+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Noise Floor baixo no cliente.

    Olá pessoal do fórum, tranquilos!

    Verificando agora a pouco os AP's dos clientes (são todos M5), encontrei um cliente que está a 200mts (muito perto e c/ visada limpissima) da base, c/ sinal em -39dbm, CCQ 100%, airmax quality/capacity ambos em 99%, porém o noise floor dele está em -91dbm.

    Pra mim o noise floor desse cliente deveria estar acima de -95dbm pelo menos, vou explicar porque: na mesma base desse cliente só tem mais 4 clientes, totalizando 5 clientes.

    Uso um Rocket M5 c/ um omni ubiquiti 5G10. Como a omni é de 10db, cetei o rocket em 20db p não ultrapassar os limites E.I.R.P. Escolhi bem o canal e deixei a largura em 20MHz.

    Então não entendo porque esse cliente tão próximo está c/ o noise floor baixo.

    Segue anexo um print do ap-cliente.

    Abraço a todos...
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  2. #2

    Padrão Re: Noise Floor baixo no cliente.

    Citação Postado originalmente por FabianoMartins2 Ver Post
    Olá pessoal do fórum, tranquilos!

    Verificando agora a pouco os AP's dos clientes (são todos M5), encontrei um cliente que está a 200mts (muito perto e c/ visada limpissima) da base, c/ sinal em -39dbm, CCQ 100%, airmax quality/capacity ambos em 99%, porém o noise floor dele está em -91dbm.

    Pra mim o noise floor desse cliente deveria estar acima de -95dbm pelo menos, vou explicar porque: na mesma base desse cliente só tem mais 4 clientes, totalizando 5 clientes.

    Uso um Rocket M5 c/ um omni ubiquiti 5G10. Como a omni é de 10db, cetei o rocket em 20db p não ultrapassar os limites E.I.R.P. Escolhi bem o canal e deixei a largura em 20MHz.

    Então não entendo porque esse cliente tão próximo está c/ o noise floor baixo.

    Segue anexo um print do ap-cliente.

    Abraço a todos...
    Observando agora, o restante dos clientes estão c/ o noise floor em -92dbm, e o mais longe está a 1.7km c/ -63db de sinal e 100% CCQ.



  3. #3

    Padrão Re: Noise Floor baixo no cliente.

    Olá Fabiano, eu não sou especialista nesta parte, mas se minha rede tivesse todos os clientes com CCQ em 100% eu não me preocuparia nunca com esse noose floor, o que importa é que tem visada boa e o ccq em 100%, quer dizer que está fluindo perfeitamente sua rede. Boa sorte pra você !!!!!

  4. #4

    Padrão Re: Noise Floor baixo no cliente.

    Citação Postado originalmente por RODRIGOQUATI Ver Post
    Olá Fabiano, eu não sou especialista nesta parte, mas se minha rede tivesse todos os clientes com CCQ em 100% eu não me preocuparia nunca com esse noose floor, o que importa é que tem visada boa e o ccq em 100%, quer dizer que está fluindo perfeitamente sua rede. Boa sorte pra você !!!!!
    Exatamente.
    Se o CCQ está beirando os 100% é porque tudo está indo bem.
    Mesmo com este nível de ruído alto, a qualidade da conexão supera tudo isso.
    O noise alto pode ser por causa de fatores externos e daí só trocando de canal quando atrapalha, o que não deve ser o caso.

    O SNR deve estar alto (bom), pois é a relação entre o sinal x ruído. No seu caso o noise floor não esta baixo, mas alto, pois ele é um número negativo. O ideal seria -98, -100 que são valores menores, e por aí vai.

    Para ver se o ruído é interno, ou seja gerado pelos teus rádios, experimenta baixar a potencia no cliente que tem o ruido mais alto, no caso este de -92dbm e vê como ele chega no AP. Pode tentar baixar também no AP.



  5. #5

    Padrão Re: Noise Floor baixo no cliente.

    Olá RODRIGOQUATI e 1929, obrigado por responderem.

