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  1. Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    A fonte não tem que "reconhecer" a capacidade da bateria, fiz a analogia da caixa d'agua justo por isso, independente do tamanho da caixa você pode enche-la com um balde de 2l, e esvazia-la por um cano de 3/8", só o que muda é o tempo pra encher e o tempo pra esvaziar, quem enche ou esvazia não precisa "reconhecer" a capacidade de nada.

    Um carregador de 20A irá carregar uma bateria de 40Ah em cerca de 2 horas e meia (2 horas a 20A soma 40A, mas há perdas na carga, cerca de 40% de perdas). Um carregador de 2A irá carregar uma bateria de 40Ah em cerca de 28 horas (20 horas vezes 2A, acrescido de 40% das perdas, dá 28, que são 28 horas). A bateria carrega até chegar numa tensão específica, o carregador não precisa "ir aumentando" a tensão, a resistencia interna da bateria muda conforme ela é carregada de modo que pela lei de ohm (Resistencia é igual a tensão (Volts) dividido pela corrente (Ampere)) a tensão "aumenta sozinha" na bateria, depois de certo ponto a resistencia se altera denovo e a tensão sobe mas a corrente consumida cai (Uma fonte de 20A vai entregar 20A QUANDO E SE algúem consumir 20A, se ligar uma lampada de 1A nessa fonte de 20A ela estará entregando 1A, os 20A não estarão "armazenados", é questão de capacidade, você pode levantar um saco de arroz de 30Kg, ou pode levantar uma caneta Bic de 10g, você não faz o mesmo esforço nos 2 casos, nem fica armazenando energia em musculo, simplesmente você não tem tanto peso na mão que exija muito esforço da sua parte, fontes são exatamente assim (Mas com fonte de PC muito leigo confunde, acha que uma fonte com capacidade maxima de 500W irá consumir 500W, mas não tem nada a ver, a fonte vai manter a tensão quando ela cair, e a tensão cairá quando algo de resistencia menor for ligado, essa resistencia menor é o consumo, se não tiver consumo a fonte vai ter muita facilidade pra manter a tensão, e vai consumir muito pouco, já quando há algo consumindo ela irá consumir na sua entrada o que há de consumo na saída e mais as perdas por calor e nos circuitos da fonte, é o chamado "rendimento", nenhuma fonte entrega na saída 100% do que entra, o rendimento geralmente vai de 70 a 90%.


    Carregadores com microcontroladores e microprocessadores sim "reconhecem" a capacidade da bateria, eles consomem um pouco da bateria e medem a queda de tensão, digamos que eles consome 1A por 1 segundo, e a tensão cai de 12,2466 pra 12,2462V, ou seja, 0,0004V por segundo com 1A de consumo, vezes 60 segundos daria 0,024V de queda, vezes 60 minutos dá 1,44V de queda, ou seja, em 1 hora de 1A de consumo a tensão cairia de 12,466V para 11,026V, ou seja, é uma bateria que chegaria ao limite com 1A por hora. então é uma bateria 12V 1A. O que esse carregador inteligente faz? Aplica uma carga a 0,1A nesse caso (10% da capacidade da bateria) por 14 horas. Aparelho que faz isso é aparelho caro, muuuuuito caro, esses nobreaks DC de R$ 300 não tem nada disso, a carga é tradicional, a tensão sobe conforme a resistencia interna da bateria mas isso não significa "reconhecer" 20A ou 40A, esse negocio de "reconhecer" não existe em carga tradicional, qualquer carregador carrega qualquer bateria (Dentro de alguns limites obvios, tipo carregar bateria de 40A com corrente de 4mA é uma idéia absurda) sem ter que reconhecer nada.

    Essas informações estão nos 2 PDF's que linkei.

