Página 1 de 6 12345 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Olá pessoal,

Estou com a dúvida do assunto.

Vocês fazem o terra no térreo do prédio e então sobem com o fio até o topo do prédio? Caso afirmativo, qual seria a bitola do fio para um prédio de 18 andares?

Ou vocês usam o terra do para-raios que já está lá em cima? Não me parece recomendado, mas é uma prática?

2. Acho que nesse tipo de prédio(aliás é um edifício), o aterramento é recomendado pelo CREA/CONFEA; E acho que o ponto mais próximo é na casa das máquinas(elevador), mas na duvida é melhor verificar na planta elétrica da edificação, ou então montar um sistema com "transformador de isolação"(entrada 127/220 saída 127/220) como é montado a minha rede particular(domestica/comercial) para 4 PCs, rede e periféricos. Ressalto que o consumo pode aumentar em no mínimo 20%(no meu caso) e em uns 8 anos nunca queimou uma fonte ou periféricos conectados a ele; minha rede elétrica era muito mal feita e consertei-as faz uns 2 anos.

3. Dificilmente vai conseguir utilizar o aterramento da sala de maquinas do elevador. O pessoal das empresas sao instruidos a cortar qualquer coisa que nao seja equipamentos deles e estejam ligados dentro da casa de maquinas.

4. Citação Postado originalmente por achiodi Ver Post
    Dificilmente vai conseguir utilizar o aterramento da sala de maquinas do elevador. O pessoal das empresas sao instruidos a cortar qualquer coisa que nao seja equipamentos deles e estejam ligados dentro da casa de maquinas.
    Verdade. Já passei por isso.

Vamos ver se surgem mais opiniões/casos na prática de como aterrar nessas situações.

5. Uma vez, muito antigamente alguem me falou pra ligar a torre toda ao cabo do para-raios ou algo assim. e fazer o aterramento utilizando a ferragem que esta dentro dos pilares do predio.

Tópicos Similares

1. Respostas: 22
    Último Post: 18-04-2015, 19:52
  2. Respostas: 13
    Último Post: 22-05-2012, 17:57
  3. Respostas: 3
    Último Post: 22-03-2012, 20:25
  4. Respostas: 2
    Último Post: 13-03-2008, 07:59
  5. Proteção para equipamentos no Litoral
    Por haas no fórum Redes
    Respostas: 14