Página 1 de 6 12345 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. Olá.

    Como havia sido discutido em outro tópico, eu decidi comprar uma RB951G-2HnD, a qual tem, ao meu ver, um custo-benefício espetacular. Ela tem uma porta USB 2.0, e já imaginei umas dezenas de utilidades pra ela, dentre as quais está acoplar um adaptador USB para WiFi Alfa AWUS036NHA (modelo que a Wiki da Mikrotik diz ser compatível e funcional), ou ainda, uns dois ou três deles em um hub USB, para que eu consiga enviar sinal para alguns lugares onde as antenas internas da RB não vão alcançar. Sei que não devo obter um grande desempenho, mas acho que vai me servir.

    Então me surgiram as seguintes dúvidas:
    1 - Eu vou precisar de um hub com alimentação independente ou a da própria RB pela porta USB já vai ser suficiente? Um cara da Mikrotik disse em um tópico no fórum deles que só é preciso usar alimentação independente se o dispositivo que for conectar precisar de mais energia. Como é um transmissor de rádio, imagino que ele precise de mais do que a porta USB fornece, mas não sei se tenho que usar uma fonte mais potente para a RB (aquelas de 48V da Mikrotik) ou um hub com alimentação (esse me faz mais sentido, visto que a RB deve continuar a fornecer o mesmo tanto na porta USB mesmo com outra fonte).
    2 - Vi alguém falar que esses adaptadores só vão servir como cliente em uma RB, e não como AP. Está certo isso?
    3 - A configuração dessa RB é bem melhor que a de várias com suporte a 3 MiniPCI, então ela deve aguentar manter o rádio integrado dela junto com mais uns dois por meio de adaptadores, ou não?
    4 - Esse adaptador da Alfa me parece ser bem grande, um pouco caro e difícil de encontrar no Brasil. Alguém poderia me sugerir algum outro com chip AR9271 que foi testado e funciona com estabilidade e que seja menor ou mais fácil de encontrar nesse país? Ou então, alguém poderia me dizer onde posso encontrar esse da Alfa? Procurei no eBay mas o frete está muito caro.

    Até mais.
    Última edição por TsouzaR; 13-06-2014 às 01:46.

  2. No fórum da Mikrotik existem muitos posts sobre problemas com adaptadores wifi USB. Pesquise antes de arriscar usa-los.



  3. É, vendo aqui, realmente tem alguns casos onde esse adaptador da Alfa parece funcionar, mas parece ser questão de sorte. A maioria dos tópicos retrata problemas de não funcionamento dos adaptadores.

    O jeito vai ser continuar com minha ideia de usar um AP separado. Eu estava pensando em usar o WR941ND, da TP-Link, mas acho que não tem como eu usar as 3 antenas dele individualmente, como em 3 rádios distintos, ou tem?

    Geralmente os roteadores só permitem usar todas antenas juntas para a mesma coisa, eu precisaria fazer algo assim:
    - wlan0: cliente da RB951 com uma antena daquelas de roteador interno mesmo, já que não existe direcional para interiores, ou existe?
    - wlan1: cliente de um 2º provedor (a RB conecta no 1º, os provedores daqui não são muito estáveis) por meio de uma antena externa
    - wlan2: AP interno com saída para a internet pela wlan0; wlan1 como fallback

    A limitação do WR951ND é questão de hardware ou firmware, podendo ser solucionado colocando o OpenWrt? Se for o primeiro caso, poderia me sugerir algum equipamento, com 3 conectores para antenas externas, onde eu possa usar cada uma para uma finalidade distinta como exemplifiquei?
    Não vale sugerir RB + 3 cartões, fica caro de mais e não preciso de nada top nesse lado da rede, então qualquer coisa que faça o serviço serve.

    Até mais.

  4. 3 etapas de RF separadas só com 3 cartões. Roteador domestico com 3 antenas faz mimo, não tem como "separar" as 3 etapas de RF. Ou as 3 antenas operam como mimo (3x3 ou 2x2) ou como siso (1x1), mas não tem como operar cada antena com 1 ssid.

    Trocar RouterOS por DD-WRT/OpenWRT em RB deve ser pecado capital ou dar cadeira, é um erro terrível.

