+ Responder ao Tópico

  1. Olá, eu sou iniciante ná área de internet via rádio e tenho algumas dúvidas sobre noise floor, CCQ e sobre como saber a qualidade do sinal nos equipamentos da UBNT.

    Uma coisa que me falaram é que o Noise Floor quanto mais proximo de -99 melhor, e que o CCQ tem que ficar com 100% ou o mais próximo disso possivel. A questão é como saber em porcentagem a qualidade do sinal que está chegando no meu equipamento.

    Alguém poderia me explicar ?

    Grato

  2. Noise é ruído, noise floor é ruído de fundo.
    Imagine conversando com alguém, o volume das vozes será o nível de sinal, se tiver um ventilador ligado, numa velocidade alta, terá um barulho razoavel, esse barulho é o ruído de fundo.

    Você fala digamos numa "potência" de 30 a 50dB, se tiver mais ruído a tendencia é falar mais alto, porque precisa um nível de sinal razoavel entre o ruído e o sinal, famoso SNR, no caso do nosso ouvido se o ruído ficar nuns 50dB e você falar alto nuns 70dB tudo será legível, mas você estará quase gritando. Um noise floor de 50dB é insuportável, acredite.
    Sua voz perde potencia pelo ar, se gritar com alguem a 10m de distancia, dos 70dB que saem da sua boca vão chegar até o ouvido da outra pessoa apenas uns 40dB, se tiver um ruído de fundo de 50dB ela não conseguirá te entender direito, palavras como "não", 'mão" e "pão" soarão igual. Já se a pessoa estiver digamos a 30m, chegará uns 10dB da sua voz, seria possivel te entender somente num silencio grande, 10dB é um sussuro, vai depender do ruído no lugar se vão te entender ou não.

    Nosso ouvido geralmente não ouve nada abaixo de 1dB, mas digamos que tivessemos uma super-audição, poderiamos ouvir sinais ainda mais baixos, negativos, ou seja, -5dB ou mesmo -10dB. Se o ruído for baixo, tipo -20dB, poderiamos ouvir com certa tranquilidade uma conversa distante que chegasse num nível de uns -5 a -1 ou mesmo 0dB (Porque -20 é menor que -5).

    Quanto menor o ruído, melhor, -100 é um número menor que -90 certo? -120 seria um noise floor ainda mais desejavel, mas a maioria das placas exibe o ruído no limiar da sensibilidade dela, ou seja, a placa tem sensibilidade de -105dB, ela mostrará ruído nas casa dos -100dB. Se trocar por uma placa vagabunda com sensibilidade de -80dB esta placa na mesma antena e lugar mostrará um ruído (Noisefloor) na casa dos -78dB, o ruído depende da sensibilidade do equipamento (Assim como umas pessoas conseguem conversar ouvindo musica e outras não).

    CCQ é uma medida que diz que banda passante tem. Se você setar pra velocidade fixa de digamos 9Mbps e o equipamento marcar CCQ de 100% significa que teria capacidade de trafegar 9Mbps. Se o CCQ lido fosse 80% seria 9*80%, ou 7,2Mbps. Se mudar o data rate, de 9 pra 12Mbps, o novo CCQ dependerá de um teste automatico, talvez o CCQ que em 9M era de 100% vire um CCQ de 90%, mas é só fazer a conta, 100% de 9 é uma banda menor que 90% de 12 (10,8M).

    CCQ não leva em conta nível de sinal, nem nível de ruído, ele é uma medida de uso real, ele faz um teste de velocidade, justamente porque o nível de sinal necessario e o nível de ruído que atrapalha depende da placa, pra você não ficar decorando sensibilidades e potencias existe a medida do CCQ.

    Alias... a forma de medir o nível de sinal e o ruído não é lá muito eficiente, as vezes você recebe reflexos, ou o sinal varia por cintilação ou reflexos, se a zona de fresnel não estiver praticamente toda desobstruída você não tem a mínima forma de calcular a banda teorica de acordo com o nível de sinal apresentado, o CCQ ajuda muito nessa medida.

    CCQ é como se tivessemos um modo de, na comunicação falada, dar um "nota" pra voz ouvida, como se você lesse uma lista de palavras e a outra pessoa as escrevesse, depois vocês analizariam as listas pra ver quantas palavras ele errou. Se errou metade das palavras, porque tinha muito barulho na sala e você não estava falando alto o suficiente, seria um CCQ de 50%. Melhor saber o volume da sua voz, ou o resultado prático que é saber quantas palavras foram ouvidas direito? Esse numero vai variar conforme quem fala e quem ouve, com os equipamentos também é assim, conforme o hardware usado terá CCQ diferente, mas o CCQ é uma medida mais útil que saber qual o nível do sinal.