    Então, sei que o noise floor -92 está na verdade alto, e por isso me intriguei c/ esse cliente tão próximo e o noise floor alto. O rádio desse cliente é um Nano Loco M5, e a potência está setada em 10db. Mudei p/ 5db praticamente não ouve alteração no sinal e o CCQ ficou em 99%, porém o noise floor ficou em -91dbm, ou seja ficou 1db mais alto.

    Pensei as vezes em usar o AirView p/ definir um canal melhor, mas como nunca o usei, achei melhor deixar quieto.

    Agradeço a todos pelas respostas.

    Abraço....

  6. #6
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    Thumbs up Re: Noise Floor baixo no cliente.

    Citação Postado originalmente por FabianoMartins2 Ver Post
    Olá pessoal do fórum, tranquilos!

    Verificando agora a pouco os AP's dos clientes (são todos M5), encontrei um cliente que está a 200mts (muito perto e c/ visada limpissima) da base, c/ sinal em -39dbm, CCQ 100%, airmax quality/capacity ambos em 99%, porém o noise floor dele está em -91dbm.

    Pra mim o noise floor desse cliente deveria estar acima de -95dbm pelo menos, vou explicar porque: na mesma base desse cliente só tem mais 4 clientes, totalizando 5 clientes.

    Uso um Rocket M5 c/ um omni ubiquiti 5G10. Como a omni é de 10db, cetei o rocket em 20db p não ultrapassar os limites E.I.R.P. Escolhi bem o canal e deixei a largura em 20MHz.

    Então não entendo porque esse cliente tão próximo está c/ o noise floor baixo.

    Segue anexo um print do ap-cliente.

    Abraço a todos...
    Boa Tarde,
    Esse sinal do cliente está saturado amigo.
    Baixa a potencia dele até atingir um noise floor melhor.
    Teu AP está dentro das normas com 20db..mas o rádio cliente parece que está com muita potência.
    testa baixar a potência , importante é que esteja o ccq em 100% e o ping excelente(1 a 2ms).
    testa tbm tirar o radio do alinhamento com o rocket...deixa ele a 70% do alinhamento ideal e veja se irá aumentar ou diminuir o noise.
    Recomendável usar o AIRVIEW pra detectar o melhor canal.



  7. #7

    Padrão Re: Noise Floor baixo no cliente.

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Boa Tarde,
    Esse sinal do cliente está saturado amigo.
    Baixa a potencia dele até atingir um noise floor melhor.
    Teu AP está dentro das normas com 20db..mas o rádio cliente parece que está com muita potência.
    testa baixar a potência , importante é que esteja o ccq em 100% e o ping excelente(1 a 2ms).
    testa tbm tirar o radio do alinhamento com o rocket...deixa ele a 70% do alinhamento ideal e veja se irá aumentar ou diminuir o noise.
    Recomendável usar o AIRVIEW pra detectar o melhor canal.
    Olá leandrolopeswifi,
    veja o que citei em uma das minhas respostas:
    "O rádio desse cliente é um Nano Loco M5, e a potência está setada em 10db. Mudei p/ 5db praticamente não ouve alteração no sinal e o CCQ ficou em 99%, porém o noise floor ficou em -91dbm, ou seja ficou 1db mais alto
    ."

    Só não tentei esse lance de tirar a antena do cliente do alinhamento c/ o rocket, vou ver isso tambem.

    Abradeço a força, abraço.

  8. #8

    Padrão Re: Noise Floor baixo no cliente.

    noise floor eh o ruido recebido.. aumentando ou diminuindo potencia nao deve alterar ...


    -91 eh aceitavel ... aqui tenho locais que da -86 de tanto ruido...



  9. #9

    Padrão Re: Noise Floor baixo no cliente.

    quando vc diminui a potencia no cliente, loco m5 no seu caso, vc ve a diferença do sinal dele no ap, nesse caso o rocket m5, na aba main - link station.
    Acho que vc pode diminuir ao minimo no seu Loco acredito que seja 4db, vc mantendo o sinal dele no rocket próximo de -60 esta ótimo, e o ideal seria diminuir bastante a potencia do rocket tb, seu loco vai ficar "surdo" rsrs.

