Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Estou precisando fazer um enlace para passa 100mb, vou usar radio Ceragon. Só que em ponto do ptp, não há energia elétrica, a questão é... É possível e se fica bom usar energia solar? ou há outra alternativa?

2.    Publicidade

3. Energia é energia, não existe nenhuma diferença entre os -48V de uma fonte chaveada ligada numa tomada AC, dos -48V de um inversor conversor alimentado por um par de baterias carregadas por um painel solar.

Se você não tem eletricidade proxima, o jeito é painel solar ou gerador eólico (Aerogerador). Energia eólica depende do vento, o brasil tem muitas regiões com vento insuficiente, fica a seu cargo se informar sobre os níveis de vento no local e preços dos aerogeradores, eu os acho muito caros e ineficientes (Aqui tem vento 1h por dia...).

Modelos como o IP-10 consomem uns 25W, se levar em conta um par, 50W por hora dá 1200W no dia. 2 paineis fotovoltáicos de 150W captarão isso mesmo com pouco sol, um par de baterias de 130Ah armazenando a carga te dará alguns dias de funcionamento mesmo em caso de nevoeiro o dia todo. Restaria o problema do conversor DC-DC, porque varios produtos Ceragon usam 48V, você precisaria um step-up de 24 para 48V, quem vende produtos Ceragon aqui no brasil devia se preocupar com esses detalhes mas provavelmente desconhecem tensão e só conhecem voltagem...

Enfim, é possível e nem é tão caro, tem alguns detalhes técnicos que requerem mais detalhes como modelo (Pra saber a tensão), região ou nível de insolação, consumo esperado (Radio sem trafego consome pouco), necessidade de lampada no topo, preferencia por desperdiçar energia usando inversor pra AC (Alguns vendedores que fugiram da escola insistem que perde a garantia se não usar a fonte original...), etc.

4. Não há nenhum problema. Use 4 painéis em série e terá os 48Vcc. Só precisa fazer o cálculo de quantos painéis e baterias. Use um bom controlador e não se esqueça de fazer a ligação para que seja -48Vcc (Positivo aterrado).

5. Citação Postado originalmente por Isoltec Telecom Ver Post
    Não há nenhum problema. Use 4 painéis em série e terá os 48Vcc. Só precisa fazer o cálculo de quantos painéis e baterias. Use um bom controlador e não se esqueça de fazer a ligação para que seja -48Vcc (Positivo aterrado).
    olá isoltec, possuo 1 sistema solar em 12 v com equipamentos ubnt "rocket,nanobridge, camera e switch" e sempre fico na duvida quando vejo -48vcc. sempre ouvi falar que aterramento se faz no negativo ex. em uma rede 220v e etc. neste caso ai de -48 coloca-se uma haste no polo positivo? e em caso como se faz em aterramento em uma area remota que seja em cima de uma pedra? "sem nenhuma terra"! obrigado t+

6. Não precisa ter aterramento, conheça no google o conceito de GND: A carcaça do aparelho é ligada ao GND (Grond, terra, negativo) ou a alimentação positiva.

É só inversão do plug P4, ao invez do pino central ter +48V ele precisará ter -48V, a carcaça do aparelho não poderá ser ligada a carcaça de outros aparelhos que usarem a mesma alimentação com o pino normal, só isso, é bem mais simples do que você está imaginando.

Se tem atualmente 12V precisaria um conversor DC-DC, mas não conheço nenhum que vá de 11 pra digamos 42V (Produtos Ceragon de 48V geralmente operam a partir de 40V), porque a bateria lá pelas 5:45h da manhã deverá ter uns 11V. Fora que a conversão tem perdas, o rendimento de 11 pra 44V seria de absurdos 55%, ou seja, você desperdiçaria 45% da energia no aumento de tensão, por isso se recomenda usar 24V com conversor (Onde a perda pode ser de apenas 20%) ou 48V direto das baterias.
    (Produtos Ceragon 48V geralmente aceitam até 60V, e 4 baterias carregadas com controladores "normais" terão cerca de 56V, bem dentro do range)

Lembra do consumo, 50W.hora é base que eu chutei, se optar por equip. de 10GHz pra cima, depedendo da versão o consumo dobra ou triplica, os paineis tem que captar em umas 10 horas o que o equipamento usará por 24 horas, o maior painel do mercado que conheço é de 200W, e apenas 1 deles não dá pra um par de Ceragon IP10 que eu saiba (Não pra 100Mbps 24x7). Ao invez de colocar varios paineis paralelos melhor então colocar 4 em série como já sugerido, eu particularmente prefiro 24V porque encontro controladores e conversores mais facilmente pra essa tensão, mas realmente 4 paineis de 65W pra um par de IP-10 (Na versão que conheço, que consomem 22-26W) serve bem.

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L