  3. muito bom Parabéns pela explicação.. é o cara!!!



  4. Estrela pro cara, mito!!

  5. O cara é uma lenda, mito!!! Parabéns, cidadão de bem você!

  6. Excelente explicação, parabéns. Gostaria de saber ainda se a largura do canal (20, 40) afetaria sinal ou noise floor e em casos de noise floor baixo, se há alguma configuração ou equipamento para ap ou cliente, não sei, que faria aumentar o noise floor



  7. Citação Postado originalmente por betowassolowski Ver Post
    Excelente explicação, parabéns. Gostaria de saber ainda se a largura do canal (20, 40) afetaria sinal ou noise floor e em casos de noise floor baixo, se há alguma configuração ou equipamento para ap ou cliente, não sei, que faria aumentar o noise floor
    Amigo... se "aumentar" o noise floor piora o cenário... tenho certrza que você se confundiu com a medida negativa... Veja só: ums noise floor de -85dBm é pior que um de -105dBm.... E veja que -85 é maior que -105... se você "aumentar" esse noise floor de -85dBm para um valor maior, digamos -80dBm, ele irá piorar...

    Falando especificamento do noise floor, ou nível de ruido... elee calculado levando em consideração o ruido gerado pelo proprio sistema: instalações mal feitas, difração (obstaculos e obstrução de fresnel) reflexão ( instalações feitas muito proximas a telhados ou lajes, próximas a calhas, estruturas metálicas, caixas de agua, etc) e também pelas outras transmissões feitas na mesma faixa de frequência, que são identificadas pelos rádios transceptores como ruído... A soma de todos esses espúrios determina o chamado "noise floor".

    Quanto a configurações, a utilização de canais com larguras estreitas (20mhz, 10mhz) otimiza a quantidade e a utilização dos canais, permitindo uma maior utilização do espectro.

    Mas as melhores praticas para para não ter problemas de poluição no espectro de RF (noise floor alto) é a conscientização de procurar um canal livre de transmissoes (analise de espectro), não so no ponto de transmissão principal, mas em toda área. Muitos fazem enlaces com canal largo de 80mhz em 40km e acham que só é necessario fazer estudo de ocupação de RF no local do AP... e acabam por poluir até 100km quadrados de área.

    Abraço

    Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App

  8. Obrigado pela atenção sphreak.

    Realmente não lembrei deste detalhe, desculpe-me, mas então em casos de noise floor alto, -91, relativo a um mais baixo, -101, o que fará diferença, para esta variavel é a instalação do equipamento, altura do telhado, telhados metálicos, distancia de outros aps e interferências no caminho, e da mesma forma para o equipamento no cliente.

    Quanto a canais de largura 40 mhz sao conexões mais velozes pela modulação mas polui mais e reduz a distancia do PTP ou PTMP para ter e mesma eficiencia do 20 mhz?

    e o ac 80 a 160 mhz? como fica o sinal, mais fraco? seriam distancias ainda menores? ou o ac 80 trabalha tao bem quanto n em 20 mhz?

    se eu cometer alguma gafe pode falar pois estou sempre pronto para aprender

  9. Bom dia.
    Um cliente a 200 metros de distância com sinal -54, CCQ de 97% mas com um ruído alto, no caso deste cliente, -90, teria sua navegação prejudicada?
    Obs: O cliente está com uma Nano LocoM5 setado MCS2, o AP é uma Base Station 120º com Rocket M5 setado MCS10, automático. A velocidade desse cliente é apenas 2MB.

    Obrigado.



  10. Aqui tem mais alguma coisa sobre CCQ:

    http://www.conhecendoti.com.br/rede-wireless-ccq/






Tópicos Similares

  1. Como testa a potencia do sinal?
    Por Good_speed no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 13-09-2005, 12:09
  2. Como saber a temperatura do processador no modo texto????
    Por lacierdias no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 18
    Último Post: 16-06-2005, 22:50
  3. Como saber a versão do SQUID?
    Por ibdlfs no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 11-03-2005, 09:04
  4. Como saber a versão do kernel???
    Por MarceloRibeiro no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 6
    Último Post: 12-08-2004, 08:55
  5. Dúvida sobre a qualidade do sinal
    Por renanmathias no fórum Redes
    Respostas: 4
    Último Post: 25-07-2004, 11:17

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L