  10. #10

    Padrão Re: Noise Floor baixo no cliente.

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    noise floor eh o ruido recebido.. aumentando ou diminuindo potencia nao deve alterar ...


    -91 eh aceitavel ... aqui tenho locais que da -86 de tanto ruido...
    Olá alexandrecorrea, obrigado pela dica, abraço.



  11. #11

    Padrão Re: Noise Floor baixo no cliente.

    Citação Postado originalmente por inftelecom Ver Post
    quando vc diminui a potencia no cliente, loco m5 no seu caso, vc ve a diferença do sinal dele no ap, nesse caso o rocket m5, na aba main - link station.
    Acho que vc pode diminuir ao minimo no seu Loco acredito que seja 4db, vc mantendo o sinal dele no rocket próximo de -60 esta ótimo, e o ideal seria diminuir bastante a potencia do rocket tb, seu loco vai ficar "surdo" rsrs.
    Olá inftelecom, tranquilo.

    Entendi o que você sugeriu, concordo c/ você em relação a diminuir bastante a potencia do rocket, porque esse cliente do nano loco M5 tá bem proximo do rocket, mas isso não vai dar alteração no sinal dos clientes que estão mais longe, tenho dois clientes a 1.7km do rocket c/ sinal -63db e -69db respectivamente.

    Abraço.

  12. #12

    Padrão Re: Noise Floor baixo no cliente.

    No datasheet dos produtos ubiquiti diz que eles são capazes de trafegar em throughput máximo com sinal de -75, e isso te daria margem pra baixar a potencia em seu rocket, mas na pratica nunca vi funcionando dessa forma.
    Para tentar equilibrar melhor vc poderia colocar em seus clientes mais distantes NanoStation M5 ou NanoBridge M5 que tem "ouvidos" maiores e ai sim ficaria mais tranquilo para baixar bem a potência no rocket tentando sempre alcançar um sinal próximo a -60 tanto no rocket quanto nos clientes.
    Ou então deixe como esta e bola pra frente, na pratica acredito que não terá problema não, aqui tb não consegui evitar e tenho um cliente a aproximadamente 50 metros de distancia de minha torre e ele esta com o sinal de -30 esta a 7 meses que é uma beleza estou acompanhando mas o Loco esta la firme e forte.
    E quanto ao noise floor, relaxa, é como o amigo Alexandre falou.

    Grande abraço e sucesso.



  13. #13

    Padrão Re: Noise Floor baixo no cliente.

    Citação Postado originalmente por inftelecom Ver Post
    No datasheet dos produtos ubiquiti diz que eles são capazes de trafegar em throughput máximo com sinal de -75, e isso te daria margem pra baixar a potencia em seu rocket, mas na pratica nunca vi funcionando dessa forma.
    Para tentar equilibrar melhor vc poderia colocar em seus clientes mais distantes NanoStation M5 ou NanoBridge M5 que tem "ouvidos" maiores e ai sim ficaria mais tranquilo para baixar bem a potência no rocket tentando sempre alcançar um sinal próximo a -60 tanto no rocket quanto nos clientes.
    Ou então deixe como esta e bola pra frente, na pratica acredito que não terá problema não, aqui tb não consegui evitar e tenho um cliente a aproximadamente 50 metros de distancia de minha torre e ele esta com o sinal de -30 esta a 7 meses que é uma beleza estou acompanhando mas o Loco esta la firme e forte.
    E quanto ao noise floor, relaxa, é como o amigo Alexandre falou.

    Grande abraço e sucesso.
    Olá, então. Nunca consegui entender a parte nos datasheet dos produtos ubiquiti que fala sobre o thoughput. Meus clientes mais longe instalado c/ Airgrid 23db, uso nano loco somente nos mais proximos e que eu sei que tem boa visada e vai dar um bom sinal.

    Agradeço a força de todos.

    Se tiverem algum material bom sobre thoughput dos equipamentos Ubiquiti, to precisando p/ entender melhor como eles funcionam, abraço a todos.

