Página 1 de 8 123456 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. Antes de escrever este post eu fiz muitas pesquisas. Sobre redes e provedores de internet Wi Fi descobri muitas coisas, desde aqueles que investem pouco, até os que estão há anos no mercado empreendendo e se esforçando ao máximo para levar qualidade e segurança para seus clientes. Mas será que só isso basta?


    Aqui em Brasília praticamente não existem mais provedores Wi Fi de bairro. Aqueles que ainda persistem na atividade são na verdade uma segunda fonte de renda dentro da empresa de TI. Me refiro às lojas de produtos de informática nas cidades satélites, uma fonte complementa a outra.


    O desaparecimento deste tipo de serviço no DF é em minha opinião o reflexo do advento da Internet 3G. Nossa topologia favorece bastante à qualidade em vista de outras cidades pelo Brasil. Aqui a 3G caiu de verdade nas graças da população. Além disso, as fiscalizações quanto aos quesitos técnicos e de qualidade são frequentes por aqui. Isso ajuda na manutenção da boa prestação do serviço.


    Outra questão que também pode ter contribuído para a desistência dos provedores Wi Fi é a presença maciça das operadoras convencionais. GVT, Oi e Net alcança 100% do DF, em algumas localidades elas chegaram antes do asfalta e até da água ( verdade, vivi isso). A oferta do serviço atrelado à alta renda da população ( maior renda por pessoa do país), faz com que a “mal falada” internet via rádio seja esquecida e até menosprezada. Ou seja, o baixo custo do serviço Wireless quando comparado com o serviço oferecido por alguma das empresas mencionadas acima não é levado em consideração, a população prefere pagar mais caro.


    Com o Programa Nacional de Banda Larga - onde o Governo Federal estabeleceu meta de tempo para ser implantado nas regiões mais remotas - o Wireless tende a ficar ainda mais obsoleto para o cliente doméstico nas localidades mais distantes, pois a fibra vai chegar.


    Outra questão são as chamadas “Cidades Digitais”, aqui em Brasília o projeto está em fase final de implantação com tecnologia Cisco. É de se impressionar a qualidade e o alcance do sinal. Como aqui é uma cidade plana, pelo que percebi toda a rede – em todo o DF – está sendo desenvolvida em modo repetidor. Ou seja, o sistema só necessita de um poste com energia elétrica. Já contei, do trabalho até em casa existem 26 estações de Acess da Cisco instaladas.


    Diante do cenário, como vocês enxergam o futuro dos provedores Wireless em regiões que estão na mira dos projetos sociais que priorizam o acesso da população à internet de alta velocidade?




    Veja a última seleção das cidades que irão receber o projeto “Cidades Digitais”: http://goo.gl/Zn9W5J


    Entenda o PNBL: http://goo.gl/QzC9IJ




    Cheguei ontem e já lhes trago um post deste nível. Putz...

  2. De que adianta ser tudo Cisco se nada que o Governo provê presta?



  3. É mas este relato apesar de ser localizado, é um alerta a todos nós.
    Eu tenho um conceito já de muitos anos, mesmo antes de entrar no ramo.
    Nós somos desbravadores e criadores de sonhos para que as grandes teles assumam o controle em pouco tempo.
    Só mesmo um bom projeto pode fazer frente a esta situação.
    Ainda há tempo para nos preparar nas cidades pequenas. Mas nas grandes a coisa já está pegando. E vai pegar mais a medida que a operadora tornar rentável o investimento em cidade após cidade.
    Mesmo em cidades interioranas o que está acontecendo é a realocação de equipamentos retirados das grandes cidades e levando para o interior para melhorar o serviço.

  4. Não se assustem com o famigerado PNBL, isso não interessa ao governo. Porquê?
    Pro governo fornecer internet à população é um tiro no pé, dele, pois na grande rede a rejeição do governo tá lá em cima, visto que na rede se obtém as verdadeiras informações não divulgadas pela grande mídia.
    Nõa tô fazendo política é apenas uma constatação, façam uma pesquisa e verão a realidade.
    JMayer.



  5. Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    O antigo prefeito daqui prometeu cidade digital (Orindiúva sempre teve), até hoje nada saiu.

    Arthur, pelo que andei lendo o que está ocorrendo é que as prefeituras não estão conseguindo desenvolver um pro projeto de viabilidade técnica e econômica, como a escolha das cidades é uma espécie de "processo seletivo", aquelas que não conseguem de primeira vão para o final da fila.

    Marque uma audiência com seu prefeito e sinta os problemas. Quem sabe você não seria a solução? Falta de dinheiro não é.






Tópicos Similares

  1. Script para desativar regra do thunder em caso de down !
    Por lednet no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 29-11-2016, 11:37
  2. Respostas: 10
    Último Post: 23-11-2012, 09:36
  3. Duvida sobre redes wireless e tempo de resposta
    Por striteiro no fórum Redes
    Respostas: 7
    Último Post: 29-06-2012, 07:46
  4. Respostas: 8
    Último Post: 22-01-2012, 17:40
  5. DÚvidas Em Tempo De Resposta Ttl???
    Por marcomtb no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 01-02-2008, 01:20

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L