Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Gente é o seguinte, estou pensando na possibilidade quando as condições melhorarem mandar internet pro interior, vou mandar o link da cidade pra serra e da serra pra cidadezinha, uma cidade bem pequena que com 4 ou 5 ruas também pequenas acaba a cidade. Enfim andei olhando e observei que la o povo ainda usa aquelas antenas grade, mesmo que sejam de 5.8 mas ainda grade, então estava pensando o que seria melhor fazer.

Colocar nanostation nos clientes ou sair cabeando os postes?

Bem tem clientes que não querem comprar a antena, la por exemplo a empresa que instala cobra algo em torno de R$ 100,00 pela instalação mas se o cliente cancelar eles pegam a antena de volta, estava pensando cobrar os mesmo R$ 100,00 ou até R$ 80,00 pela instalação porém, ao invés de usar antena eu iria passar os cabos pelos postes de iluminação.

A questão é? Vale a pena? que tipo de cabo eu iria usar nos postes seriam os mesmo cabos de par trançado sendo para uso externo ou coaxial? Sendo que os par trançado eu iria usar um roteador ou mesmo switch em cada 100 ou 200 metros.

2. Citação Postado originalmente por vanci27 Ver Post
    Gente é o seguinte, estou pensando na possibilidade quando as condições melhorarem mandar internet pro interior, vou mandar o link da cidade pra serra e da serra pra cidadezinha, uma cidade bem pequena que com 4 ou 5 ruas também pequenas acaba a cidade. Enfim andei olhando e observei que la o povo ainda usa aquelas antenas grade, mesmo que sejam de 5.8 mas ainda grade, então estava pensando o que seria melhor fazer.

Colocar nanostation nos clientes ou sair cabeando os postes?

Bem tem clientes que não querem comprar a antena, la por exemplo a empresa que instala cobra algo em torno de R$ 100,00 pela instalação mas se o cliente cancelar eles pegam a antena de volta, estava pensando cobrar os mesmo R$ 100,00 ou até R$ 80,00 pela instalação porém, ao invés de usar antena eu iria passar os cabos pelos postes de iluminação.

A questão é? Vale a pena? que tipo de cabo eu iria usar nos postes seriam os mesmo cabos de par trançado sendo para uso externo ou coaxial? Sendo que os par trançado eu iria usar um roteador ou mesmo switch em cada 100 ou 200 metros.
    Se vc for fazer dentro da lei, vc ira pagar em media 4 reais por poste mensal, sem contar se a concessionaria aprovar o seu projeto, caso contrario, vc pode ter problemas com ela, podera perder seus equipamentos, pois usar os postes sem autorização te causara muitas dores de cabeça!!

3. Como o amigo acima falou em relação aos postes, faça um projeto e leve até a companhia elétrica responsável pelos postes, aqui uma certa vez a Chesf(Celpe) realizou a retirada de alguns cabos e switchs de vários poste ai você já deve imaginar a dor de cabeça que vários donos de provedores tiveram né? Sem falar que você mencionou colocar switch a 200 Mts eu não recomendo aqui eu uso a 100, 120, 150 Mts no máximo isso usando cabos com boa blindagem. Te pergunto, não seria mais viável levar o sinal p essa cidade em 5.8Ghz? e de lá cabear somente as ruas que você falou? Dependendo de qnts Mts de cabo irá utilizar e quantidade de switchs se torna até mais viável e em relação a manutenção se torna bem mais tranquilo realizar. Imagina um acidente na rodovia que fica esses postes? Um carro bate ele rompe o cabo de sua rede, o tempo que você vai levar até conseguir fazer as trocas?

Pega as coordenadas geográficas e veja a questão de visada, qualquer dúvida deixa ai que a gente te ajuda.

Boa sorte!

4. Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    Se vc for fazer dentro da lei, vc ira pagar em media 4 reais por poste mensal, sem contar se a concessionaria aprovar o seu projeto, caso contrario, vc pode ter problemas com ela, podera perder seus equipamentos, pois usar os postes sem autorização te causara muitas dores de cabeça!!
    Se for pensar bem, 4 reais por poste da uma grana alta, talvez sai uma em conta aos poucos ir colocando os próprios postes sei lá.

5. Citação Postado originalmente por Arthuzitow Ver Post
    Como o amigo acima falou em relação aos postes, faça um projeto e leve até a companhia elétrica responsável pelos postes, aqui uma certa vez a Chesf(Celpe) realizou a retirada de alguns cabos e switchs de vários poste ai você já deve imaginar a dor de cabeça que vários donos de provedores tiveram né? Sem falar que você mencionou colocar switch a 200 Mts eu não recomendo aqui eu uso a 100, 120, 150 Mts no máximo isso usando cabos com boa blindagem. Te pergunto, não seria mais viável levar o sinal p essa cidade em 5.8Ghz? e de lá cabear somente as ruas que você falou? Dependendo de qnts Mts de cabo irá utilizar e quantidade de switchs se torna até mais viável e em relação a manutenção se torna bem mais tranquilo realizar. Imagina um acidente na rodovia que fica esses postes? Um carro bate ele rompe o cabo de sua rede, o tempo que você vai levar até conseguir fazer as trocas?

Pega as coordenadas geográficas e veja a questão de visada, qualquer dúvida deixa ai que a gente te ajuda.

Boa sorte!
    Então, é outra coisa que me pergunto sabe. Qual cabo usar, pois usar coaxial não teria melhor qualidade que par trançado, porém blindado sairia muito caro. Se for nesse caso talvez seja melhor comprar as antenas mesmo e fazer comodato com os clientes.

Tópicos Similares

1. Respostas: 8
    Último Post: 21-09-2016, 12:33
  2. Respostas: 11
    Último Post: 07-06-2016, 15:57
  3. Respostas: 17
    Último Post: 25-01-2014, 23:47
  4. Segurança, em Rede - "Cabeada ou Wirelles"
    Por LordNycon no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 27-04-2009, 08:53
  5. rede cabeada + wifi