Página 1 de 7 123456 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Bom dia a todos, já faz bastante tempo já acompanho o under-linux, e várias dicas foram muito valiosas; porém agora resolvi me cadastrar para poder interagir realmente e buscar aprender um pouco mais com todos vcs. Agradeço desde já quem puder ajudar.

Trabalho numa empresa e somos provedores de internet, e cuido da parte de rede (ptp, clientes e etc). Quando passei para essa parte tudo já estava praticamente pronto: ptp estabelecidos, configurações pré definidas e etc.

Nossos PTP, são bem próximos (1,5 km em média, sendo o mais distante 3,8 km), e usamos NanoBridge M5. A dúvida é a seguinte, esses são realmente os melhores equipamentos para essa ocasião? Que são bons, é fato. Mas haveria algum melhor, que nessas condições resultariam em um troughput mais alto, ou msm uma configuração que possa ser feita para melhorar os próprios NB, deixando mais estável e etc?

Novamente agradeço a quem puder comentar.

2. Bom dia amigo, bom se voce verificar muitos dizem que pra esta distancia a nanobridge m5 pode ate ser muito...
    Mas sendo sincero nao vejo por este lado, pois tenho um ptp a 1100 metros com duas nanobridge m5 25dbi, e ja faz mais 5 meses e ate agora esta redondo sem dar problemas. em testes realizados esta em torno de 160 mbps.
    Ja citei aqui consegui transferir e consigo ainda arquivos de 2.5 GB em torno de 02:50 minutos, que no meu caso esta ótimo, não sei qual suas necessidades nestes ptp...
    Não podemos apenas "desconfiar do equipamento", ou seja, maldizer do equipamento, que não é seu caso claro, mas muitos a primeira coisa é culpar os equipamentos, existem outros fatores (coisas básicas tais como: alinhamento antenas, potencia usada, visada, area de fresnel, frequencia,canal...) que com um pouco de paciência e tempo você com certeza irá tirar proveito desse seus rádios,fará os ajustes e ficará feliz......

Não sou experti,mas aprendi muito aqui com pessoal, mas principalmente em campo, no dia-a-dia...

att,

Fabiano.

3. Citação Postado originalmente por brzampaa Ver Post
    Bom dia a todos, já faz bastante tempo já acompanho o under-linux, e várias dicas foram muito valiosas; porém agora resolvi me cadastrar para poder interagir realmente e buscar aprender um pouco mais com todos vcs. Agradeço desde já quem puder ajudar.

Trabalho numa empresa e somos provedores de internet, e cuido da parte de rede (ptp, clientes e etc). Quando passei para essa parte tudo já estava praticamente pronto: ptp estabelecidos, configurações pré definidas e etc.

Nossos PTP, são bem próximos (1,5 km em média, sendo o mais distante 3,8 km), e usamos NanoBridge M5. A dúvida é a seguinte, esses são realmente os melhores equipamentos para essa ocasião? Que são bons, é fato. Mas haveria algum melhor, que nessas condições resultariam em um troughput mais alto, ou msm uma configuração que possa ser feita para melhorar os próprios NB, deixando mais estável e etc?

Novamente agradeço a quem puder comentar.

O nanobridge M5 é um excelente equipamento, ele é o mais avançado em tecnologia, é MIMO, acesso TDMA, etc.So tem que verificar se o sinal RECEBIDO por cada aparelho esta por acima os -60dBm e se o sinal TRANSMITIDO dele nao ultrapassa os 23dBm , pois o trhougput maximo depende da potencia recebida e transmitida.
    A maior potencia transmitida menor througput (ver datasheet http://dl.ubnt.com/datasheets/nanobr...nbm_ds_web.pdf )

4. Agradeço ao dois que puderam ajudar. O problema é que acontece o seguinte: A visada é perfeita, não tem nenhuma outro na msm frequencia, mas mesmo assim a tranmissão (tx/rx) nao fica boa, varia muito (81, 90, 160 Mbps).. 16 de potencia tanto no ap qto na estação.. tá difícil.. rsrs

5. Boa tarde amigo voce diz que tem visada perfeita , mas a visada o ideal é que a area de fresnel nao esteja obstruida. Estranho, voce fez todos os ajustes, alinhamento, frequencia, canal, tentou fixar um data rates? . Poste aqui as suas confs pra darmos uma olhada... Tenho um ptp quase na distancia de 1km e uso 8 dbm de potencia e fica joia, vc esta usando 16 dbm?

Estamos no aguardo,

Fabiano.

Tópicos Similares

1. Enlace PtP mas com 3 pontos usando Nanobridge M5
    Por BradSchneider no fórum Redes
    Respostas: 7
    Último Post: 09-08-2014, 18:35
  2. Respostas: 9
    Último Post: 25-07-2013, 10:40
  3. Respostas: 5
    Último Post: 14-02-2012, 23:10
  4. Link PtP usando NLOS/WiMax