Página 7 de 12 PrimeiroPrimeiro ... 234567891011 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por Roberto21 Ver Post
    Não é questão de reinventar a roda, estamos em um debate técnico vendo o que é melhor para cada um, sua solução é a melhor do planeta ?
    Definitivamente, não sei. Mais é a melhor relação custo benefício que encontrei.

Citação Postado originalmente por Roberto21 Ver Post
    Não existe nada melhor ou mais viável atualmente ?
    Se encontrarem uma solução tão completa quão, e com estabilidade e preço competitivo estou em 1 na fila para comprar e testar.

Acho que deveria ter exposto o produto que usa de outra forma, mas tudo bem, entendi sua mensagem e houve comunicação. Vou dar uma olhada no site da empresa.
    Peço desculpas se não me expressei de forma adequada, então vou tentar me redimir dando um exemplo:

Nosso projeto inicial envolvia 48 fibras (e consequentemente 48 portas de OLT) saindo da empresa, ou seja 4 cabos com 12 FO. Bom para ramificar isso não é preciso pensar muito para entender a demanda de fibras, splitters e caixas que seriam necessárias.

Além disto iríamos arcar com um alto custo de conectorização de fibras, fibras low friction (para ligar o cliente) e uma ONU para cada cliente.

Ao descobrir este produto (acreditem eu era a pessoa mais cética do mundo com relação a redes mistas), conseguimos reduzir o projeto para sair com 1 único cabo 12 FO da emrpesa (usando então 12 portas de OLT ao invés de 48) e ramificá-lo para atender a mesma área de cobertura.

Usamos muito menos Splitter, muito menos caixas, e contando que uma unidade da PACPON fica em torno de 600 reais, dividindo este valor por 8 clientes, fica menos de 100 reais de custo de ONU por cliente.

Descartamos o uso de conectorização de fibra e estamos fundindo tudo, diminuindo assim o custo com conectores e a perda na rede.

Por sorte descobrimos este produto antes de por o projeto em execução e conseguimos modificá-lo a tempo. Passamos pelo verão mais quente dos últimos 10 anos aqui no sul, com ONUs em caixas pretas nos postes (nem imagino a temperatura interna de uma caixa destas ao meio dia) sem nenhum travamento sequer.

Encontrei posteriormente outros produtos como o da CCN por exemplo, ou um outro aqui mesmo no fórum que vendia uma fonte e utilizava ONUs da CiaNet. Mais em ambos os casos, era preciso arranjar ONUs Indoor com Switches PoE e outras manobras para colocar a solução no ar, ou seja muito complexo.

Verifiquei a empresa que o rapaz citou a Fitnetworks, e me parece que o equipamento que eles desenvolveram para ONU é exatamente o que estávamos debatendo, então solicitei um orçamento da (pacpon/ONU) + OLT, vamos ver o custo benefício.
    Somente gostaria de lembrar que hoje opero com uma OLT da "CiaNet", a própria FitNetworks fala em seu site da compatibilidade com outras marcas de OLT, desde que seja o padrão EPON (GePON), por isso se vc já tem uma OLT pode considerar adquirir somente o PACPON para testes.

2. Olá Márcio, boa tarde!

Seu relato foi importantíssimo para o tópico, quero fazer desse tópico uma referência para quem está pensando em começar, e um relato como o seu ajuda demais quem está em dúvida e ainda pesquisando a melhor forma de implantação. Essa informação que você passou é valiosa demais.Obrigado.

Não tinha pensado na divisão do valor da ONU por cliente, não tinha enxergado por essa ótica, estava só olhando o valor da ONU, mas nesse contexto realmente o valor é aceitável, e ainda mais, assistindo o vídeo da empresa vi a possibilidade de cascateamento, o que dividiria ainda mais o valor da ONU correto ?

Tenho uma dúvida, se puder me esclarecer ajudaria bastante:

No caso sua fibra saindo da OLT tem 12 FO, com 12 portas PON, ao chegar no primeiro nó (onde ela se divide, digamos que você tem que deixar uma FO naquele ponto e seguir com as outras 11, como é feita essa divisão ?

Splitter nas outras 11 ?

Só usa uma e as outras passam normalmente sem mexer nelas ?

Compreendeu a pergunta ? Como é feita a divisão no seu caso ?

Outra, você usa Gpon ou GEpon ?

3. Roberto21 vou passar esses link do paraguas pro meu fornecedor e ver a quanto ele pode fazer.

edit: Esse huaway é fria segundo o fornecedor de 5 vendido 5 foi devolvido, nao aceita mudar o firmware "vem em chines" uhaua e tbm nao costuma salvar as modificaçoes

O tplink sao por 145,00 porem ele nao vendeu nenhum ainda pra ter um relato.

4. Excelente Jonas, um grupo de compra seria o ideal !!

A empresa que o Márcio citou é muito bom o projeto, porém a PAD Fiber da CCN custa R$ 139.00 se comprar a ONU em um preço bom teríamos o mesmo produto pela metade do preço.

Obrigado pela colaboração.

