+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Estrutura p/ 1.000 clientes [ AVALIAÇÃO ]

    Boa noite, amigos.

    Peço a orientação de quem se dispuser a trocar informações e tirar algumas dúvidas sobre a montagem de provedor wireless para algo em torno de 1.000 clientes.

    Por gentileza, façam uma avaliação dos equipamentos e soluções abaixo e me digam se falta alguma coisa:

    CENTRAL

    Recebimento, processamento e roteamento de Internet

    LINK INTERNET: Conexão dedicada via fibra óptica. 5 clientes ativos x 1 Mb + 5 inativos. Essa relação é a correta?
    SERVIDOR: Xeon Nacona, 3.2 Ghz, 4 Gb de Ram, 500 Gb de Hd, Rede Gigabit dupla c/ Sistema Mikrotik Level 5.
    ROTEADOR: TP-Link redundante Gigabit.
    SWITCH: Intelbras Gerenciável QoS Gigabit.
    CACHE: Cachebox Appliansys.

    ENLACE À TORRE:
    Antena Intelbras Ponto à Ponto 5 Ghz.
    Rádio Ubiquiti Airmax.
    Fonte Nobreak.

    TORRE ACCESS POINT
    Distribuição do sinal aos clientes

    Antena setorial Ubiquiti.
    Rádio Ubiquiti Airmax.
    Fonte Nobreak.

    CLIENTE PREDIAL
    Recebimento do sinal para distribuição cabeada

    Antena Direcional Airgrid.
    Switchs PoE.
    Cabeamento estruturado.

    CLIENTE WIRELESS
    Recebimento do sinal em cliente Ponto à multiponto

    Antena Wireless Adequada para cada distância.

  2. #2

    Padrão

    boa noite ...tudo vai depender da quantidade de banda e da distancia

  3. #3

    Padrão

    Entra em contato comigo que posso lhe ajudar mais do que imagina... Abraco
    MP [email protected]

  4. #4

    Padrão

    me add no skyper, estou com projeto igual a este, ti digo desde desde já, vc vai ter que ter link grande, cache não é suficiente.

  5. #5

    Padrão

    Boa noite Biohazzard, qual o seu Skype?

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    me add no skyper, estou com projeto igual a este, ti digo desde desde já, vc vai ter que ter link grande, cache não é suficiente.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    me add no skyper, estou com projeto igual a este, ti digo desde desde já, vc vai ter que ter link grande, cache não é suficiente.
    Com a massiva adoção de tráfego HTTPS, cache "não é mais como era antigamente".

    Para ter uma ideia, no meu link de 300MB com picos de 290 de consumo, tenho 50M de economia e destes apenas 3% é do youtube em média.

    A explicação, quem tem conta no Google, ou no youtube quando logado o Youtube entrega os videos em HTTPS.

    Antigamente a economia era bem maior e praticamente 40% dela era do Youtube.

  7. #7

    Padrão

    Boa noite, Marcelo.

    Quantos clientes você tem na rede? No pico, quantos ficam ativos?

    Você usa Link Dedicado ou Adsl?

    Qual o seu cache?

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Para ter uma ideia, no meu link de 300 MB com picos de 290 de consumo, tenho 50M de economia e destes apenas 3% é do youtube em média.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Com a massiva adoção de tráfego HTTPS, cache "não é mais como era antigamente".

    Para ter uma ideia, no meu link de 300MB com picos de 290 de consumo, tenho 50M de economia e destes apenas 3% é do youtube em média.

    A explicação, quem tem conta no Google, ou no youtube quando logado o Youtube entrega os videos em HTTPS.

    Antigamente a economia era bem maior e praticamente 40% dela era do Youtube.
    Qual o sistema de cache que você usa e quantos HD (Espaco) tem para cache?

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tiagoestevao Ver Post
    Boa noite, amigos.