    Quando a baterias de 24V 40A serem carregadas com carregador de 20A, é uma corrente muito alta pra otimizar a vida útil da bateria, veja direito se esse nobreak tem essa fonte pra bateria, uns nobreaks DC tem 20A pro circuito mas apenas 7A pra carga da bateria, e 7A pra carregar bateria de 40Ah não é o ideal mas é muuuuuito melhor que 20A.
    (Melhor pra otimizar a vida útil da bateria, mas o tempo de carga seria de 8 horas, enquanto com carregador de 20A o tempo de carga seria de 2:45h, SE TIVER blackout constante (Todo dias varios blackouts de 3h cada) aí sim seria interessante carregador de 20A, senão melhor carregador de 7A (Nobreak DC de 7A talvez tenha carregador de 0,8A, veja esse detalhe importantíssimo na ficha técnica do produto))
    Então rubem, hoje falei com um dos técnicos da tec-wi a respeito desta fonte de 24v 7a da volt, ele disse que é um produto para poucas coisinhas, no caso de provedor ele sugeriu comprar um nobreak comum mesmo porém de 1600VA e conectar ele nas baterias freedom por exemplo, e ai no caso eu teria que usar um tal de DIODO para fazer esta conecção creio que seja este o nome e esta função dele também. E que eu ligasse o path panel nas baterias já que elas estaram sendo alimentadas o tempo todo, e quando faltar energia puxaria ja das baterias.

    Só acho estranho porque estes nobreaks comum são do tipo AC senão me engano, enquanto o path panel é DC creio eu. eu lembro também que em outro tópico você disse que não aconselharia usar essas fontes da volt ou ccn também.

    Ele disse que assim eu teria um equipamento maior, que duraria mais tempo usando mais baterias, ai te pergunto. Deu pra entender mais ou menos o que ele tentou explicar? O que acha da solução recomendada, vale a pena?

  2. Citação Postado originalmente por vanci27 Ver Post
    Então rubem, hoje falei com um dos técnicos da tec-wi a respeito desta fonte de 24v 7a da volt, ele disse que é um produto para poucas coisinhas, no caso de provedor ele sugeriu comprar um nobreak comum mesmo porém de 1600VA e conectar ele nas baterias freedom por exemplo, e ai no caso eu teria que usar um tal de DIODO para fazer esta conecção creio que seja este o nome e esta função dele também. E que eu ligasse o path panel nas baterias já que elas estaram sendo alimentadas o tempo todo, e quando faltar energia puxaria ja das baterias.

    Só acho estranho porque estes nobreaks comum são do tipo AC senão me engano, enquanto o path panel é DC creio eu. eu lembro também que em outro tópico você disse que não aconselharia usar essas fontes da volt ou ccn também.

    Ele disse que assim eu teria um equipamento maior, que duraria mais tempo usando mais baterias, ai te pergunto. Deu pra entender mais ou menos o que ele tentou explicar? O que acha da solução recomendada, vale a pena?
    Desculpa intrometer no assunto, mas explicando suas dúvidas, o que te falaram foi pra utilizar o nobreak apenas como carregador, por isso o diodo (é um componente que deixa a corrente passar em apenas um sentido, também utilizado para retificar a energia, fazendo uma ponte de diodos você transforma a energia AC em DC), neste caso o nobreak poderá ficar desligado, pois só vai utilizar a parte de DC. Se você utilizar um carregador com flutuador vai ficar mais barato do que um nobreak de 1600VA.



  3. Citação Postado originalmente por Djaldair Ver Post
    Desculpa intrometer no assunto, mas explicando suas dúvidas, o que te falaram foi pra utilizar o nobreak apenas como carregador, por isso o diodo (é um componente que deixa a corrente passar em apenas um sentido, também utilizado para retificar a energia, fazendo uma ponte de diodos você transforma a energia AC em DC), neste caso o nobreak poderá ficar desligado, pois só vai utilizar a parte de DC. Se você utilizar um carregador com flutuador vai ficar mais barato do que um nobreak de 1600VA.
    Olha, pra te falar a verdade esse mundo de eletrônica é meio novo pra mim então sinceramente não sei o que é este carregador com flutuador. Você tem algum link que possa mandar pra mim ver este produto?

  4. Citação Postado originalmente por vanci27 Ver Post
    Olha, pra te falar a verdade esse mundo de eletrônica é meio novo pra mim então sinceramente não sei o que é este carregador com flutuador. Você tem algum link que possa mandar pra mim ver este produto?
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...automatico-_JM



  5. Esses carregadores as vezes detonam as baterias, são os chamados carregadores de emergencia, ou pra carga cíclica. você carrega a bateria até ela atingir o nível maximo, despluga do carregador e usa, elas mantém uma flutuação em baixa corrente devido a resistencia interna da bateria mas o foco delas não é uso 24x7, elas mantém a flutuação por minutos ou horas até você ir desligar.

