+ Responder ao Tópico



  1. Boa tarde pessoal, venho perdi a ajuda dos amigos.
    alguem poderia saberia informar o valor do capacitor c603 do bullet?

  2. Ele é só um capacitor pra filtragem do DC que chega peloa jack RJ45 e vai pro VRM (CI soic de 8 pinos no lado oposto ao capacitor), ou seja, o valor adequado pra ele depende do tipo de ruído da fonte DC, a UBNT manda fontes de ripple baixo por isso se arrisca usando SMD ceramico de 1uF (Esse C603 fica paralelo ao C40 no outro lado da placa, é a forma barata de ter capacitancia minimamente suficiente sem usar capacitor eletrolítico grande). Mas o datasheet desse CI doi VRM (AZ1210) insiste no uso de capacitor maior, 22uF. Isso explica porque Bullet sofre tanto com fonte de ripple alto demais.

    Mas veja que esses capacitores (c603 e c40) não são fundamentais pro funcionamento do bullet, um capacitor só se danifica com tensão alta, esses que eu saiba são de 50V (Mas podem ser 63 ou 100V pelo tamanho), se houve mais de 50V (Provavelmente induzido nos cabos de rede pelo campo magnético de descarga atmosférica (raio) proximo) o VRM se danificou mais a frente, falo do CI step-down, diodos e transistores, talvez até o trafo/driver e o kendin.

    Esquemario desse tipo de equip. duvido que seja divulgado, tem que levantar as trilhas e ver os componentes proximos pra entender que valores os componentes precisam, nesse caso o CI do VRM tem varios datasheets e todos falam em algo acima de 20uF, mas capacitor SMD desse tamanho seria caro pra UBNT (Falta espaço, falta insersora de capacitor grande, se tivesse que manofaturar esse componente o preço aumentaria, fora que eletrolítico sofre mais com calor, tantalo seria a boa solução, mas sai muuuuuito caro, melhor usar capacitor menor e fonte boa (Burrice usar fonte 12V 10A, se o bullet consome 5 ou 6W não tem motivo pra fonte de mais de 12W, só que tem que prestar atenção em queda de tensão em cabo e no ripple da fonte)



  3. cara obrigado pela tua resposta bem profunda essa rss.
    tenho 2 bullet q entraram agua apos chuva e nao liga.
    abrir e vi que o capacitor c603 de ambos esquentam muito matando a corrente fiz um teste rapido com multimetro e vi que ta em curto. sera que trocando resolve ou tem algum curto mais afrente?

  4. Mas você tirou o c603 e o c40 pra medir FORA DO CIRCUITO, como toda apostila de eletronica ensina?
    Medir componente no circuito não dá... se está medindo curto o problema é seguindo as trilhas, no CI de step-down, o AZ12110 ou similar, mosfet ou CI chaveador sim é comum entrar em curto, mas capacitor em curto é coisa rara.

    Capacitor em curto é coisa que você não vai ver, e medir componente no circuito é coisa que você não pode confiar. Siga as trilhas, remova o AZ1210 e veja FORA DO CIRCUITO se está em curto (Deve estar).

    Se o AZ1210 entrou em curto pode ter danificado mais coisa a frente, se você usava fonte ADEQUADA, tipo de 12-15W ela deve ter queimado com o curto, mas se usava fonte RIDÍCULA e INADEQUADA de 10A num aparelhinho que consome 0,5A é provavel que tenha queimado quase todo CI do bullet.






Tópicos Similares

  1. Burlando o squid - Falha de segurança ou falha do admin??
    Por eugeniomarques no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 12-05-2008, 12:54
  2. Respostas: 6
    Último Post: 29-09-2006, 23:41
  3. valor do link
    Por freitas no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 02-03-2006, 18:12
  4. Manual ou apostila do Kylix
    Por ricardodru no fórum Linguagens de Programação
    Respostas: 1
    Último Post: 07-11-2003, 07:14
  5. valor do MX
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 09-04-2003, 08:33

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L