+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Tráfego IPv6 não está sendo roteado

    Olá.

    Tenho um PC funcionando como roteador rodando RouterOS 5.20. O tráfego IPv4 está sendo mascarado normalmente por ele, mas o IPv6 não funciona.
    Esse PC tem 3 placas de rede, sendo uma ligada em um outro PC Linux que tem o link para a Internet e as outras duas ligadas cada uma a uma rede aqui. O provedor que uso não oferece conectividade IPv6, então uso o Tunnel Broker da Hurricane Eletric no PC Linux. A sub rede /64 (2001:470:321c:af3:/64) que eles dão eu uso numa outra rede ligada ao PC Linux, já a /48 (2001:470:123b::/48) eu distribuo da seguinte forma:

    Rede 1 -> 2001:470:123b:aaa::/96 (4x2 caracteres para interface)
    Rede 2 -> 2001:470:123b:bbb::/96
    Rede 3 -> 2001:470:321c:af3:/64

    Redes 1 e 2 ligadas ao PC com RouterOS. Rede 3 ligada diretamente ao PC Linux.
    Entre o PC com RouterOS e o outro com Linux uso endereços com 3 caracteres para interface na faixa 2001:470:123b::/116.

    Os clientes das redes 1 e 2 tem endereço IPv6 estático e como rota padrão o IPv6 link-local do PC com RouterOS. Consigo pingar do RouterOS tanto os PCs das redes 1 e 2 quanto o PC Linux, tanto pelos endereços link-local quanto os globais, e vice-versa. No RouterOS o tráfego para a rede 2000::/3 tem como gateway o PC Linux pelo link-local.
    Os clientes da rede 3 também tem endereço estático e rota padrão para o PC Linux usando link-local e conseguem conexão para a Internet pelo IPv6 normalmente. No RouterOS não estou conseguindo acesso à Internet pelo IPv6.

    Todas interfaces do RouterOS e do PC Linux possuem endereços IPv6 nas faixas que a Hurricane Eletric dá e que coloquei acima.
    Será que o problema é por que estou usando /96 e /116? Não era para isso funcionar? Não tenho como ficar testando configurações diferentes aqui até funcionar pois não posso ficar alterando as configurações de algum cliente nas redes 1 ou 2 ou no PC Linux a todo momento.

    Suspeito que vi em algum lugar que a menor sub rede que pode existir é uma /64. Mas para que servem então os prefixos maiores? Não posso usá-los? Poderiam me ajudar nisso aí? Não posso ficar testando lá sem ter alguma base para não ficar atrapalhando muito.

    Obrigado, até mais.
    Última edição por TsouzaR; 12-04-2014 às 23:41.

  2. #2

    Padrão Re: IPv6 não está sendo roteado

    Você até pode usar prefixos maiores, porém, você perde a autoconfiguração statefull. Com prefixo /64, o seu IPv6 é calculado automaticamente recebendo os primeiros hexadecatetos, sendo que os restantes serão calculados automaticamente com base no seu MAC.

  3. #3

    Padrão Re: IPv6 não está sendo roteado

    Citação Postado originalmente por uesleycorrea Ver Post
    Você até pode usar prefixos maiores, porém, você perde a autoconfiguração statefull. Com prefixo /64, o seu IPv6 é calculado automaticamente recebendo os primeiros hexadecatetos, sendo que os restantes serão calculados automaticamente com base no seu MAC.
    Ok, valeu. Estou usando configuração estática, então não tem problema perder a autoconf stateless e statefull.
    Teria alguma ideia então de por que o tráfego IPv6 não está passando?

  4. #4

    Padrão Re: IPv6 não está sendo roteado

    Algumas perguntas básicas:

    O IPv6 está ativado na estação (se for linux, algumas distro's vem com o mesmo desativado);
    Você tem gateway padrão na máquina apontando para o seu gateway v6?;
    Ele está ativo, recebendo icmpv6?;
    você consegue pingar outras estações dentro da mesma rede em v6?

    Acho que se matar todas essas acima, não tem o porquê não funcionar.

    Att,

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por uesleycorrea Ver Post
    Algumas perguntas básicas:

    O IPv6 está ativado na estação (se for linux, algumas distro's vem com o mesmo desativado);
    Você tem gateway padrão na máquina apontando para o seu gateway v6?;
    Ele está ativo, recebendo icmpv6?;
    você consegue pingar outras estações dentro da mesma rede em v6?

    Acho que se matar todas essas acima, não tem o porquê não funcionar.

    Att,
    Sim, o IPv6 está ativado, tanto que a rede 3 tem acesso à internet por IPv6.
    Sim, todas máquinas estão com gateway padrão configurado corretamente.
    Sim, posso pingar tudo, tanto entre máquinas nas redes 1 e 2, quanto entre máquinas na mesma rede e consigo ping com o gateway também.

    O PC com RouterOS consegue pingar o PC Linux e vice-versa também. Acho que o problema não deve estar no PC com RouterOS então...

    Tudo antes do PC com Linux consegue comunicar entre si, o tráfego só não está passando dele pra frente, é como se estivesse faltando um masquerade, como no IPv4, no PC com Linux. Já olhei o iptables e não tem nada limitando o forwarding somente para a rede 3, que funciona.

    Alguma sugestão?
    Obrigado, e até mais.