+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Clonar disco rígido com bad blocks no Linux (Debian)

    Em um servidor possuo um hd com bad blocks, e preciso fazer a substituição deste por um novo. Neste processo, tentei efetuar a cópia do disco com defeito (/dev/sda) para o disco novo (/dev/sdb) através do recurso nativo do linux, o "dd". Os parâmetros usados foram os seguintes:

    Primeira tentativa:
    dd if=/dev/sda of=/dev/sdb conv=notrunc,noerror

    Segunda tentativa:
    dd if=/dev/sda of=/dev/sdb conv=noerror

    Terceira tentativa:
    dd if=/dev/sda of=/dev/sdb conv=noerror,sync


    Em todas estas tentativas, recebi uma mensagem de falha ao copiar, pois existiam blocos defeituosos no disco rígido, fazendo com que o processo de cópia se encerrasse em um determinado período.
    Gostaria que alguém compartilhasse conhecimentos adquiridos, pois garimpei na internet e não encontrei uma solução ainda.

    Obrigado pela atenção!
    Att,
    Daniel Vasconcelos

  2. #2

    Padrão Re: Clonar disco rígido com bad blocks no Linux (Debian)

    No Hiren's Boot CD você tem ferramentas pra reparar os blocos aparentemente defeituosos sem danificar o sistema de arquivos (Arquivo em bloco defeituoso já está corrompido)
    Hiren's:
    http://www.tomsguide.com/us/download...301-51033.html
    Bootando por ele, em Dos Programs, seção Hard Disk tools, gosto do Vivard, seleciono a opção pra remapear e ele faz seu trabalho.

    Porém se o HD começar a "bater cabeça" durante esse processo (Por tentar repetitivamente um remapeamento), não deixe fazer isso mais que uns minutos, pode danificar irremediavelmente a cabeça de leitura.

    Uso isso e raramente bad block é bad block, na maioria dos HD's ele remapeia e nunca mais vejo aquele problema. Mas quando tem muitos badblocks os softwares remapeiam, mas ao reiniciar e refazer o processo os badblocks estão todos lá, geralmente são milhares, isso é disco com 1,9 pés na cova, aí é coisa pra empresa de recuperação (E nem elas conseguem muita coisa nesses casos (De dano grande no disco), afinal se o setor está danificado MESMO o arquivo gravado alí não existe mais).



  3. #3

    Padrão Re: Clonar disco rígido com bad blocks no Linux (Debian)

    Bom dia.

    Os famosos bad blocks são, geralmente, causados por cabeças de leitura problemáticas e/ou mídia magnética (pratos) comprometida.
    Requisições de leitura e/ou escrita danificam mais ainda um HD que já está comprometido. Além disso, programas como o HDD Regenerator, Vivard etc irão forçar a realocação de setores, podendo haver a perda de dados importantes.
    Infelizmente, no seu caso é recomendado fazer uma nova instalação em um disco rígido saudável, tendo em vista que mesmo conseguindo efetuar o clone a imagem do sistema estará comprometida. Corre-se o risco, também, do HD morrer no meio do processo.

    Atenciosamente.