5. Citação Postado originalmente por Roberto21 Ver Post
    Olá Márcio, boa tarde!

Seu relato foi importantíssimo para o tópico, quero fazer desse tópico uma referência para quem está pensando em começar, e um relato como o seu ajuda demais quem está em dúvida e ainda pesquisando a melhor forma de implantação. Essa informação que você passou é valiosa demais.Obrigado.

Não tinha pensado na divisão do valor da ONU por cliente, não tinha enxergado por essa ótica, estava só olhando o valor da ONU, mas nesse contexto realmente o valor é aceitável, e ainda mais, assistindo o vídeo da empresa vi a possibilidade de cascateamento, o que dividiria ainda mais o valor da ONU correto ?

Tenho uma dúvida, se puder me esclarecer ajudaria bastante:

No caso sua fibra saindo da OLT tem 12 FO, com 12 portas PON, ao chegar no primeiro nó (onde ela se divide, digamos que você tem que deixar uma FO naquele ponto e seguir com as outras 11, como é feita essa divisão ?

Splitter nas outras 11 ?

Só usa uma e as outras passam normalmente sem mexer nelas ?

Compreendeu a pergunta ? Como é feita a divisão no seu caso ?
    Sim compreendi. Antes de mais nada vc precisa compreender que não existe a possibilidade de vc quebrar uma fibra a as demais (do mesmo cabo) passarem reto. Se vc precisa de uma fibra vc tem que romper o cabo inteiro (as 12 FO) e fazer as devidas emendas, tanto para as que ficam quanto para as que seguem.

Considerando que vc tem um cabo de 12 FO e usou uma fibra em uma caixa, vc vai fazer 12 fusões nesta caixa, uma para a fibra que ficou para colocar um patch cord por exemplo, e 11 nas demais fibras em 11 das 12 fibras do cabo que segue. Ou seja vc vai seguir com um cabo com 12 FO mais uma vai ser um ponto cego.

Indo mais alem e aumentando a complexidade do projeto, se vc quiser realmente fazer economia, pode aproveitar estas fibras que ficam sobrando entre 2 pontos para trazer de volta a rede para atender a um ponto que por ventura fique na mesma caixa, evitando assim a passagem de outro cabo.

Em nossa rede temos 4 tipos de caixas.

Caixas de Emendas - como o nome diz usamos somente para emendas, normalmente aqueles "tubões" a menos que tenhamos outras pretensões em projeto para o ponto em questão.

Caixas de splitagem - onde ficam emendas e splitters, por este motivo não usamos tubões.

Caixas de splitagem + atendimento - as mesmas caixas, porém como também tem ONU dentro, adaptamos somente a placa da PACPON para atendimento a clientes juntamente com splitters e emendas. Há casos de na mesma caixa termos 1 splitter de 1 nível, 1 de 2 nível, emendas ópticas e mais atendimento a clientes.

Caixas de atendimento - As caixas originais que vem com a PACPON, que a pesar de alocarem um splitter, e mais 5 fusões, tem um espaço muito limitado e são abertas frequentemente para instalação de novos clientes, por isso colocamos estas caixas somente onde não há nada alem de atendimento a cliente e a fusão do patch cord que liga a ONU a rede óptica.

Nas caixas de emente é por exemplo onde chega nosso cabo trocal com 12 FO e saem 2 cabos com 6 FO. Estes de 6 FO se ramificam em 3 de 2 FO, e cada um destes de 2 FO atende a 2 splitters de primeiro nível (1:8). Cada uma das saídas de um splitter de primeiro nível seguem a rede ótica até um outro splitter de 2 nível (1:8 também), e por fim cada uma das saídas deste splitter de 2 nível liga uma ONU.

Em resumo em cada porta de OLT tenho 64 ONUs, com 8 clientes cada (sem usar cascateamento).

Excelente Jonas, um grupo de compra seria o ideal !!

A empresa que o Márcio citou é muito bom o projeto, porém a PAD Fiber da CCN custa R$ 139.00 se comprar a ONU em um preço bom teríamos o mesmo produto pela metade do preço.

Obrigado pela colaboração.
    Pelo que pude ver da solução da CCN, vc não compra uma solução completa, e tem que ter mais de um equipamento em uma mesma caixa, mais de um equipamento, mais de um ponto de falha, mais um ponto ativo na rede, etc etc.

Uma Ferrari vai ao mesmo local que vou com meu carrinho popular, mais a diferença de preço por que será? De maneira nenhuma estou colocando a solução da Fit em um altar e dizendo que ela se compara a uma Ferrari a as demais são carros populares, estou apenas fazendo uma analogia para justificar a diferença de valores.

Tópicos Similares

1. Migrando OLT no mikrotik
    Por viniciuscger no fórum Mikrotik
    Respostas: 21
    Último Post: 11-04-2017, 08:59
  2. Load Balance no Mikrotik!!!
    Por _AGM_ no fórum Redes
    Respostas: 17
    Último Post: 03-05-2006, 08:51
  3. Proxy no Mikrotik!!!
    Por _AGM_ no fórum Redes
    Respostas: 20