Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Pessoal sou novo em wireles, gostaria da opinião de vocês, tem um amigo meu querendo pegar sinal do meu bairro, ele tá á 2.1 km com pouca visada, tenho uma rb 133 e um cartão r52 com uma ominni de 15 dbi da aquários a 10 mtrs do chão, ficaria bom colocar uma antena de grade aquários de 23 dbi?

Vls.

2. "Bom" não sei, mas funcionar funciona. Claro que tem que ver a zona de fresnel, e possíveis reflexos em vegetação umida, telhados de zinco, mas funcionar funciona e nas melhores condições pode conseguir troughput tipo 3Mbps.

Sem visada não dá, e sem algo tipo 50 ou 60% da zona de fresnel livre mal deve conseguir coisa tipo 700Kbps.

3. Ok, de uma olhada no print, e olhe como é o terreno, eu acho que passa.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Link_Client.jpg
Visualizações:	42
Tamanho: 	724,3 KB
ID:      	52263 não tem muita obstrução, pois tem um terreno aberto no meio de nóis e pouca construção no caminho.

4. Pra ter certeza nessa distancia é mais facil subir no local e ver se encherga a torre, com binoculo barato (O meu é tipo luneta, custou US$ 8 na dx.com e em 2Km dá pra ver bem). No papel (Mapas de relevo, google maps, etc) não aparecem construções e arvores, e arvore de 20m é facil ter. Arvores ou qualquer vegetação armazena umidade nas folhas, a penetrabilidade por elas é baixa, de forma que um pé de manga resulta no mesmo empecilho que uma construção de 5m de largura, o nível de sinal reflete ora num ponto ora noutro (As vezes nas folhas) e varia muito, em roteador domestico a atualização do nível de sinal é lerda então parece ter sinal bom (Digamos -55dB), mas em MK o CCQ informado é baixíssimo (Digamos 35% em modo B!) e em UBNT idem, mostra banda passante de digamos 100Kbps onde devia ter 11M, tudo porque o nível de sinal real é baixo ou é instavel, se tiver MK nos 2 pontos (Pelo menos pra testar) isso ficaria claro, o sinal variaria muito (-55 a -75dB a cada segundo).

Lembra também que aí existe um declive, de 820 pra 805m, 15m de declive em 2000m teoricamente está dentro dos 8° de abertura vertical das omni, mas se tiver visada limpa e o sinal ficar muito baixo talvez você tenha uma omni de 3 ou 4°, então teria que inclinar ela 1 ou 2° pro lado desse cliente (Se não atrapalhar os outros). Essa é a vantagem de setorial, se inclinar uma as outras não são afetadas (Fora que o angulo delas é maior).

5. Ok, vlw, vou fazer o teste e posto aqui o resultado.muito obrigado pela sua atenção.

Tópicos Similares

1. Galera tenho uma Dúvida Sobre ARP da RouterBoard
    Por JwCarvalho no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 24-09-2010, 14:17
  2. Respostas: 4
    Último Post: 09-02-2010, 16:21
  3. Respostas: 5
    Último Post: 19-06-2006, 19:07
  4. cliente com mais de 15 km
    Por fsoaress76 no fórum Redes
    Respostas: 11