+ Responder ao Tópico

1. Ola amigo.........

Se voce herdou essa rede 2.4Ghz....ou ja a tem construida.....ainda é possivel usar para atender clientes com banda baixa..tipo 1 ou 2 Mbps....seguindo algumas premissas...

1º faça um trabalho de ajuste nas potencias dos radios.....nao tem pq ter um radio 2.4 berrando 23 ou 27 dbi a 500m da torre...dessa forma vc conseguem melhorar o espectro um pouco...
    2º faça um trabalho e tente deixar essa rede rodando 100% em G melhora teu desempenho razoavelmente.
    3º use de preferencia CPEs com antena integrada...exemplo Nano2..Airgrid M2 ..pois dessa forma facilita uma futura troca para um equipamento 5.8 caso necessario.

se voce tiver CPEs 2.4 paradas....utiliza-as nesses locais...porem nao invista em comprar radios novos em 2.4Ghz...isso com certeza nao é negocio para seu provedor...

Na minha humilde opinião o 2.4Ghz foi um tanto quanto mal utilizado e os equipamentos que estavam no mercado eram ruins tinhamos antenas muito ruins...fabricadas de maneira muito artesanal..com pouco ou nenhum estudo de engeharia.
    Os radios eram na sua maioria equipamentos que tinha o fw trocado por outro e colocoado a trabalhar em um cenario outdoor pro qual nao foi projetado...mas enfim...era o que tinha na epoca e eu mesmo usei muito disso...de varias marcas modelos cores e sabores :-)....

Quanto a pergunta Ubiquiti ou Intelbras.
    Nao conheço o equipamento da Intelbras pra falar mal....mas conheço bem o da ubiquiti pra falar bem :-)

seja qual for o equipamento que voce escolher pense bem ....pois os protocolos nao se conversam...e seja qual for o modelo...vc PRECISARÁ cedo ou tarde usar o TDMA e se vc tiver um mix de equipamentos nao vai poder usar.

eu votaria na ubiquiti....estavel...comprovado...facil de usar...

2. Eu lhe indico usar equipamentos da Ubiquiti, linha 5,8Ghz Mimo, como Basestation e Rocket M5 para distribuição, e Airgrid M5 ou Nano Loco M5 nos clientes, e o Mikrotik para gerenciar toda rede.

3. Eu iria de basestation com rb911/912 e nos cliente sxt lite 5.

Ubnt uso atualmente mais costuma dar uns BO com porta lan

4. Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Eu iria de basestation com rb911/912 e nos cliente sxt lite 5.

Ubnt uso atualmente mais costuma dar uns BO com porta lan

Porta lan da pra salvar....

5. Citação Postado originalmente por gustavo_marcon Ver Post
    Amigo me tira uma dúvida fazendo o favor, nunca utilizei esse rádio da Intelbras, mas no caso de você utilizar Rocket na torre e o Intelbras no cliente, você deixa o airmax desativado no seu AP ou este rádio também trabalha com airmax ?

Como é o desempenho da rede? Compensa? E o custo ?

Obrigado desde já.
    O INTELBRAS não tem airmax. Dai terá que desabilitar no AP da torre, pois aqui eu utilizo tanto nanoloco m5 nos clientes quanto wom 5000, varia de poder aquisitivo do cliente, se vc conseguir colocar só ubiquiti nos clientes show, pois dai vc deixa o airmax ativo. Agora da forma que estou trabalhando aqui, so tive resultados bons. muita gente não gosta da wom, mas graças a Deus ainda não tive problema. O desempenho da rede em relação em 2,4 e 5,8 e muito grande. Compensa e muito se eu podesse voltar atra hoje já teria começado tudo em 5,8. O custo com certeza é mais caro mas seria um bom investimento para que seus clientes fiquem satisfeitos.
    Vale a pena investir agora, tenha base por mim, que comecei em 2,4 e estou migrando para 5,8.
    Sucesso aí, qualquer duvida se for ao meu alcance pode perguntar.

Tópicos Similares

1. Respostas: 21
    Último Post: 22-02-2012, 22:12
  2. NAT ou Bridge nos clientes?
    Por FernandodeDeus no fórum Redes
    Respostas: 47
    Último Post: 06-12-2009, 16:47
  3. Respostas: 9
    Último Post: 28-06-2008, 17:23
  4. Respostas: 28
    Último Post: 20-01-2008, 09:23
  5. Forçar SSID no Cliente com API ou Script