Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. Prezados,

    Estou com varias baterias estacionaria Freedom DF2000 de 2011 paradas, pois foram trocadas do banco de um DataCenter apenas pelo tempo de vida util.
    O indicador de carga ainda está verde.
    Posso colocar elas em paralelo com uma bateria nova em um retificador -48v? É um proteco.
    Ficariam 4 pares (uma nova e uma antiga em paralelo) em série.
    Ela irá atrapalhar a autonomia da outra bateria que está nova ou não tenho nada a perder? Estão pegando 13.1v

    Aproveitando, o modo de operação deste Retificador com essas baterias é em Flutuação e caso a bateria esteja zerada o recomendado alterar para o modo Carga e depois retornar para Flutuação?

    Valeu!

  2. Você usa rádios profissionais?

    Envia um Email para (suporte@wi2be.com) e faca esta pergunta que rapidinho ele te responde.

    MINHA OPINIÃO:

    se as baterias estiver segurando carga, não vejo problema voce ligar no retificador, pois vamos supor que vc tenha 4 baterias fechando 48v, e uma delas fica ruim então vc vai ter que trocar a ruim por uma boa.



  3. Não tem como adivinhar se uma está ruim, tem que fazer teste de carga e descarga (Ver a queda de tensão com um consumo razoavel, medir tensão em aberto (Sem carga) não tem quase nenhuma utilidade, isso só identifica baterias completamente mortas, não identifica se tem 2 ou 3 celulas danificadas). Então vamos para o SE:

    Se uma bateria estiver ruim a tensão dela vai subir, se o controlador de carga* for do tipo comum, burro que só olha pra tensão, ela vai manter uma corrente X circulando até atingir determinada tensão, digamos 53V no seu caso. Como seria dividida a tensão pelas baterias? As baterias em bom estado tem resistencia interna maior, portanto sua tensão não sobe muito, ficam digamos em 12,5V cada, a bateria ruim tem resistencia interna menor, sua tensão sobe rapido, em poucos segundos chega até uns 2,7V por celula, então se 3 baterias chegam a 12,5V cada, 37,5V ao todo, a bateria ruim acaba dissipando na forma de calor o grosso da corrente, e sua tensão interna sobe pra diferença rumo aos 53V, isto é, 15,5V. Isso dá 2,58V por celula, se a bateria ficar quente ela evapora rapido com uma tensão dessa, quando a evaporação de liquido ou gel aumenta a resistencia interna cai, a tensão sobe mais ainda, o calor sobe junto, e a evaporação aumenta de maneira logaritmica. O problema nem é na carga, mas sim na descarga: Bateria ruim sobe a tensão rapido, mas desde rapido também. Sobe pra 15,5V em 2 minutos, e cai de 15,5V pra 6V em 30 segundos! Porque? Porque não há liquido entre as placas armazenando carga, ou há liquido no recipiente mas as placas estão corrompidas de modo que tem pouca area de contato com o liquido.

    SE só 1 celula dessas 4 baterias sem serie estiver ruim, a tensão cairá cerca de 2V quase instantaneamente quando desligar o controlador de carga (Lembra de medir TUDO que é celula ou pilha sempre com algo consumindo), cada celula de chumbo-acido tem 2V de tensão nominal, e cada bateria 12V tem 6 delas em serie. Em baterias comuns 1 ou 2 celulas geralmente são sacrificadas, em carros isso é bem comum, a tensão sobe pra 15V na carga, mas ao girar o motor de partida a tensão cai pra 7V (Onde não devia cair pra menos de 11V, o que indica 4V a menos que o ideal, ou, 2 celula danificadas). Em 48V você tem ao todo 24 celulas em serie, tem 1 ou 2 com problemas não muda muito, vai ter uns 4V perdidos logo no começo da descarga, vai ter então uns 20% a menos de uptime que se essas 2 celulas estivessem ótimas, mas as celulas ruins não produzem nenhum efeito que diminua a vida das celulas boas, só que é bom lembrar que se uma bateria teve problemas em 2 celulas, as outras 4 celulas dela provavelmente passaram pelas mesmas temperaturas e tensões de carga e descarga.


    (* = "Retificador" é um nome terrível, retificação se fazia a 500 anos atras usando trafos (Componentes usados desde o seculo 19) e um diodo pra carregar baterias, a 500 anos atras existiam aparelhos que eram apenas trafos com um retificador (Ví na revista Hermes acho que faz uns 5 anos, aqueles carregadores com uma lampada pra servir de limitador de corrente, além da lampada só tem um trafo e um diodo), ou pior, existiam bancos de bateria que eram carregados diretamente na rede AC com apenas um diodo fazendo a retificação (Lembra que lampadas incandescentes funcionam normal tanto com AC como com DC, também comum motor de escovas que opera normal com DC, hoje você pode meter 140V DC (De 10 baterias carregas até 14V cada) em lampadas fluorescentes compactas, monitores LCD ou led, impressoras inkjet ou laser, carregadores de notebooks ou celulares, que vão funcionar tão bem quanto com 127V AC, ou seja, você pode usar só um retificar (Um diodo) e carregar baterias direto na tomada, e depois usa-las diretamente pra alimentar 70% dos seus eletro-eletronicos), por isso esse maldito nome, mas o aparelho que você cita faz muuuuuito além de retificar AC, ele controla a carga com base na tensão da bateria, melhor chamar de carregador, ou controlador de carga, porque "retificador" é só um diodo (Uma valvula, ou um triodo (Transistor), um mosfet, enfim, qualquer junção PN ou NP são "retificadores" de onda, não faz sentido chamar um aparelho com esse nome, seria como chamar um automovel de "virabrequim", esse é o nome de um componente, não do produto completo, componente alias presente em varios outros produtos, assim como o diodo ou os retificadores)


