+ Responder ao Tópico



  1. O computador que está com thundercache instalado atualmente está sem aterramento e está dando choques ao tocar nele. Possivelmente está passando para o cabo de rede, amanha irei fazer o aterramento, será que isso pode acabar melhorando a comunicação entre o thunder e a rb?

  2. Na verdade a falta de aterramento influi diretamente na durabilidade de seu sistema, principalmente se ai tiver muitas descargas atmosféricas(raios) e surtos na rede elétrica, pois o fio terra é quem irá retornar essas 'cargas' para a terra dando segurança para o utilizador, placa mãe, memória processador e fonte de alimentação e etc.



  3. Se o choque for fraquinho quando estiver descalço no piso é meio q normal, inverte o plug na tomada, se for muito forte tem algo errado na fonte, mas o aterramento vai evitar o choque e a passagem de energia pura para a rb em caso de usar cabo e conector blindado.

  4. o aterramento não pode estar dando choque de jeito nenhum se estiver, é porque tem algum equipamento na no nobreak filtro de linh que seja, que está vazando corrente, o ideal é quando for executar a montagem do aterramento observar os locais do Neutro da Fase e o do Terra (que é o mais fácil) muitos "eletricistas" ignoram isso e quem paga é o cliente



  5. Só uma coisa, "choque" não vai pra rede, falta ou não de aterramento não influencia em nada o desempenho da rede, a PRIMEIRA coisa em qualquer roteador, placa de rede, ou switch, é um driver, um transformador isolado 1:1 justamente pra ISOLAR os equipamentos da rede.

    Quem já usou conexão serial (RS232 ou RS485) em distancia longa sabe que as vezes pode ter até uns 30V de DDP entre as carcaças de 2 equipamentos, um pode estar num aterramento, outro em outro aterramento, ambos aterrados ainda podem ter diferença grande, que queima circuito serial. Na verdade já encontrei 50V de diferença em empresa grande, 2 andares e 40m de distancia, tudo teoricamente aterrado...

    Um exemplo de placa de rede:
    http://electronicdesign.com/site-fil...73642-fig2.gif
    Depois do RJ45 AS VEZES tem esses fusiveis, o normal é ir direto pro trafo. Um trafo isolado não permite que você leve choque nem nada, um enrolamento induz um campo eletromagnético no outro, não existe meio de um PC "dando choque" fazer outro dar choque via cabo de rede comum (Não-blindado).

    Quanto a "inverter a tomada", isso só faz sentido em rede 127V ou 220V que usa neutro+fase. Onde tem fase+fase isso não faz diferença (Sim existe neutro+fase 220V, não é comum mas tem, onde tem rede AC de digamos 13KV com apenas 1 fase você usa um trafo monofasico, não tem como ter sistema bifasico ou trifasico a partir de um trafo monofasico).


    Cabo de rede blindado as vezes gera troughput melhor devido a trançagem melhor do cabo, e ao isolamento de ruídos eletromagnéticos da vizinhança do cabo (Quando estes existem), mas o aterramento da malha não influencia no troughput, só na durabilidade dos equipamentos.
    ("RF" é diferente, mas ethernet não é RF)

    O fato de uma maquina dar choque também não altera desempenho de rede, só alterará se houver muito ruído eletromagnético produzido pela fonte ATX, mas aterrar uma fonte problematica dessa (Fonte com EMI grande é problematica, dar choque não é problema serio, é só projeto ruim) atenua só um pouco o problema, não resolve. Fora que fonte com ruído demais geralmente tem outros problemas, geralmente por operar bem acima ou abaixo da potencia ideal (Fonte de 400W devia operar entre 100 e 300W de consumo, acima ou abaixo disso o rendimento piora, pulsos PWM largos ou estreitos demais geram spikes e ripple, geram harmonicas... é terrível,l mas não é defeito da fonte e sim erro de dimensionamento (Usar fonte gamer de 700W em micro que consome 100W é um erro enorme, tipo usar fonte 12V 10A em roteador que consome 6W, sem carga os spikes são muitos, e esses sim geram interferencia na rede, nesse caso um cabo blindado teria menor nível de ruído, mas o problema não é a falta de aterramento ou malha no cabo, o problema é a fonte de ruído eletromagnético que poderia perfeitamente ser evitada).






Tópicos Similares

  1. Respostas: 6
    Último Post: 20-07-2011, 10:58
  2. Respostas: 3
    Último Post: 30-03-2009, 20:01
  3. Acesso área de trabalho remota fora da rede local
    Por alexandresouzao no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 7
    Último Post: 16-12-2008, 12:05
  4. Respostas: 3
    Último Post: 04-11-2007, 13:45
  5. Limitando o número de conexões por host da rede
    Por nataniel no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 23-08-2006, 18:33

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L