Postado originalmente por
rubem
Você testou em G com equip. que suporta também N, certo?
Eu vejo uma diferença brutal entre as porqueirinhas somente B de 2000, os B/G de 2001-2010, e os N recentes. O RTL8196 se sai milhões de vezes melhor que o finado RTL8186 nos roteadores, é uma melhora geral no hardware, não apenas suporte ao modo N, testar os modos antigos com equipamento novo é meio cruel, a 5 anos atras não tinhamos muitas opções pra B ou G nos clientes, hoje temos. A 4 ou 5 anos atras não tinha como não chingar muito o modo G, tinha que usar equipamento com muita ram e processador poderoso pra ter estabilidade e alcance, equipamento que custava o mesmo que equipamentos 5GHz.
(E com roteadores mais novos até o modo B se sai muito bem. Pelo menos muuuuuito melhor que os somente B mais velhos (Tenho um Linksys WUSB11, um NetGear B, e um Zinwell somente B, são péssimos quando o trafego aumenta (2Mbps de troughput sustentado e olhe lá), conectando qualquer um deles num router recente com RTL8196 ou um mísero BCM5356, o troughput no mesmo modo B triplica, o ping baixa... enfim, melhora 200%. Alias, até em UBNT noto isso, uso um Bullet aqui no meu lado, só pra conectar no smartphone, fixo em 1M no modo B, ele não roda alguns videos via rede (H264 de mais de 1Mbps pelo visto), um dia testei um Intelbras 300M (Acho que WR300), fixo em 1M no mesmo modo B, e rodou os vídeos que no bullet engasgam. Data-rate similar, troughput diferente)
Enfim, processador de 400MHz, 32MB de Ram, é um mundo muuuuuuito melhor que as porcarias de 75MHz e 8MB de Ram que tinhamos no auge do modo G em 2008 ou 2009. As etapas de RF a meu ver também melhoraram muito.