Página 1 de 10 123456 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. Atualmente utilizamos uma rede cabeada, são apenas quatro computadores, a distância entre o servidor e as estações são de 20 metros, onde são três paredes de alvenaria, estamos querendo colocar wifi, em virtude, que as estações serão alteradas de lugares.

    Deixaremos o switch onde está o servidor colocaremos um AP, a dúvida se o desempenho será muito baixo.

    As estações são basicamente para acessar o sistema da empresa.

  2. Será bem mais baixo que rede cabeada.

    Rede cabeada da em media 80Mbps servidor>terminal em rede 100M. No modo G com 20 metros com bons roteadores você vai conseguir no maximo 20Mbps. Se usar modo N, com ótimo equipamento, vai chegar nos 70Mbps (70M roteador>pc, e uns 40M PC>roteador)

    Por ótimo equipamento diga-se roteador 2x2 (2 antenas) com potencia na casa dos 20dBm, antena de 7 ou 8dBi, e nos terminais placas pci-e, pci, ou USB que suportem modo N, com pelo menos 18dBm de potencia e antena direcional de 5-8dBi.
    (Lembra que são 20m, se fossem 5m e 1 parede o equipamento custaria metade do preço, reveja se não dá pra posicionar esse roteador perto dos terminais!)

    Placa pci barata só roda modo G, o normal com antenas gratis de 2dB lááááá em baixo atras de 2 palmos de lata é trafego de 6-10Mbps, a maioria das coisas via rede roda, tipo terminal de vendas ou consulta de preços, mas se usar roteador vagabundo, tipo Multilaser, Encore, Dlink, Pacific, ou qualquer um de 14 ou 15dBm vai perder pacote pra caramba, e dependendo do software utilizado via rede pode até corromper BD (No meio empresarial há o maldito hábito de recém-formado em ciências da computação de fazer programa de missão crítica com BD do Acess, tem que ficar reorganizando arquivo todo dia se usar wifi assim, isso não são programas pra qualquer rede lenta).

    Se forem notebooks, lembra que as antenas deles ficam atras da tela, então o usuario não devia ficar de costas pro roteador e sim de frente pra ele pra ter o mínimo possível de obstaculos (Porque notebook geralmente tem placa mini-pcie de 14 ou 15dBm e antena de 3-4dBi que nem sempre fica na vertical)

    Se quer começar com baixo custo recomendo o Intelbras Win240, com 500mW, mas fixa em modo N (Nada de modo B/G/N auto) e numa velocidade tipo 39Mbps (Em 20m não dá pra chegar nos 72Mbps desses roteadores nunca, pra ter 150Mbps teria que usar canal de 40MHz, que em 20m com obstaculos rumo a terminais comuns é praticamente impossível). Nos terminais pode usar placas pci, pci-e, ou USB que suportem modo N e tenham potencia decente (Nada de Braview, Encore, ou Dlink, essas tem no maximo 14-15dBm, procure alguma com 18dBm pelo menos), e antena direcional, do tipo:
    https://www.balaodainformatica.com.b...3%AAmea-RP-SMA
    (Acredite, antena direcional faz uma diferença GIGANTE! Antena omni de 8 ou 12dBi não dá o alcance e estabilidade que uma direcional de 6-8dBi dá!!! Com omni eu não recomendo NADA, pode ter adaptador USB de 30dBm que não vai ter o troughout que tem com direcional)

    Adaptadores USB desse tipo podem ser usados:
    https://www.balaodainformatica.com.b...%ADvel-de-4dBi
    Mas veja que por default ele cai em config. brasileira que limita o EIRP (16dBm da etapa de RF + 4dBi da antena = 20dB EIRP), teria que alterar o país (Config. de dispositivos, config. avançadas) pra ter pelo menos uns 18dBm em 39M.

    Placas PCI podem ser péssimas de potencia, olha a potencia EIRP dessa:
    https://www.balaodainformatica.com.b...-TL-WN751ND%29
    18dBm EIRP é o LIMITE, como tem antena de 2dBi então a etapa de RF tem 16dBm em 6,5 - 26M, acima disso cai pra 15dBm, e lá em 72M cai pra coisa tipo 12dBm, potencia que mal passa 1 parede.

