Qual a melhor definição para os termos Golden Jump, Last-Mile e Colocation para nós Provedores?
Qual a melhor definição para os termos Golden Jump, Last-Mile e Colocation para nós Provedores?
No meu ponto de vista:
Golden Jump: É como se fosse um aluguel que alguém paga à você para que você entregue um circuito por cima de sua rede à um cliente. Isso normalmente acontece com contratos de grandes centros, como shoppings, onde uma operadora/provedor banca todo o custo das instalações e faz um contrato de exclusividade da rede, assim quando outra operadora/provedor tiver que atender, irá pagar à você esse serviço, para que você leve o circuito até o cliente, usando a sua estrutura.
Last-Mile: Existem operadoras que vendem circuitos mas contratam outras operadoras para levá-lo até o cliente final. Por exemplo, a GVT pode chegar até o centro de sua cidade e pode contratar o seu provedor para fazer a ultima milha de um cliente onde ela não consegue chegar.
Colocation: É quando você disponibiliza um espaço em seu datacenter para que o cliente hospede o seu próprio servidor. Suas obrigações são manter a disponibilidade de energia e internet, dentre outras, mas sem se preocupar em dar manutenção no que tem "dentro" do servidor.
Abraço