Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. Bom dia a todos do Under, estou com uma certa duvida, pois na minha torre tenho 4 radios 2.4, e estou enfrentado problemas de interferência de uns dias pra cá, a minha duvida se relaciona a duas antenas de tv a cabo que estar próximo a minha torre o sinal de satélite delas praticamente passa entre meus radios, apesar de ser frequências totalmente diferente, será que sao elas que estao dando interferência? desde ja agradeço a ajuda de todos.

  2. Amigo aqui comigo já aconteceu por duas vezes quando instalei equipamento 5.8Ghz em 2 clientes, antes da instalação a TV com antena espinha de peixe pegava limpinha desses clientes e depois que foi instalado a internet com equipamento 5.8Ghz Nanostation Loco M5, a instalação ficou próximo a antena de TV do cliente e o cliente ainda me perguntou antes de instalar se não ia atrapalhar o sinal da antena de TV dele, eu afirmei com todo certeza que não ia atrapalhar pois são equipamentos e frequências totalmente diferentes, mas não foi bem assim os 2 clientes diziam que quando o equipamento da internet estava desligado a TV ficava com imagem limpinha sem chuviscos e quando ligava ficava horrível com muito chuvisco, eu vi que realmente quando ligava o equipamento da internet a TV ficava horrível e eles tiveram que mudar a antena deles de lugar e pronto a TV voltou a ficar com a imagem limpinha, até hoje não entendi porque a frequência 5.8Ghz deu interferência em antena de TV comum, então eu não duvido nada dessas antena que estão próximas as suas antenas 2.4Ghz.



  3. Citação Postado originalmente por freitascs Ver Post
    Amigo aqui comigo já aconteceu por duas vezes quando instalei equipamento 5.8Ghz em 2 clientes, antes da instalação a TV com antena espinha de peixe pegava limpinha desses clientes e depois que foi instalado a internet com equipamento 5.8Ghz Nanostation Loco M5, a instalação ficou próximo a antena de TV do cliente e o cliente ainda me perguntou antes de instalar se não ia atrapalhar o sinal da antena de TV dele, eu afirmei com todo certeza que não ia atrapalhar pois são equipamentos e frequências totalmente diferentes, mas não foi bem assim os 2 clientes diziam que quando o equipamento da internet estava desligado a TV ficava com imagem limpinha sem chuviscos e quando ligava ficava horrível com muito chuvisco, eu vi que realmente quando ligava o equipamento da internet a TV ficava horrível e eles tiveram que mudar a antena deles de lugar e pronto a TV voltou a ficar com a imagem limpinha, até hoje não entendi porque a frequência 5.8Ghz deu interferência em antena de TV comum, então eu não duvido nada dessas antena que estão próximas as suas antenas 2.4Ghz.


    Freitas no meu caso as antenas estao próximas da minha torre, tv a acabo geralmente usa uma freq. de aprox 12ghz. será que interfere em 2.4ghz?

  4. Mesmo com frequencias diferentes pode ter problemas, existem as harmonicas, tem ruído eletromagnético que é filtrado no receptor mas está bem presente no cabo (Que atua como antena), a estrutura metalica da torre opera como refletor... enfim, motivação técnica tem, independente da frequencia.
    (E alias, tem menos chance de problema quando usa as mesmas frequencias, existem as categorias de equip. justamente pra dizer qual equip. pode e qual não pode interferir nos outros, meros mortais não tem acesso a equipamentos com muita interferencia (Exceto celulares chineses sem marca de R$ 50), ou seja, todos os equip. 2,4GHz que temos em casa (Telefone sem fio, bluetooth, wifi...) tem que aceitar interferencia alheia e não podem aumentar a potencia interna pra aumentar o SNR e tentar manter a conexão, isso é carater secundario, o equip. tem que se comportar como vítima, não como vilão quando tem ruído)

    Em geral é só colocar cabo com mais malha na TV, ver se não tem amplificador barato (R$ 20 por um amp. de 20dB não tem como prestar) se o problema for na torre usar cabo de rede blindado ou com trançagem melhor, ou coisa mais simples ainda: Movimentar o equipamento 1 palmo (Pro lado, pra cima, pra baixo...).


    Ah, lembra que TV via satelite usa frequencia intermediária. O LNB ou LNBF capta os sinais a 4 ou 12GHz, mas manda pro receptor numa frequencia intermediária beeeeem mais baixa (950 a 1950MHz na banda baixa, enquanto banca no satelite C usa 3,9 a 6GHz. Banda KU usa no satelite 10 a 12GHz, a banda alta de receptor KU vai de 1100 a 2100MHz). Então... se com 1 frequencia já tem risco de harmonica acertando em cheio a banda amplificada do aparelho, imagina com 2, tão diferentes.
    (Mesmo que não se trate dos canais em 5,8GHz no receptor banda C, ou 2,4GHz no banda alta KU, a etapa de RF dos aparelhos e LNBF's amplifica uma faixa bem larga de RF (LNBF Ku amplifica 10 a 14GHz, receptor amplifica de 900 a 2200MHz), e tanto amplificação como filtragem não tem margens tão definidas, amplificação de 20dB em 2200MHz as vezes significa 15dB em 2300MHz e 5dB em 2400MHz, idem pra filtragem, atenuação de 20dB até uma frequencia C significa algo como metade da atenuação em C+20%. Em equip. de TV nunca tem fonte forte de RF por perto, e os cabos tem malha decente, só ocorre problema justamente quando tem algum emissor potente proximo tipo radio-amador, radio FM, ou as malditas anteninhas patch ridículas de 60° e 16dB que exigem potencia alta (Pelo menos 5 ou 6dB a mais que uma grade ou disco de 28dB com angulo tipo 5°... NS e cia são uma porcaria em materia de direcionalidade e racionalidade no uso de potencia, são faceis de instalar e usar mas o reflexo está aí, mandam ruído pra vizinhança por conta da antena pequena, sem isolamento, e com angulo muito maior que o necessario (60° é muito pra PTP, mas é pouco pra PTMP, é um angulo sem motivo pra existir além do preço da antena)



  5. Em minha casa, quando o equipamento da internet, sky e parabólica comum o sinal fica ótimo sem chuviscos, sem chiados igual ao dvd. Mas ligando qualquer um deles parece que minha casa está num buraco, não adiantou mudar a antena de lugar, pontos de descida dos cabos, filtro de rede etc. O que minimizou foi colocar todos num mastro, aterrar todos os equipamentos e rádios em AM nem pensar, OC ainda dá para ouvir mas perde muito a sensibilidade.






Tópicos Similares

  1. Respostas: 8
    Último Post: 02-12-2014, 14:53
  2. Respostas: 4
    Último Post: 11-11-2006, 09:10
  3. Torre com OVISLINK
    Por brlivre no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 21-08-2006, 20:12
  4. Torre com alguns problemas, ajuda eu galera
    Por erickwa no fórum Redes
    Respostas: 7
    Último Post: 18-01-2006, 10:17
  5. Respostas: 3
    Último Post: 29-03-2005, 15:51

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L