Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

Padrão Mikrotik como Firewall

Pessoal, estamos para substituir nosso firewall iptables por um Mikrotik.

Temos cerca de 6 mil regras na tabela filter do iptables

Vocês acreditam que a RB 1100AHx2 vai dar conta?

Padrão

Sim, na filter tem isso, na NAT tem mais umas 40.

O Atual esta em um Debian, Core 2 duo 2.8, 2gb de RAM
    Nunca vi ele passar de 3% de processamento.

Ainda estou procurando um jeito de migrar as regras, mas se não tiver como, terá que ser na mão aos poucos...

Padrão

Alguém já usou Mikrotik com esse tanto de regras?

Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Posts de Blog
    2

Padrão

Nossa, quanta regra. Poderia nos dizer o que elas fazem? Será que não tem como diminuir esse numero?

Abraço

Padrão

Citação Postado originalmente por gamineiro Ver Post
    Nossa, quanta regra. Poderia nos dizer o que elas fazem? Será que não tem como diminuir esse numero?

Abraço
    Minha politica é dropar tudo.

Ai conforme alguns serviços precisam de portas ou acesso externo específico que não devem passar pelo proxy/firewall, faço a regra de liberação. Também tenho uma DMZ com vários servidores com regras especificas de acesso.

Este número é grande pois eu tenho 4 links, e tenho que repetir a regra para cada um dos links e em ambos os sentidos em alguns casos.

Tenho cerca de 1000 regras, o resto é tudo variação conforme o link usado e o sentido, o que acaba dando o total de 6000.

Ex:
    Código :
      0     0 ACCEPT     tcp  --  eth1   *       IP Externo        LINK1      multiport sports 20,21,80 state RELATED,ESTABLISHED 
        0     0 ACCEPT     tcp  --  eth1   *       IP Externo        LINK1       tcp spts:1024:65535 dpts:1024:65535 state ESTABLISHED 
        0     0 ACCEPT     tcp  --  eth3   *       IP Externo         LINK2        multiport sports 20,21,80 state RELATED,ESTABLISHED 
        0     0 ACCEPT     tcp  --  eth3   *       IP Externo         LINK2        tcp spts:1024:65535 dpts:1024:65535 state ESTABLISHED 
        0     0 ACCEPT     tcp  --  eth4   *       IP Externo         LINK3        multiport sports 20,21,80 state RELATED,ESTABLISHED 
        0     0 ACCEPT     tcp  --  eth4   *       IP Externo         LINK3        tcp spts:1024:65535 dpts:1024:65535 state ESTABLISHED 
        0     0 ACCEPT     tcp  --  ppp0   *       IP Externo         LINK4      multiport sports 20,21,80 state RELATED,ESTABLISHED 
        0     0 ACCEPT     tcp  --  ppp0   *       IP Externo         LINK4      tcp spts:1024:65535 dpts:1024:65535 state ESTABLISHED

Qualquer duvida adicional pode perguntar. Meu fornecedor de equipamento e a empresa de consultoria disseram que ela vai suportar. Mas gostaria de confirmar se alguém aqui já usou com essa quantidade.