    Não estou recomendando a Balão da Informática, na verdade deteste o frete alto deles, prefiro a Kabum, é só exemplo, QUES MODELOS EXATOS comprar depende de onde você compra, de que custos quer (O basico é roteador de 150M, adaptadores wireless e antenas direcionais. Se puder colocar um AP mais proximo pode usar antenas omni que acompanham os adaptadores), e de que banda precisa, roteador 300M geralmente tem etapa de RF de menor potencia se usar banda tipo 120-150M, um Linksys de R$ 300 costuma ter potencia de 15-16dBm nessa velocidade, então pra 20m não dá, teria que comprar roteador mais poderoso em potencia e ganho de antena, ou usar roteador com antena removível e colocar antena maior que a original (De preferencia setorial, essa Dlink ou outras similares tem angulo tipo 30°, eu tenho uma na frente de casa apontada pra tras e cobre a casa toda com 10m de largura).

    Rede cabeada te dá 80Mbps com 1mS de resposta, wifi pra te dar isso custa R$ 800 pra 4 maquinas em 20m. Se precisa apenas o basico, 1 ou 2Mbps só pra navegar, qualquer placa wifi com antena direcional, em qualquer roteador vai funcionar, vai perder pacotes aos montes, mas navegação na web pode perder pacote, pelo menos sai barato.



  3. Cada caso é um: no início tinha uma antena de grade de 26 dBm com 4 metros de altura acima do telhado e cobria o imóvel todo menos em dias de chuva, comprei uma omni melhorou para os dias de chuva mas por interferir mais e receber mais interferências o roteador travava direto menos o Multilaser re24(outros modelos esquece) mas peca na potencia de sinal, nem com bullet tive sorte. Uns 2 anos estou usando o Greatek 2500 é bom de potencia(700mw) mas na pratica acho que não chega a 300mw e também com antena omni em baixo do telhado e cobre o imóvel todo mesmo em celulares podendo fazer chamada com vídeo. No meu caso, é de uso mais doméstico do que comercial, pois sou autônomo, mas um dos dispositivos é cabeado.

  4. Tenho uma Loja com 700 m² cheia de Gondolas metálicas, esta rodando a mais de 5 anos com dois aps de plástico na banda B as estações com placas wireless das mais baratas tudo roda perfeito ( 8 terminais de vendas, 3 caixas, monitoramento de câmeras, 2 terminais de financiamento e 1 servidor SQL), amenos que você precise de alta performance esteja trafegando em sua rede um datacenter de dowloads pesados e contínuos, pode fazer que vai rodar bem sim sem nenhuma preocupação é só configurar direitinho que você não terá nenhum problema.



  5. Olha, nos meus clientes falo o seguinte: "Se poder cabear, 1000000% de certeza o cabo, pq wi-fi é luxo" !

    Outra alternativa para diminui a latência, é se possível colocar roteadores N, 1 em cada cômodo, e eles ligados por cabo no switche. Setados com potência suficiente só para aquele cômodo, assim 1 não causaria interferência no outro.

    Não sei quais os equivalentes hoje, mas à uns 4 ou 5 anos atrás, primeira coisa que pensava em comprar era os meus queridos Zinwell G220 kskskskskskskskksks






Tópicos Similares

  1. Virtualização com wifi muito lento
    Por iuri.petrola no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 08-01-2014, 10:40
  2. Novidade Ubiquiti - Fonte com Wifi
    Por vendasubiquiti no fórum Redes
    Respostas: 13
    Último Post: 10-07-2013, 16:32
  3. Respostas: 3
    Último Post: 30-03-2009, 11:10
  4. Respostas: 8
    Último Post: 12-12-2008, 10:35
  5. nao consigo configurar o X nas estacoes com boot remoto
    Por elo_climber no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 28-01-2005, 12:04

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L