+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Teste de fibra direto na bobina...

    Bom, hoje passei por uma situação inusitada. mais ou menos a 700m de terminar uma bobina de 2000m de fibra AS 6FO, encontrei falhas na fibra. Capa corrompida, tubo loose aparente e aparentemente um rompimento na fibra. Por sorte vi isso no momento de lançar o cabo, e assim coloquei uma caixa de emenda não planejada para suprir a falha da fibra.

    Agora, conheço o Visual Fault Locator, que lança um laser visual na fibra para detectar rompimentos, mais para isso preciso conectorizar a fibra, gostaria de saber se existe alguma maneira de que eu possa testar cada fibra já na bobina, de preferencia no ato do recebimento do produto para assim eliminar futuros problemas do tipo que tive hoje.

    Alguém conhece alguma ferramenta para este fim? Alguém faz algum teste deste tipo? Como?

  2. #2

    Padrão Re: Teste de fibra direto na bobina...

    Existe sim este equipamentos mas não no Brazil.

    Você pode importar da china pelo aliexpress.

    Vai pagar em torno de $ 3.500 dólares.

    Mas você pode montar o conector meia, usando 1 só. dai coloca a caneta e já testa.

    Conector reutilizável R$ 10,00 Brazil - R$ 2,00 na china - leva 2 minutos para montar na ponta da fibra.

    Caneta óptica luz R$ 700,00 Brazil - R$ 150,00 china

    Abraços amigo.

  3. #3

    Padrão Re: Teste de fibra direto na bobina...

    Utilizamos o OTDR, so precisa fazer o conector em uma ponta, conecte no OTDR que ele dara a medida.
    Abracos.

  4. #4

    Padrão Re: Teste de fibra direto na bobina...

    Sobre OTDR eu sei, mais penso em algo mais simples (sem conectorização). Ao amigo que respondeu primeiro, qual o nome deste equipamento para testes?

  5. #5

    Padrão Re: Teste de fibra direto na bobina...

    A melhor e mais confiavel metodo de testar uma bobina e com otdr segue link .