Saudações pessoal.
Estou na pressa para montar uma rede na prefeitura em que trabalho, então peço a vocês sugestões de equipamentos que vcs ja usaram. A rede é a seguinte.
Essa rede irá atender uma sala "quadrada" de 100m², onde irá ter diversas repartiçoes, essas repartições de madeira estilo prefeitura mesmo que não chegam ate o teto, e o teto é de PVC, ou seja, poucas barreiras.
A rede que eu recebo é uma VPN com proxy,através de uma nanostation, e daí pra frente eu peço sugestões:
Preciso de um roteador SEM FIO que aguente o tranco com pico máximo de aproximadamente 30 dispositivos acessando a rede simultaneamente (computadores, tablets, notebook etc..) e não trave. Eu uso em meus laboratorios di 524 PORÉÉÉM, quando todo mundo acessa ele simplesmente para, e nem o admin da pra acessar (Aparece Busy) e olha que sao 19 computadores...
Este roteador tem que possuir um sistema de controle maleável, onde seja possivel configurar o acesso a todos os dispositivos.
Existe algum roteador que da pra salvar usuario e senha do proxy nele? ou entao algum que salve usuario e senha de proxy para cada MAC?
Existe tambem, algum roteador que da pra controlar acesso a site por MAC?, por exemplo, MAC tal não pode acessar o facebook.com por exemplo.
Todos os dispositivos que irão ficar na rede terão "visada" para o roteador, então ate onde entendo, não havera muitas barreiras que absorvam este sinal, alguem discorda? Devo escolher a frequencia 5.0? (não haverá microondas no local, só tel. sem fio 2.4ghz )
E para as estações, eu preciso da dica:
Qual chip vocês me indicam? Ralink, Realtek ou Atheros?
Pretendo instalar adaptadores PCI simples, pois por se tratar de dispositivos arcaicos, alguns não possuem o novo mini pci. Alguem me indica algum adaptador?
Eu fiquei com receio de instalar adaptadores USB, apesar de serem mais barato$, pode ocorrer o caso de perca ou furto.
A questão de verba não estou importando muito não, mas acredito que ate uns 300 reais (roteador) para uma rede estável e de alta performance o pessoal não irá reclamar e como estou há pouco tempo montando redes para este setor, gostaria de fazer um serviço confiável e que não me desagrade, além do mais, quero tirar esses emaranhado de cabos e fios sem nomeações etc. deixados por cada "tecnico" que chega, garantindo a estética da sala.
Agradeço a atenção e estarei disponível para aceitar sugestões em minha rede.