    Peço a orientação de quem se dispuser a trocar informações e tirar algumas dúvidas sobre a montagem de provedor wireless para algo em torno de 1.000 clientes.

    Por gentileza, façam uma avaliação dos equipamentos e soluções abaixo e me digam se falta alguma coisa:

    CENTRAL

    Recebimento, processamento e roteamento de Internet

    LINK INTERNET: Conexão dedicada via fibra óptica. 5 clientes ativos x 1 Mb + 5 inativos. Essa relação é a correta?
    SERVIDOR: Xeon Nacona, 3.2 Ghz, 4 Gb de Ram, 500 Gb de Hd, Rede Gigabit dupla c/ Sistema Mikrotik Level 5.
    ROTEADOR: TP-Link redundante Gigabit.
    SWITCH: Intelbras Gerenciável QoS Gigabit.
    CACHE: Cachebox Appliansys.

    ENLACE À TORRE:
    Antena Intelbras Ponto à Ponto 5 Ghz.
    Rádio Ubiquiti Airmax.
    Fonte Nobreak.

    TORRE ACCESS POINT
    Distribuição do sinal aos clientes

    Antena setorial Ubiquiti.
    Rádio Ubiquiti Airmax.
    Fonte Nobreak.

    CLIENTE PREDIAL
    Recebimento do sinal para distribuição cabeada

    Antena Direcional Airgrid.
    Switchs PoE.
    Cabeamento estruturado.

    CLIENTE WIRELESS
    Recebimento do sinal em cliente Ponto à multiponto

    Antena Wireless Adequada para cada distância.
    Esquece o Cachebox, o custo é muito elevado. Vai de thunder que terá o mesmo rendimento (acredito que até melhor) por um custo bem menor.

    Outra coisa, não use servidor centralizado para autenticar todos.
    autentique os clientes o mais próximo deles, assim poderá usar RB 450 ou 450G o mais próximo do cliente, em contrapartida, não precisará de um servidor potente na central. é preferível separar os ovos do que mante-los em uma unica cesta.

    Quanto a usar Airmax ao atender os clientes... muitos o fazem, eu preferi não fazer.
    No máximo, uso o protocolo proprietário (airmax ou outros) apenas nos enlaces e olha lá... mas para atender os clientes não.
    ao usar o protocolo proprietário (airmax ou outros) do equipamento ficamos preso a ele, não podemos usar outros equipamento.
    e se essa empresa venha a falir? ou os preços aumentem exageradamente a ponto de inviabilizar a compra?
    Ou se de uma hora pra outra aconteça uma escassez, nao encontre em lugar algum?
    Por essas e outras eu prefiro usar em N puro, assim posso usar qualquer equipamento.
    Se tomar cuidado com as instalações (nao ter cliente com sinal alto) e nao sobrecarregar o radio (instalar 60 clientes ou mais em um unico AP), você nem vai sentir a diferença entre usar o protocolo proprietário (airmax ou outros) e nao usar.

    Ha, e nao se esqueca que 5Ghz multi ponto tem limite de potencia, tanto nos canais 5.4 como no 5.8.
    5.4 = eirp de 27 dBm nos ubiquiti, e 30dBm nos intelbras
    5.8 = eirp de 36dBm (nao importa o equipamento)

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Com a massiva adoção de tráfego HTTPS, cache "não é mais como era antigamente".

    Para ter uma ideia, no meu link de 300MB com picos de 290 de consumo, tenho 50M de economia e destes apenas 3% é do youtube em média.

    A explicação, quem tem conta no Google, ou no youtube quando logado o Youtube entrega os videos em HTTPS.

    Antigamente a economia era bem maior e praticamente 40% dela era do Youtube.

    alguma coisa ta faltando no seu cache amigo


    olha aqui este print desta semana

    https://under-linux.org/attachment.p...5&d=1398036792

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tiagoestevao Ver Post
    Boa noite Biohazzard, qual o seu Skype?
    meu skyper netsouto