para evitar problemas , grato a todos.

  2. Muito bonita a sua atitude, amigo Fagtinti, de voltar ao fórum, não só para agradecer, como tb para compartilhar as suas experiências, resultado de pesquisas, e observações...

    É desse tipo de atitude que muito se tem falado aqui no fórum... de persistência, de pesquisa, de mergulhar no problema e retornar com uma solução e não esperar respostas prontas ou ficar condenando equipamentos sem conhecer a causa real dos problemas que atingem sua rede...

    Muito obrigado pela sua gratidão a todos q de alguma forma tentaram te ajudar... o seu exemplo deveria ser seguido por muitos que frequentam este fórum.

    Abraço.



  3. olá amigo, tive problema parecido, ao colocar canal auto para que o cartão escolhesse o melhor canal para trabalhar, desativei e ficou bom, pois em área com muita poluição ele ficar perdido sem fixar em um canal por muito tempo, pois toda hora o senário muda e o radio quer mudar de canal. muito boa esta dica sua muito obrigado por mostrar suas experiencias e conhecimento, como me falava meu professor de filosofia, conhecimento oculto é conhecimento morto. obrigado mais uma vez acredito que esta ajudando muita gente.

  4. Grato amigos , graças a esse forum e a pessoas que me ajudaram com varias dicas , eu pude entender o real problema não simplismente trocar de 2.4 para 5.8 pois eu estaria cometendo o mesmo erros e no futuro iria estar tendo o mesmo problema no 5.8, então eu achei justo agradecer todos que me ajuram nesse caminho e se eu puder ajudar outros estou a disposição.



  5. Citação Postado originalmente por rogermacedo Ver Post
    olá amigo, tive problema parecido, ao colocar canal auto para que o cartão escolhesse o melhor canal para trabalhar, desativei e ficou bom, pois em área com muita poluição ele ficar perdido sem fixar em um canal por muito tempo, pois toda hora o senário muda e o radio quer mudar de canal. muito boa esta dica sua muito obrigado por mostrar suas experiencias e conhecimento, como me falava meu professor de filosofia, conhecimento oculto é conhecimento morto. obrigado mais uma vez acredito que esta ajudando muita gente.
    Caro amigo a troca de canal é dificil de acertar pois quando vc troca de canal na hora sua rede melhora , ai vc pensa assim deu certo, mais na verdade o que aconteceu é que o seu cartão parou de mandar pacotes então ela funciona normalmente , quando todos os clientes voltam a se conectar e começa a trocar pocotes novamente o problema volta , então não adianta só trocar o canal porque como vc disse em hambiente poluido ele fica louco






Tópicos Similares

  1. Problemas com VoIP em rede wireless com Ubiquiti e MikroTik
    Por Jacksonjm no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 17
    Último Post: 04-09-2013, 16:28
  2. Respostas: 4
    Último Post: 20-02-2011, 03:03
  3. novo em mikrotik e wireless...
    Por ejcNet no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 22-05-2009, 14:09
  4. Iniciante em Mikrotik - Problemas com Hotspot
    Por Dionathan no fórum Redes
    Respostas: 18
    Último Post: 20-01-2009, 00:52
  5. problemas telnet com delphi em mikrotik > 3.0
    Por gzanatta00 no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 20-09-2008, 09:26

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L