    Se quer apenas banda baixa (Pra internet, qualquer 600Kbps resolve) pode usar divisor SMA ou N (T, duplicador, divisor, tem varios nomes), 3 usuarios asssim nunca usei mas 2 uso HOJE, netbook e um desktop cada um numa direcional interna de 8dB, num roteador Linksys domestico, copiando arquivo de um pro outro via rede dá uns 10Mbps de trafego, pra mim está ótimo já que o T custou uns US$ 2, e cada antena setorial/direcional interna uns US$ 5.

    RouterOS permite VLAN, você coloca DIGAMOS ether1 e wlan1 numa bridge ou vlan, coloca ethet2 e wlan2 noutra bridge ou vlan, e elas operam isoladas. 2 VLAN já usei em RB133 (175MHz, 16MB de Ram, produto de 2002) com trafego tipo 10-12Mbps cada (8h.dia) e foi tranquilo, eu não teria o mínimo receio de colocar 4 vlan numa RB recente, podendo inclusive usar as mesmas portas.

    (USB dá zilhões de problemas em desktop (Seja scanner, impressora, adaptador wifi ou lan, adaptador serial ou paralelo), que dirá em SO simples tipo RouterOS ou AirOS, inicialmente só rodavam modens, agora até suportam oficialmente uns adaptadores wifi, mas USB não nasceu pra esse tipo de ambiente, USB é pra dona-de-casa plugar e usar pendrive ou mouse, o custo da compatibilidade é consumir hardware demais (Pentium 3 800MHz 64MB rodando win98 as vezes enroscava MP3 se usava mouse USB! Era tipo mouse PS2 em 486 DX2 66, se não mecher o mouse roda, mas se mecher o mouse o audio enrosca, engasga. USB não é leve, usa muuuuuito processamento)



  5. Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    3 etapas de RF separadas só com 3 cartões. Roteador domestico com 3 antenas faz mimo, não tem como "separar" as 3 etapas de RF. Ou as 3 antenas operam como mimo (3x3 ou 2x2) ou como siso (1x1), mas não tem como operar cada antena com 1 ssid).
    Existe algum roteador que funcione semelhantemente a uma RB + 3 cartões? Talvez haja algo mais barato que Mikrotik e que dê pra cuidar dessa parte da rede que descrevi no post anterior.

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Trocar RouterOS por DD-WRT/OpenWRT em RB deve ser pecado capital ou dar cadeira, é um erro terrível.
    Cara, onde você entendeu que eu estava falando isso? Diga, que vou apagar agora mesmo, hahaha. Também não troco RouterOS por esses *Wrt e não entendo quem faz isso.

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Se quer apenas banda baixa (Pra internet, qualquer 600Kbps resolve)
    Várias vezes preciso passar arquivos bem grandes de um computador para outro aqui na rede, além de que quero testar algumas coisas de boot por rede, terminal burro/emulador de terminal, essas coisas, então preciso de uma rede rápida.

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    cada um numa direcional interna de 8dB
    Onde você achou esse tipo de antena? Eu procurei aqui por direcional indoor e a única coisa que achei a respeito foi sobre usar lata de Nescau como antena, hahaha.

    Esquematizando, é assim que planejo fazer aqui:

    Código :
       {Internet - Provedor 1}
                ::
                ::
                ::
            SXT Lite5 ===== RB951G-2HnD ====== {Rede Interna 1}
                                 ::
                                 ::
                                 ::
    {Rede Interna 2} :::::::: Roteador :::::::: {Internet - Provedor 2}
    Legenda:
    :: Wireless
    = Cabeado






Tópicos Similares

  1. Adaptador USB para entrada RJ45 X Mobo Kids
    Por agnporto no fórum Redes
    Respostas: 11
    Último Post: 09-05-2014, 09:46
  2. Adaptador USB para barramento ISA
    Por fredericoafd no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 10
    Último Post: 06-11-2012, 20:44
  3. Adaptador Usb para RJ45 no Linux
    Por mariomiranda no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 16-10-2008, 17:20
  4. Respostas: 3
    Último Post: 08-01-2008, 22:11
  5. Adaptador USB/Wireless para Linux
    Por laerciok no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 13-06-2005, 21:53

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L