+ Responder ao Tópico

1. Olá.

Tenho um PC funcionando como roteador rodando RouterOS 5.20. O tráfego IPv4 está sendo mascarado normalmente por ele, mas o IPv6 não funciona.
    Esse PC tem 3 placas de rede, sendo uma ligada em um outro PC Linux que tem o link para a Internet e as outras duas ligadas cada uma a uma rede aqui. O provedor que uso não oferece conectividade IPv6, então uso o Tunnel Broker da Hurricane Eletric no PC Linux. A sub rede /64 (2001:470:321c:af3:/64) que eles dão eu uso numa outra rede ligada ao PC Linux, já a /48 (2001:470:123b::/48) eu distribuo da seguinte forma:

Rede 1 -> 2001:470:123b:aaa::/96 (4x2 caracteres para interface)
    Rede 2 -> 2001:470:123b:bbb::/96
    Rede 3 -> 2001:470:321c:af3:/64

Redes 1 e 2 ligadas ao PC com RouterOS. Rede 3 ligada diretamente ao PC Linux.
    Entre o PC com RouterOS e o outro com Linux uso endereços com 3 caracteres para interface na faixa 2001:470:123b::/116.

Os clientes das redes 1 e 2 tem endereço IPv6 estático e como rota padrão o IPv6 link-local do PC com RouterOS. Consigo pingar do RouterOS tanto os PCs das redes 1 e 2 quanto o PC Linux, tanto pelos endereços link-local quanto os globais, e vice-versa. No RouterOS o tráfego para a rede 2000::/3 tem como gateway o PC Linux pelo link-local.
    Os clientes da rede 3 também tem endereço estático e rota padrão para o PC Linux usando link-local e conseguem conexão para a Internet pelo IPv6 normalmente. No RouterOS não estou conseguindo acesso à Internet pelo IPv6.

Todas interfaces do RouterOS e do PC Linux possuem endereços IPv6 nas faixas que a Hurricane Eletric dá e que coloquei acima.
    Será que o problema é por que estou usando /96 e /116? Não era para isso funcionar? Não tenho como ficar testando configurações diferentes aqui até funcionar pois não posso ficar alterando as configurações de algum cliente nas redes 1 ou 2 ou no PC Linux a todo momento.

Suspeito que vi em algum lugar que a menor sub rede que pode existir é uma /64. Mas para que servem então os prefixos maiores? Não posso usá-los? Poderiam me ajudar nisso aí? Não posso ficar testando lá sem ter alguma base para não ficar atrapalhando muito.

Obrigado, até mais.
    Última edição por TsouzaR; 12-04-2014 às 22:41.

2. Você até pode usar prefixos maiores, porém, você perde a autoconfiguração statefull. Com prefixo /64, o seu IPv6 é calculado automaticamente recebendo os primeiros hexadecatetos, sendo que os restantes serão calculados automaticamente com base no seu MAC.

3. Citação Postado originalmente por uesleycorrea Ver Post
    Você até pode usar prefixos maiores, porém, você perde a autoconfiguração statefull. Com prefixo /64, o seu IPv6 é calculado automaticamente recebendo os primeiros hexadecatetos, sendo que os restantes serão calculados automaticamente com base no seu MAC.
    Ok, valeu. Estou usando configuração estática, então não tem problema perder a autoconf stateless e statefull.
    Teria alguma ideia então de por que o tráfego IPv6 não está passando?

4. Algumas perguntas básicas:

O IPv6 está ativado na estação (se for linux, algumas distro's vem com o mesmo desativado);
    Você tem gateway padrão na máquina apontando para o seu gateway v6?;
    Ele está ativo, recebendo icmpv6?;
    você consegue pingar outras estações dentro da mesma rede em v6?

Acho que se matar todas essas acima, não tem o porquê não funcionar.

Att,

5. Citação Postado originalmente por uesleycorrea Ver Post
    Algumas perguntas básicas:

O IPv6 está ativado na estação (se for linux, algumas distro's vem com o mesmo desativado);
    Você tem gateway padrão na máquina apontando para o seu gateway v6?;
    Ele está ativo, recebendo icmpv6?;
    você consegue pingar outras estações dentro da mesma rede em v6?

Acho que se matar todas essas acima, não tem o porquê não funcionar.

Att,
    Sim, o IPv6 está ativado, tanto que a rede 3 tem acesso à internet por IPv6.
    Sim, todas máquinas estão com gateway padrão configurado corretamente.
    Sim, posso pingar tudo, tanto entre máquinas nas redes 1 e 2, quanto entre máquinas na mesma rede e consigo ping com o gateway também.

O PC com RouterOS consegue pingar o PC Linux e vice-versa também. Acho que o problema não deve estar no PC com RouterOS então...

Tudo antes do PC com Linux consegue comunicar entre si, o tráfego só não está passando dele pra frente, é como se estivesse faltando um masquerade, como no IPv4, no PC com Linux. Já olhei o iptables e não tem nada limitando o forwarding somente para a rede 3, que funciona.

Alguma sugestão?
    Obrigado, e até mais.

Tópicos Similares

1. Respostas: 6
    Último Post: 05-06-2016, 18:00
  2. Crontab nao esta sendo executado
    Por grilo no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 6
    Último Post: 03-07-2007, 08:27
  3. como fechar portas que nao esta sendo usadas
    Por bouncer no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 30-07-2003, 20:05
  4. DNS Nao esta funcionando
    Por earaujos no fórum Servidores de Rede
    Último Post: 12-02-2003, 14:40
  5. acl no squid não está funcionando. O que fazer ?
    Por no fórum Servidores de Rede
    Último Post: 20-12-2002, 16:01

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L