Página 1 de 11 123456 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Olá pessoal, bom dia!

Voltando ao under depois de um tempo encontrei tudo mudado ''novamente'' e estou em dúvida se estou postando no lugar certo !

Mas vamos ao assunto:

Alguém sabe informar se as portas SFP da cloudcore 1036 podem ser utilizadas como OLT ? Por que se puder será excepcional para a implantação de fibra em qualquer rede.

Outra dúvida é se a RB 260GS já foi utilizada por alguém como ONU/ONT, e se sim qual adaptador Gbic foi utilizado ?

Algum ''guru'' aqui sabe das intenções da Mikrotik nesse sentido ?

Alguém que já esteja fibrando e usando FTTx que solução usou ? O que achou mais barato ?

Penso que se for possível usar as portas SFP como OLT (cloudcore/cloudswitch) ficaria mais barato o projeto, teríamos total controle da rede usando S.O Mikrotik, se existisse alguma intenção no sentido de GPON/GEPON por parte da Mikrotik ao menos haveria esperança de hardware acessível nesse segmento (atualmente).

A questão da fibra é que precisamos para ontem, outra questão é que a industria sabe que precisamos e os preços continuam altos (apesar de já ter baixado) para diversos projetos pequenos. Colocar uma ONT no cliente (com wireless) que custa R$ 380.00 não vejo como um bons olhos, ou usar um conversor de mídia na casa do cliente onde esse conversor custa em média R$ 250,00 também não vejo com bons olhos. Estou pensando em usar o projeto hibrido, ou seja, fibra até as ONU (nos postes) e cabo UTP descendo para casa do cliente, qualquer cliente que queira fibra até dentro de sua casa, e para satisfazer o seu ego ai sim usaria FTTH/ONT mas o cliente teria que arcar com os custos. Que acham ?

2. amigo infelizmente ainda não ....

"AINDA"

de uma olhada neste topico

http://forum.mikrotik.com/viewtopic.php?f=3&t=66910

3. Sim, vi o tópico que você postou o link, e ao menos no fórum da Mikrotik existe já uma cobrança aos desenvolvedores quanto a isso, e isso é muito bom.

Nos testes vi que alguém comprou os módulos (SFP OLT) e o (SFP ONU), o módulo ONU até que deu Uplink, porém o OLT NADA

Observei também o comentário do rapaz que comprou os Gbic para fazer os testes que ele percebeu que o módulo (OLT) não apresenta nada nas taxas de transferência, porém os modulos (ONT) sim, talvez realmente porque Gpon tem taxas de 2.5Gb/1.25Gb mas a RouterBoard tem apenas taxa de 1,25 Gb eu acho.

De qualquer forma seria interessante começar a tocar nesse assunto e solicitar a Mikrotik alguma posição. Se eu usar uma OLT em bridge eu consigo gerenciar os pppoe pelo Mikrotik sem problemas, então por que o Mikrotik não ser já OLT.

Acho que no caso das cloudcore existe hardware para essa implementação, não sei se é questão de patentes ou coisa do tipo, mas já deveríamos ter não acham ?

Quanto vocês conseguem comprar um Gbic (ONU) Gpon aqui no Brasil ?

4. Citação Postado originalmente por Roberto21 Ver Post
    Olá pessoal, bom dia!

Voltando ao under depois de um tempo encontrei tudo mudado ''novamente'' e estou em dúvida se estou postando no lugar certo !

Mas vamos ao assunto:

Alguém sabe informar se as portas SFP da cloudcore 1036 podem ser utilizadas como OLT ? Por que se puder será excepcional para a implantação de fibra em qualquer rede.

Outra dúvida é se a RB 260GS já foi utilizada por alguém como ONU/ONT, e se sim qual adaptador Gbic foi utilizado ?

Algum ''guru'' aqui sabe das intenções da Mikrotik nesse sentido ?

Alguém que já esteja fibrando e usando FTTx que solução usou ? O que achou mais barato ?

Penso que se for possível usar as portas SFP como OLT (cloudcore/cloudswitch) ficaria mais barato o projeto, teríamos total controle da rede usando S.O Mikrotik, se existisse alguma intenção no sentido de GPON/GEPON por parte da Mikrotik ao menos haveria esperança de hardware acessível nesse segmento (atualmente).

A questão da fibra é que precisamos para ontem, outra questão é que a industria sabe que precisamos e os preços continuam altos (apesar de já ter baixado) para diversos projetos pequenos. Colocar uma ONT no cliente (com wireless) que custa R$ 380.00 não vejo como um bons olhos, ou usar um conversor de mídia na casa do cliente onde esse conversor custa em média R$ 250,00 também não vejo com bons olhos. Estou pensando em usar o projeto hibrido, ou seja, fibra até as ONU (nos postes) e cabo UTP descendo para casa do cliente, qualquer cliente que queira fibra até dentro de sua casa, e para satisfazer o seu ego ai sim usaria FTTH/ONT mas o cliente teria que arcar com os custos. Que acham ?
    Infelizmente ainda não é possível fazer isso. Mas acredito que será uma tendencia da Mikrotik.

Hoje em nossa rede estamos utilizando PARKS. Não é uma solução barata.... mas é muito estável, é algo muito profissional.

Em redes onde o "ticket médio" não é tão alto, a solução híbrida é a mais viável.

O que tem me causado verdadeiro pavor é a cara de pau de alguns provedores, alguns estão lançando fibra sem projeto nem nada!!!!!!
    Minha rede é 100% homologada e projeto aprovado na concessionária de energia, pagando caro por cada poste.

Quando resolvi entrar no ramo de Fibra foi para fugir dos "gatonet", mas os mesmos estão sendo cara-de-pau e lançando fibra também.

5. Citação Postado originalmente por ijr Ver Post
    Infelizmente ainda não é possível fazer isso. Mas acredito que será uma tendencia da Mikrotik.

Hoje em nossa rede estamos utilizando PARKS. Não é uma solução barata.... mas é muito estável, é algo muito profissional.

Em redes onde o "ticket médio" não é tão alto, a solução híbrida é a mais viável.

O que tem me causado verdadeiro pavor é a cara de pau de alguns provedores, alguns estão lançando fibra sem projeto nem nada!!!!!!
    Minha rede é 100% homologada e projeto aprovado na concessionária de energia, pagando caro por cada poste.

Quando resolvi entrar no ramo de Fibra foi para fugir dos "gatonet", mas os mesmos estão sendo cara-de-pau e lançando fibra também.

relaxa que isso vai acontecer pelo resto da sua vida e da minha
    so uma coisa as operadoras também não fazem projeto de tudo
    acobteceu um caso em Sorocaba que a cpfl só descobriu que a net estava fazendo sem projeto pois o poste quebrou e um técnico da net morreu aí foram culpar a cpfl pelo poste e viram que aquele cabo da net não tinha projeto

Tópicos Similares

1. Migrando OLT no mikrotik
    Por viniciuscger no fórum Mikrotik
    Respostas: 21
    Último Post: 11-04-2017, 08:59
  2. Load Balance no Mikrotik!!!
    Por _AGM_ no fórum Redes
    Respostas: 17
    Último Post: 03-05-2006, 08:51
  3. Proxy no Mikrotik!!!
    Por _AGM_ no fórum Redes
    Respostas: 20