  14. #14

    Padrão Re: Noise Floor baixo no cliente.

    Olá pessoal do fórum, ressuscitando o meu tópico, gostaria de discutir uma detalhe que pintou aqui quando estava analisando o sinal de alguns clientes e é relacionado c/ o assunto que estávamos falando nesse tópico.

    O sinal Vertical/Horizontal c/ uma diferença considerável. Sei que produtos da linha M5 trabalham na horizontal e vertical, e p/ que tenha um equilíbrio entre a transmissão e a recepção, ambas as antenas precisam estar bem alinhadas (retinhas).

    Aqui observei em vários clientes um diferença grande e quero trocar ideias aqui no fórum p/ chegar à alguma solução.

    Vertical/Horizontal: -39/-48 dBm

    Segue um print:

    Valeu um abraço a todos.
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  15. #15

    Padrão Re: Noise Floor baixo no cliente.

    obstrução no raio de fresnel?

  16. #16

    Padrão Re: Noise Floor baixo no cliente.

    Citação Postado originalmente por inftelecom Ver Post
    obstrução no raio de fresnel?
    Olá, bom acredito que não porque a visada é boa em praticamente todos os clientes. Esse cliente do print mesmo, está se não me engano a 200mts da base que transmiti, sem nada na frente. E a potencia dele está setada em 10db.

    Abraço



  17. #17
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    Thumbs up Re: Noise Floor baixo no cliente.

    Citação Postado originalmente por FabianoMartins2 Ver Post
    Olá, bom acredito que não porque a visada é boa em praticamente todos os clientes. Esse cliente do print mesmo, está se não me engano a 200mts da base que transmiti, sem nada na frente. E a potencia dele está setada em 10db.

    Abraço


    - - - Atualizado - - -

    Citação Postado originalmente por FabianoMartins2 Ver Post
    Olá, bom acredito que não porque a visada é boa em praticamente todos os clientes. Esse cliente do print mesmo, está se não me engano a 200mts da base que transmiti, sem nada na frente. E a potencia dele está setada em 10db.

    Abraço
    Amigo,
    Está com excesso de sinal entrando no rádio.
    tenta deixar ele a -55 ou -60.
    Faça isso e poste p resultado.
    se precisar baixa a potência dele até 3dbm. importante é que não tenha perda de pacotes e que
    não fique com sinal SATURADO do jeito que está.
    já fez um scan ae nessa área pra saber se não estás usando o mesmo canal que outro link??
    99% das vezes é isso. trocando o canal elimina a interferência .
    AIRVIEW no cliente vai te mostrar isso.
    Abraço.

  18. #18

    Padrão Re: Noise Floor baixo no cliente.

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    - - - Atualizado - - -



    Amigo,
    Está com excesso de sinal entrando no rádio.
    tenta deixar ele a -55 ou -60.
    Faça isso e poste p resultado.
    se precisar baixa a potência dele até 3dbm. importante é que não tenha perda de pacotes e que
    não fique com sinal SATURADO do jeito que está.
    já fez um scan ae nessa área pra saber se não estás usando o mesmo canal que outro link??
    99% das vezes é isso. trocando o canal elimina a interferência .
    AIRVIEW no cliente vai te mostrar isso.
    Abraço.
    Olá amigo, desculpe a demora pra responder, eu estava fora e só retornei hoje.

    Bom, diminui a potência do rádio do cliente p/ 4db (mínimo que dá no nano loco M5), mesmo assim o sinal dele ficou muito forte, -40.

    Pensei em diminuir a potência na minha antena, porém não posso fazer porque pode prejudicar os clientes mais longe.

    Sobre o canal, não cheguei a usar o AirView, somente usei o site survey e escolhi um canal que não estava sendo usado. Me pintou uma duvida na sua resposta, "AIRVIEW no cliente vai te mostrar isso" isso nunca usei, e te pergunto, você usa assim ou é o mais recomendado p/ escolher um bom canal p/ a antena da transmissão ?

    Abraço.