Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Ola gente boa,

Ca venho eu com uma duvida: to montando uma provedora wireless na base de equipamento Mikrotik. O projecto inclui um backbone na frequencia 5.8 e hotzones com wifi com 2.4Ghz. A autenticacao e feita por PPPoE+ Mk Auth.
    Ultimamente venho pensando sobre a possibilidade de criar um servico VOIP para numa primeira fase funcionar apenas dentro da minha rede. La mais adiante agente pensa em outra coisa. A coisa seria assim:
    Primeiro o cliente teria de estar cadastrado apenas atraves do Mk Auth e de seguida apartir do seu "computador" ou "smart phone" efectuar chamadas para outros usuarios da mesma rede. Como por enquanto nao tenho uma boa ideia sobre a rentabilidade do negocio VOIP, eu pretendo que ele apenas sej usado para agregar valor ao meu servico prnciapal (internet).
    O cliente devera ser capaz de atraves dum softfone instalado em seu computador ou smart fone realizar suas chamadas "gratis".
    Haveria como fazer isso? Como seria a estrutura da rede num caso de inclusao desse servico? Sei q e possivel mas nao faco minima ideia de como.
    Eu sou o cara que gosta de acreditar q tudo em tecnologia e possivel, e nao precisa esperar ser grande pra fazer oq os grandes fazem.
    Eu a

2. Citação Postado originalmente por Norito Ver Post
    Ola gente boa,

Ca venho eu com uma duvida: to montando uma provedora wireless na base de equipamento Mikrotik. O projecto inclui um backbone na frequencia 5.8 e hotzones com wifi com 2.4Ghz. A autenticacao e feita por PPPoE+ Mk Auth.
    Ultimamente venho pensando sobre a possibilidade de criar um servico VOIP para numa primeira fase funcionar apenas dentro da minha rede. La mais adiante agente pensa em outra coisa. A coisa seria assim:
    Primeiro o cliente teria de estar cadastrado apenas atraves do Mk Auth e de seguida apartir do seu "computador" ou "smart phone" efectuar chamadas para outros usuarios da mesma rede. Como por enquanto nao tenho uma boa ideia sobre a rentabilidade do negocio VOIP, eu pretendo que ele apenas sej usado para agregar valor ao meu servico prnciapal (internet).
    O cliente devera ser capaz de atraves dum softfone instalado em seu computador ou smart fone realizar suas chamadas "gratis".
    Haveria como fazer isso? Como seria a estrutura da rede num caso de inclusao desse servico? Sei q e possivel mas nao faco minima ideia de como.
    Eu sou o cara que gosta de acreditar q tudo em tecnologia e possivel, e nao precisa esperar ser grande pra fazer oq os grandes fazem.
    Eu a
    Use asterisk como: elastix, freepbx, tribox
    particularmente prefeiro elastix www.elastix.org
    uso o sistema da yestar pra fazer somente chamadas internas ramais x ramais
    legal que é instalado no windows, ta rodando legal no server 2003
    Boa sorte pra vc!!!

3. Citação Postado originalmente por jonatas-tavares Ver Post
    Use asterisk como: elastix, freepbx, tribox
    particularmente prefeiro elastix www.elastix.org
    uso o sistema da yestar pra fazer somente chamadas internas ramais x ramais
    legal que é instalado no windows, ta rodando legal no server 2003
    Boa sorte pra vc!!!
    Oi JonatasClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Elastix.jpg
Visualizações:	54
Tamanho: 	14,4 KB
ID:      	49592

Valeu pela dica do Elastix. De facto ele e muito simples. Testei com uma maquina virtual e fiz a configurcao basica pra fazer chamadas.
    Agora como integro ele na rede, visto que os clientes se conectam por PPPoE? Neste caso trata-se dum servidor que ficaria numa sala junto ao servidor Mk-Auth. Numa rede simples, e facil. Mas imaginem numa rede em que existe um IP pra o Gateway do PPPoE que atribui enderecos da mesma classe aos equipamentos CPE clientes pra que estes tenha internet. Ja la no lado do LAN do cliente ele se conecta a CPE num endereco doutra classe. Dai a confusao. como resolvo essa situacao?

4. Citação Postado originalmente por Norito Ver Post
    Oi JonatasClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Elastix.jpg
Visualizações:	54
Tamanho: 	14,4 KB
ID:      	49592

Valeu pela dica do Elastix. De facto ele e muito simples. Testei com uma maquina virtual e fiz a configurcao basica pra fazer chamadas.
    Agora como integro ele na rede, visto que os clientes se conectam por PPPoE? Neste caso trata-se dum servidor que ficaria numa sala junto ao servidor Mk-Auth. Numa rede simples, e facil. Mas imaginem numa rede em que existe um IP pra o Gateway do PPPoE que atribui enderecos da mesma classe aos equipamentos CPE clientes pra que estes tenha internet. Ja la no lado do LAN do cliente ele se conecta a CPE num endereco doutra classe. Dai a confusao. como resolvo essa situacao?
    Sobre MK sou um pouco leigo, fiz da seguinte forma:
    todos os perifericos, softphone, ATA, telefone IP, logam no IP do asterisk mesmo os clients PPPoE e Hotspot.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cenario.jpg
Visualizações:	49
Tamanho: 	35,2 KB
ID:      	49593
    não estou dizendo pra fazer igual, inclusive deve ter inúmeras formas de fazer essa implantação.
    Feliz ano novo pra VC!!!

5. Se o IP do servidor estiver "pingando" do MK, será acessível de toda da rede.
    Basicamente ele tem que conhecer a rota para esse IP. Se ele pegou IP via DHCP do MK então já existe a rota.

Tópicos Similares

1. Integração de Sistema - Problema com Impressora
    Por capgaiotto no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 14-09-2006, 09:45
  2. MOVIDO: Assessoria para Implementação de VOIP!!!
    Por WhiteTiger no fórum Servidores de Rede
    Último Post: 09-08-2006, 14:51
  3. como estão de voip???
    Por ijr no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 29-03-2006, 09:45
  4. Integração de Senhas!!!
    Por LeonardoBH no fórum Servidores de Rede
    Último Post: 05-01-2006, 12:57
  5. Servidor de VOIP SIP