Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

  1. Olá, eu sou iniciante ná área de internet via rádio e tenho algumas dúvidas sobre noise floor, CCQ e sobre como saber a qualidade do sinal nos equipamentos da UBNT.

    Uma coisa que me falaram é que o Noise Floor quanto mais proximo de -99 melhor, e que o CCQ tem que ficar com 100% ou o mais próximo disso possivel. A questão é como saber em porcentagem a qualidade do sinal que está chegando no meu equipamento.

    Alguém poderia me explicar ?

    Grato

  2. Noise é ruído, noise floor é ruído de fundo.
    Imagine conversando com alguém, o volume das vozes será o nível de sinal, se tiver um ventilador ligado, numa velocidade alta, terá um barulho razoavel, esse barulho é o ruído de fundo.

    Você fala digamos numa "potência" de 30 a 50dB, se tiver mais ruído a tendencia é falar mais alto, porque precisa um nível de sinal razoavel entre o ruído e o sinal, famoso SNR, no caso do nosso ouvido se o ruído ficar nuns 50dB e você falar alto nuns 70dB tudo será legível, mas você estará quase gritando. Um noise floor de 50dB é insuportável, acredite.
    Sua voz perde potencia pelo ar, se gritar com alguem a 10m de distancia, dos 70dB que saem da sua boca vão chegar até o ouvido da outra pessoa apenas uns 40dB, se tiver um ruído de fundo de 50dB ela não conseguirá te entender direito, palavras como "não", 'mão" e "pão" soarão igual. Já se a pessoa estiver digamos a 30m, chegará uns 10dB da sua voz, seria possivel te entender somente num silencio grande, 10dB é um sussuro, vai depender do ruído no lugar se vão te entender ou não.

    Nosso ouvido geralmente não ouve nada abaixo de 1dB, mas digamos que tivessemos uma super-audição, poderiamos ouvir sinais ainda mais baixos, negativos, ou seja, -5dB ou mesmo -10dB. Se o ruído for baixo, tipo -20dB, poderiamos ouvir com certa tranquilidade uma conversa distante que chegasse num nível de uns -5 a -1 ou mesmo 0dB (Porque -20 é menor que -5).

    Quanto menor o ruído, melhor, -100 é um número menor que -90 certo? -120 seria um noise floor ainda mais desejavel, mas a maioria das placas exibe o ruído no limiar da sensibilidade dela, ou seja, a placa tem sensibilidade de -105dB, ela mostrará ruído nas casa dos -100dB. Se trocar por uma placa vagabunda com sensibilidade de -80dB esta placa na mesma antena e lugar mostrará um ruído (Noisefloor) na casa dos -78dB, o ruído depende da sensibilidade do equipamento (Assim como umas pessoas conseguem conversar ouvindo musica e outras não).

    CCQ é uma medida que diz que banda passante tem. Se você setar pra velocidade fixa de digamos 9Mbps e o equipamento marcar CCQ de 100% significa que teria capacidade de trafegar 9Mbps. Se o CCQ lido fosse 80% seria 9*80%, ou 7,2Mbps. Se mudar o data rate, de 9 pra 12Mbps, o novo CCQ dependerá de um teste automatico, talvez o CCQ que em 9M era de 100% vire um CCQ de 90%, mas é só fazer a conta, 100% de 9 é uma banda menor que 90% de 12 (10,8M).

    CCQ não leva em conta nível de sinal, nem nível de ruído, ele é uma medida de uso real, ele faz um teste de velocidade, justamente porque o nível de sinal necessario e o nível de ruído que atrapalha depende da placa, pra você não ficar decorando sensibilidades e potencias existe a medida do CCQ.

    Alias... a forma de medir o nível de sinal e o ruído não é lá muito eficiente, as vezes você recebe reflexos, ou o sinal varia por cintilação ou reflexos, se a zona de fresnel não estiver praticamente toda desobstruída você não tem a mínima forma de calcular a banda teorica de acordo com o nível de sinal apresentado, o CCQ ajuda muito nessa medida.

    CCQ é como se tivessemos um modo de, na comunicação falada, dar um "nota" pra voz ouvida, como se você lesse uma lista de palavras e a outra pessoa as escrevesse, depois vocês analizariam as listas pra ver quantas palavras ele errou. Se errou metade das palavras, porque tinha muito barulho na sala e você não estava falando alto o suficiente, seria um CCQ de 50%. Melhor saber o volume da sua voz, ou o resultado prático que é saber quantas palavras foram ouvidas direito? Esse numero vai variar conforme quem fala e quem ouve, com os equipamentos também é assim, conforme o hardware usado terá CCQ diferente, mas o CCQ é uma medida mais útil que saber qual o nível do sinal.




  3. muito bom Parabéns pela explicação.. é o cara!!!

  4. Estrela pro cara, mito!!

  5. O cara é uma lenda, mito!!! Parabéns, cidadão de bem você!







Tópicos Similares

  1. Como testa a potencia do sinal?
    Por Good_speed no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 13-09-2005, 12:09
  2. Como saber a temperatura do processador no modo texto????
    Por lacierdias no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 18
    Último Post: 16-06-2005, 22:50
  3. Como saber a versão do SQUID?
    Por ibdlfs no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 11-03-2005, 09:04
  4. Como saber a versão do kernel???
    Por MarceloRibeiro no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 6
    Último Post: 12-08-2004, 08:55
  5. Dúvida sobre a qualidade do sinal
    Por renanmathias no fórum Redes
    Respostas: 4
    Último Post: 25-07-2004, 11:17

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L