    Fonte com trafo hoje é considerado atraso de vida, eu não vejo assim, meu problema com trafo é o rendimento, fonte chaveada rende 70 a 80% (Perdas de 20 a 30%), mas fonte com trafo geralmente rende 40%, você desperdiçar 60% pra dar carga na bateria pra poder dar partida no carro as vezes é uma coisa, mas deixar ligado 24x7 pesa na conta! (Se o equipamento consumir 50W essa fonte com trafo irá consumir em AC uns 100W no mínimo, esses 50W da diferença por hora são 1,2KW por dia (24h), ou 36KW por mes (30 dias), que na minha conta de luz dá R$ 19, ou seja, em 9 meses pago a diferença entre uma fonte com trafo (R$ 140) e uma fonte chaveada (R$ 300))

    Carregador com trafo é coisa simples, tá cheio de projeto disso na web, tipo:
    http://www.circuitstoday.com/lead-acid-battery-charger
    http://www.sentex.ca/~mec1995/gadgets/labc.htm
    http://www.4shared.com/photo/AsbK9e0...y-charger.html
    Esses circuitos custam uns R$ 6 em componentes, um trafo 12V 10A deve estar uns R$ 60.
    Mas... se isso fosse suficiente, porque fabricantes de renome como a Xantrex fariam controladores complexos de US$ 400, quando poderia usar um simples LM324 e um LM317 de US$ 4? Porque controladores simples detonam as baterias, permitindo desequalização, além de ter rendimento ruim.
    (No lugar de leds pra indicar estado, poderiam colocar voltimetros, olha o preço de umas opções: http://www.ebay.com/itm/Mini-DC-2-5-...item3a87822025 , mas nada disso adianta, quando as celulas se desequalizam a medida fica falsa, carregador simples não investe nesse tipo de coisa)

    A opção que já falei muito aqui no forum, que é usar trafo ou fonte chaveada de 16V, pra alimentar controlador de painel solar, também está longe de ser perfeita, mas sempre citei isso porque é algo BARATO, o custo não chega nem perto do R$ 140, fora que é modular, se pifar a fonte você troca a fonte, se pifar o controlador você troca o controlador, é barato ter peça sobressalente, mas a vida útil da bateria seria tão bem cuidada quanto com esses "carregadores" do ML quanto com nobreak AC carregando bateria externa (Nobreak AC não tem nada fantastico, não sei porque a recomendação de usa-los, é um TRAFO carregando uma bateria, controlador mais ou menos eficiente, mas não tem nada de verificação de temperatura, tensão de equalização, NADA, nobreak AC é um carregador comum. Não pergunte aos vendedores, pergunte a quem tem formação na area, procure engenheiros eletronicos (Alguns tecnicos são apenas praticos e não conhecem sobre baterias nem conhecem a teoria dos carregadores, é muita area de conhecimento pra se estudar), os vendedores raramente tem formação ou conhecimento profundo da area em que trabalham (Se tivessem ainda seriam mais vendedores?), uma coisa é contar as experiencias que tem visto, mas é um tiro no escuro recomendar qualquer nobreak AC ou DC pra qualquer bateria, procura ver se no fabricante dos nobreaks DC tem algum engenheiro ou técnico com que se possa falar, antecipe o cenario que o aparelho teria, mas não fale em modelos ("Nanostation 2") e sim em consumo (50W de consumo fixo, 24x), em temperatura do ambiente, em necessidade de ventilação do equipamento, e ouça do fabricante uma garantia que não haverá desequalização das celulas com o uso X oy Y, quando ouver a desequalização (Com carregador abaixo de R$ 500 quase sempre há) cobre dele uma explicação. Se ele falar pra você fazer uma carga com outro carregador 1x por mes, siga o procedimento, deve reduzir a desequalização, mas não seria com esse carregador de R$ 140 do ML, que só vai até 13,9V, precisaria um que sobre até uns 15,2V, isso os nobreaks AC também não fazem, se é pra ter que arranjar outro carregador incomum, então os nobreaks DC de R$ 300 são mesmo uma boa opção? Eu cada vez mais acho que eles fazem exatamente o mesmo que uma fonte chaveada e um controlador de painel solar, que custam entre 30 e 50% do valor dos nobreaks DC.






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