+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Duas rotas default, no OSPF, para redundância

    Tenho duas saídas para internet em pontos diferentes de minha rede.

    Gostaria de saber se tenho como deixar as duas ativas só que uma será só para backup, caso a saída pelo link principal falhe, o OSPF ira eleger a segunda rota default com métrica maior para a saída para a internet até que o link principal restabeleça!

    Tenho feito isso da seguinte maneira.

    R1 (com link principal):

    Código :
    /routing ospf instance
    set [ find default=yes ] disabled=no distribute-default=if-installed-as-type-1 in-filter=ospf-in metric-bgp=auto \
        metric-connected=20 metric-default=1 metric-other-ospf=auto metric-rip=20 metric-static=20 name=default \
        out-filter=ospf-out redistribute-bgp=no redistribute-connected=no redistribute-other-ospf=no redistribute-rip=\
        no redistribute-static=no router-id=172.16.255.3

    R2 (com link para backup):

    Código :
    /routing ospf instance
    set [ find default=yes ] distribute-default=if-installed-as-type-1 metric-default=500 router-id
        172.16.255.254


    PS.: Os dois estão sobre mesma área (backbone).

    Está correto?

  2. #2

    Padrão Re: Duas rotas default, no OSPF, para redundância

    Bom dia!

    Pesquise sobre custo de rotas!

    Aqui no underlinux tem bastante material!

  3. #3

    Padrão Re: Duas rotas default, no OSPF, para redundância

    É mais ou menos o que eu estou fazendo então, já que no export ali em cima, estou distribuindo a default do link secundário com a defauilt-metric setado em 500.
    Só que eu teria que criar algum script para identificar se está pingando pra fora...
    Caso não esteja, derrube a principal e mantenha a rota secundaria!

    Vou ver o que consigo criar e posto aqui para quem precisar...

  4. #4

    Padrão Re: Duas rotas default, no OSPF, para redundância

    37
    jilianocg,

    Existem algumas formas de verificar se a rota esta ativa e esta é uma delas.

    abraços!