Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Estou querendo implantar um provedor na minha cidade e nas cidades da região, a topografia ajuda muito, em um prédio de 10 andares consigo ter visada de mais ou menos 7 cidades vizinhas, minhas dúvidas são.

Existe limite para a quantia de provedores locais.

Existe também um limite de ocupação das frequencias 2.4 e 5.8?

Se houver, como saberei se já estão lotadas?

2. Citação Postado originalmente por ctaloko16 Ver Post
    Estou querendo implantar um provedor na minha cidade e nas cidades da região, a topografia ajuda muito, em um prédio de 10 andares consigo ter visada de mais ou menos 7 cidades vizinhas, minhas dúvidas são.

Existe limite para a quantia de provedores locais.

Existe também um limite de ocupação das frequencias 2.4 e 5.8?

Se houver, como saberei se já estão lotadas?
    Acompanhando....

3. Vamos por partes:
    Existe limite de provedores de internet (SCM) em uma região?
    Não. Pelo contrário, existe um estimulo a concorrência. Veja este trecho da Res. 614/2013 (novo Regulamento SCM):
    TÍTULO III
    DAS AUTORIZAÇÕES
    CAPÍTULO I
    DA AUTORIZAÇÃO PARA PRESTAÇÃO DO SCM
    [...]
    § 1º Não haverá limite ao número de autorizações para prestação do SCM, que serão expedidas por prazo indeterminado e a título oneroso, conforme estabelecido nos artigos 48 e 136 da LGT.
    § 2º A eficácia da autorização dependerá da publicação de extrato no DOU.
    [...]

Art. 12. Visando a impedir a concentração econômica do mercado, promover e preservar a justa e ampla competição, a Anatel pode estabelecer restrições, limites ou condições a empresas ou grupos empresariais quanto à obtenção e transferência de autorizações de SCM.
    Art. 13. São condições subjetivas para a obtenção de autorização para prestação do SCM pela empresa:
    [...]
    IV - não ser, na mesma Área de Prestação de Serviço, ou parte dela, encarregada de prestar a mesma modalidade de serviço.
    Parágrafo único. A Anatel poderá estabelecer outros condicionamentos para a habilitação visando propiciar competição efetiva e impedir a concentração econômica no mercado.
    Fonte: http://legislacao.anatel.gov.br/reso...-resolucao-614

Ou seja, pra ANATEL quanto mais SCM melhor. Concorrência força preço baixo e melhor qualidade (teoricamente).
    A limitação que existe é quanto a um único outorgado controlando mais de uma licença eu uma mesma região, por ir contra o principio supracitado. Por exemplo, uma única pessoa ou grupo controlando três pequenos provedores em uma cidade de 200mil habitantes estaria impedindo a livre concorrência.

Lembrando que SCM não é só WISP (Provedor de internet via RF) e sim qualquer espécie de ISP, independente do meio de transmissão. Outro ponto: Meio de transmissão não tem a ver com Outorga e sim com licenciamento de estação.

Quanto a poluição do espectro, pra certas faixas a ANATEL fica mais em cima mesmo. No caso das faixas citadas, quando tratando de Radiação Restrita, as limitações estão empregadas nas estações e não exatamente no meio.
    Você não será impedido de licenciar uma estação pelo fato do meio já estar saturado. Mas será impedido se o seu equipamento for uma fonte de saturação, com características técnicas (ex.: EIRP, potência) acima do especificado na regulamentação sobre Radiação Restrita.
    Veja mais em: http://legislacao.anatel.gov.br/reso...-resolucao-506

Já quanto ao modo de identificar saturação no meio, podes usar ferramentas de Site Survey. Alguns rádios possuem essa ferramenta implementada no firmware, mas também podes usar aplicativos como o NetSurveyor (desde que tenhas no pc um hardware RF - placa wifi que atue na faixa de interesse), que fornecem gráficos que demonstram o consumo de cada canal em específico. Outra alternativa seria a utilização de analisadores de espectro, com o objetivo de identificar as faixas mais "folgadas" na região.

4. Citação Postado originalmente por JAF.engcomp Ver Post
    Vamos por partes:
    Existe limite de provedores de internet (SCM) em uma região?
    Não. Pelo contrário, existe um estimulo a concorrência. Veja este trecho da Res. 614/2013 (novo Regulamento SCM):

Fonte: http://legislacao.anatel.gov.br/reso...-resolucao-614

Ou seja, pra ANATEL quanto mais SCM melhor. Concorrência força preço baixo e melhor qualidade (teoricamente).
    A limitação que existe é quanto a um único outorgado controlando mais de uma licença eu uma mesma região, por ir contra o principio supracitado. Por exemplo, uma única pessoa ou grupo controlando três pequenos provedores em uma cidade de 200mil habitantes estaria impedindo a livre concorrência.

Lembrando que SCM não é só WISP (Provedor de internet via RF) e sim qualquer espécie de ISP, independente do meio de transmissão. Outro ponto: Meio de transmissão não tem a ver com Outorga e sim com licenciamento de estação.

Quanto a poluição do espectro, pra certas faixas a ANATEL fica mais em cima mesmo. No caso das faixas citadas, quando tratando de Radiação Restrita, as limitações estão empregadas nas estações e não exatamente no meio.
    Você não será impedido de licenciar uma estação pelo fato do meio já estar saturado. Mas será impedido se o seu equipamento for uma fonte de saturação, com características técnicas (ex.: EIRP, potência) acima do especificado na regulamentação sobre Radiação Restrita.
    Veja mais em: http://legislacao.anatel.gov.br/reso...-resolucao-506

Já quanto ao modo de identificar saturação no meio, podes usar ferramentas de Site Survey. Alguns rádios possuem essa ferramenta implementada no firmware, mas também podes usar aplicativos como o NetSurveyor (desde que tenhas no pc um hardware RF - placa wifi que atue na faixa de interesse), que fornecem gráficos que demonstram o consumo de cada canal em específico. Outra alternativa seria a utilização de analisadores de espectro, com o objetivo de identificar as faixas mais "folgadas" na região.
    Estou pensando no seguinte senário.
    Uma cidade com no maximo 25mil habitantes e 3 provedores (RF), sendo que um é parceria e 2 tem scm, sendo que um destes é SCM tirada no municipio e o outro na cidade vinha de outro Estado.
    Seria legal aos olhos da justiça e perante a ANATEL ?

5. Legal para quem? Para você abrir uma 4ª empresa na cidade?

Qualquer dúvida estou a disposição.
    Última edição por JAF.engcomp; 15-02-2014 às 05:05.

Tópicos Similares

1. Software para gerenciamento financeiro de provedor?
    Por marcoveck no fórum Assuntos não relacionados
    Respostas: 3
    Último Post: 12-01-2009, 16:29
  2. Respostas: 14
    Último Post: 04-08-2006, 14:19
  3. servidor de email - limite para recusar conexão
    Por whinston no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 09-09-2005, 16:48
  4. Valores para Montagem de Provedor Wireless
    Por clistenis no fórum Redes
    Respostas: 10