Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Utilizo cache na rede desde os primórdios da internet. Em 2002 um Squid bem configurado me dava em torno de 70% de economia (ou mais) de link. Isto era muito importante na época que se pagava R$5.000 por 1mb/s de troca de tráfego. Com o aumento do uso de HTTPS tenho notado um declínio vertiginoso na economia que estes sistemas retornam. Nas ultimas medições que fiz obtive apenas ~15% de todo o tráfego com http e cerca de 25% em https, distribuidos principalmente em netflix e youtube (~50% do tráfego https). Demais tráfego é p2p e outras conexões. Atualmente meu cache profissional atende a 20% de requisições, o que representa cerca de 2% do total do meu tráfego.

Fiquei mais pensativo após a aprovação do marco civil da internet, que proíbe que seja monitorada/modificada/registrada a conexão que o cliente faz.

Será que realmente ainda vale a pena colocar um equipamento que me parece tende a ficar obsoleto no atual cenário da internet ja que cache somente funciona para http? Ví algumas implementações para p2p que até me interessaram um pouco, mas isto não dará ao cliente final uma melhor experiência. Apenas uma pequena economia, pois o cache tem que baixar todo o arquivo para ter disponível para outros clientes, e ao menos ao meu ver é extremamente difícil a mesma fonte ser baixada mais de algumas vezes (vejo o mesmo filme ser baixado de fontes totalmente diferente) o que também inviabiliza o sistema. Não fiz testes deste, apenas análise de rede sobre o tráfego alvo do cache p2p.

Atualmente temos contrato de troca de tráfego com duas operadoras, OI e GVT, e os valores são muito convidativos, entre R$80 e R$120/mb/s e a facilidade de ampliar link é o custo de uma ligação ao consultor.

Gostaria de opiniões a respeito da utilização de cache profissionais e se os mesmos tem apresentado resultados satisfatórios, pois alguns testes com QOS tem apresentado resultados muito mais concretos sobre economia de link & melhora de experiência do usuário.

2. ja a mais de um ano testei e em 60 dias a economia não passava de 23% sem falar nas atualizações quase que diárias... eu desisti por não achar viável e interessante.

3. Já desistir de cache faz 02 anos. Solução aumentar o link e uma política QOS

4. Alex também estou achando muito caro. A economia de banda não esta valendo o valor das licenças do cache. Desligar ele me parece a melhor solução. Um ativo a menos na rede. Quem de dera o google disponibilizar gratuitamente o global cache deles. Acho q ai sim valeria a pena. Um faceglobalcache também seria interessante.

Megabyte, sobre qos, estou implementando sobre centenas de regras, deixando o router quase louco (e eu tb). Mas o nosso xeon rodanro mikrotik tem dado conta do recado. O que vc esta usando como sistema para fazer a qos na rede? Tens trabalhado com muitos mangle ou apenas priorizando por tipo de cliente empresarial, residencial, skype, youtube, navegacao, download etc sendo mais basico e facil de gerenciar?

5. O cache só é vantagem para quem paga caro em link e não tem dinheiro para aumentar ele é um solução alem disso você pode por os medidores em cache que vai lhe dá uma tranqulidade pois tem clientes que se você vende 1mb de bate 950kbps ele já está ligando reclamando de lentidão parece piada kkk, enfim em algumas regiões ainda é viavel o cache sim más quem tem dinheiro para um bom router e um suporte de qualidade com regras bem feitas de priorização de trafego qos acho que o cache se torna obsoleto praticamente inutil cache que não dá economia de pelo menos 30% não vale a pena... minha opinião quero a dos amigos com mais expericencia, abraços

Tópicos Similares

1. Respostas: 14
    Último Post: 26-07-2013, 13:26
  2. ThunderCache 7 Causando Lentidão na Rede
    Por carneirinhobad no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 40
    Último Post: 25-04-2013, 20:39
  3. hardware para trunder cache para 300 clientes na rede
    Por tassiooo16 no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 21-01-2012, 16:54
  4. Respostas: 9