    Lembra que controladores de consumo (Que desligam o consumo quando a tensão diminui demais, pra preserva a vida útil das baterias) desligam o consumo quando a tensão cai pra uns 1,75V por celula, ou 10,5V por bateria, ou 42V no seu sistema 48V. Se 1 bateria tem 6V de queda de tensão imediata, sua tensão cai de 53 pra 47V, o que não é um grande problema, mas se você tem um sistema 24V, que flutua a 27V, a tensão cai na hora pra 21V, que por acaso é a tensão de desligamento do consumo, é a situação que 1 bateria ruim faz um nobreak 24V não funcionar por mais que uns minutos, por mais que 1 bateria ainda esteja 100% funcional). Baterias de nobreaks 12V sofrem mais com isso, as 2 celulas que ficam idiotamente posicionadas ao lado do trafo do nobreak domestico (Palmas pros fabricantes que colocam trafo quente e bateria a 1cm, sem isolamento térmico... e o Greenpeace prefere abraçar arvore ao invez de visitar esses pilantras...) costumam passar 24h por dia aquecidas, essas 2 celulas pifam logo por calor, secam mesmo, gel vira pó e/ou oxida as placas, a bateria flutua a 13,8V e parece bem, o leigo desliga o nobreak, tira da tomada, mede 13V e acha que tudo está bem, mas ao aplicar um consumo razoavel na bateria (Nobreak de 600VA pede teste com pelo menos 100VA, ou seja, uns 50W, ou 4A em 12V, a bateria cai instantaneamente pra 9V (13V menos 2 celulas de 2V (cada) mortas, praticamente), e o nobreak desliga o circuito (Lembra, deve desligar com 10,5V pra não haver descarga profunda).

    Esse negocio de trocar bateria pro precaução só gera mais lixo, geralmente é coisa de leigo, o ambiente (Temperatura, pressão, umidade) em que a bateria viveu, os numero de ciclos (Carga e descarga), as equalizações periódicas, as descarga profundas que teve, a tensão de flutuação (Que deve ser menor quando a temperatura for maior), dizem MUUUUUUITO mais sobre quanto a bateria duradá do que o tempo de uso delas, pra leigo é mais facil contar meses no calendario, mas do ponto de vista ambiental e economico isso é uma prática estúpida.

  4. você tem um banco de baterias nova, se por estas em paralelo pode danificar por outro banco mais velha correrá o risco de perder todas as baterias, fiz testes com banco de 24 volts e perdi as baterias.



  5. Mas qual a motivação técnica pra conclusão?

    Uma celula seca ou com placas enferrujadas paralela a uma celula em bom estado vai apenas aquecer mais, e se danificar ainda mais, só se o controlador de carga for mal feito que essa celula vai permitir que a tensão suba acima do ideal na celula vizinha.

    Mas... isso se percebe em poucas horas de uso, se tem celula aquecendo ela tem algum problema interno ou ela está recebendo corrente alta demais (Chumbo-acido precisa corrente baixa, nada de 20A em bateria de 45Ah, ideal é 10%), é bem simples monitorar esse detalhe do aquecimento e tensão (Mas é mais facil monitorar quando tudo está em serie. Em paralelo precisa desligar umas celulas pra verificar direito, sem serie não precisa).

    O grande problema da mistura é a falta de equalização, carregador decente devia fazer equaliação periódica, e as celulas deviam estar em serie pra isso, mas... a maioria dos controladores de carga são circuitos simples, só um amp. op. comparando tensão na saída de uma fonte chaveada, coisa simples demais pro custo ambiental dessas baterias.






Tópicos Similares

  1. Respostas: 11
    Último Post: 15-04-2012, 16:52
  2. Como se instala uma placa Scsi não suportada no Slackware 10.1
    Por maurice_maquino no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 0
    Último Post: 30-03-2006, 14:53
  3. Como prever se uma linguagem de programacao tera sucesso
    Por 1c3m4n no fórum Assuntos não relacionados
    Respostas: 15
    Último Post: 24-02-2006, 15:24
  4. DNS foi contactado mas recusou-se a aceitar uma conexaao
    Por masterclever no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 21-05-2004, 09:50
  5. se alguem usar um programa para usar uma porta TCP???
    Por mcclaudio no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 29-10-2003, 13:05

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L