Página 1 de 8 123456 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Olá.

Eu estou (ou estava) quase comprando uma SXT Lite5 para usar aqui como cliente, mas vi um post do @rubem em outro tópico sobre CPEs com ângulo muito aberto não serem ideais em alguns locais por causa de reflexo. Bem, a SXT Lite5 tem 25º de abertura e acho que o local aqui se enquadra no grupo dos que não são ideais.

A torre que provavelmente vou usar quando migrar para 5GHz está em um ponto mais alto que aqui e entre 1km e 2km de distância. Tem visada até ela e a cidade no caminho está em um nível bem mais abaixo (aqui é o meio de um morro, está mais alto que a cidade quase toda). Porém aqui próximo, ainda no morro e na direção da torre tem dois prédios (um de cada lado da esquina) e o telhado das outras casas que são um pouco mais baixos por ser a decida do morro. Há ainda árvores bem altas de uma escola na mesma esquina. Se eu conseguisse acessar o LinkCalc da Intelbras (não me sugiram o AirLink, não iria instalar plugin do G. Earth por causa disso nem se tivesse para Linux) eu mostraria por ele, mas tudo que é dela está fora do ar (site, fórum, linkcalc, etc, etc.), e não é só aqui, segundo o isup.me.

Bem, pelos 25º de abertura da SXT, imagino que vai ficar terrível se usar uma aqui. Além disso, a SXT é presa por um laço metálico, não dá para regular ela verticalmente sem usar um NanoBracket (eu só iria querer se fosse o 2.0, que não achei no Brasil). Acho que vai ter reflexo das paredes dos prédios, das árvores, dos telhados e tudo mais, ou ao menos alguns desses.

Então estou pensando em usar Groove 52HPn (L3) + antena direcional 5GHz e preciso de sugestões para a antena.

Quero uma antena com o menor ângulo de abertura possível, no mínimo 20dBi, que seja de qualidade e não custe tão caro. Achei uma da Computech, de 22dBi por R$119 (http://www.wavelan.com.br/produto/de...e-5-GHz-22-dBi) mas estou achando que ela deve ser um lixo (opiniões?). Tem uma da Hyperlink (HG5421G) de 21dBi, bem semelhante a essa Computech, por R$290 na NR Store. Pelo preço maior mesmo com menos dBi, e a marca, imagino que a qualidade dessa seja muito superior, mas por esse preço aí não dá pra mim, já que vou ter que descolar uns R$200 para a Groove sem contar os cabos Ethernet, pigtail, conectores e etc.

Então, alguém me sugere alguma antena boa mesmo, dentro das condições que listei acima, e que não custe mais de R$150? O que dizem dessa da Computech que citei?

Até mais.

2. Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Olá.

Eu estou (ou estava) quase comprando uma SXT Lite5 para usar aqui como cliente, mas vi um post do @rubem em outro tópico sobre CPEs com ângulo muito aberto não serem ideais em alguns locais por causa de reflexo. Bem, a SXT Lite5 tem 25º de abertura e acho que o local aqui se enquadra no grupo dos que não são ideais.

A torre que provavelmente vou usar quando migrar para 5GHz está em um ponto mais alto que aqui e entre 1km e 2km de distância. Tem visada até ela e a cidade no caminho está em um nível bem mais abaixo (aqui é o meio de um morro, está mais alto que a cidade quase toda). Porém aqui próximo, ainda no morro e na direção da torre tem dois prédios (um de cada lado da esquina) e o telhado das outras casas que são um pouco mais baixos por ser a decida do morro. Há ainda árvores bem altas de uma escola na mesma esquina. Se eu conseguisse acessar o LinkCalc da Intelbras (não me sugiram o AirLink, não iria instalar plugin do G. Earth por causa disso nem se tivesse para Linux) eu mostraria por ele, mas tudo que é dela está fora do ar (site, fórum, linkcalc, etc, etc.), e não é só aqui, segundo o isup.me.

Bem, pelos 25º de abertura da SXT, imagino que vai ficar terrível se usar uma aqui. Além disso, a SXT é presa por um laço metálico, não dá para regular ela verticalmente sem usar um NanoBracket (eu só iria querer se fosse o 2.0, que não achei no Brasil). Acho que vai ter reflexo das paredes dos prédios, das árvores, dos telhados e tudo mais, ou ao menos alguns desses.

Então estou pensando em usar Groove 52HPn (L3) + antena direcional 5GHz e preciso de sugestões para a antena.

Quero uma antena com o menor ângulo de abertura possível, no mínimo 20dBi, que seja de qualidade e não custe tão caro. Achei uma da Computech, de 22dBi por R$119 (http://www.wavelan.com.br/produto/de...e-5-GHz-22-dBi) mas estou achando que ela deve ser um lixo (opiniões?). Tem uma da Hyperlink (HG5421G) de 21dBi, bem semelhante a essa Computech, por R$290 na NR Store. Pelo preço maior mesmo com menos dBi, e a marca, imagino que a qualidade dessa seja muito superior, mas por esse preço aí não dá pra mim, já que vou ter que descolar uns R$200 para a Groove sem contar os cabos Ethernet, pigtail, conectores e etc.

Então, alguém me sugere alguma antena boa mesmo, dentro das condições que listei acima, e que não custe mais de R$150? O que dizem dessa da Computech que citei?

Até mais.
    Aqui no provedor parei de usar antenas CPE clientes com maior grau de abertura, atualmente só uso NANOBRIDGE DE 22dbi tem sido um sucesso, elas tem apenas 4 graus de abertura um VSWR muito bom.

3. Apesar de eu reclamar tanto dessas antenas abertas, onde a condição é muito boa (Nenhum refletor por perto, zona de fresnel absurdamente limpa, ruído baixo) dá pra usar elas.
    O que reclamo é do endeusamento dessas CPE's, CPE barata é feita assim ou assado por questão de custo, uma antena patch de 30-60º tem um custo absurdamente baixo de produção comparado a uma grade de 3-6º. A ÚNICA vantagem é rapidez na instalação e possibilidade de instalar de modos diferentes devido ao menor peso e arrasto.

SXT de 25º já é uma evolução comparado aos 60º dos NS.

4. Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Olá.

Até mais.
    Amigo por experiencia propria sxt lite5 hj é o melhor equipemento cliente se for levar em conta custo beneficio, sim o angulo de abertura nao é o ideal mas este equipamento é para trabalhar em celulas de 300m a 1.8km no maximo, em celulas nao tera muitos problemas com o angulo de abertura, colocar nanob.m5 em todos os clientes seria um sonho mas fica inviavel por causa do valor R$280 contra R$195 em media das SXT lite, o ideal para trabalhar com SXT seria com o nv2 ativo mas com nv2 vc fica refem da Mikrotik e se faltar o produto no mercado vc fica sem instalar cliente , o que tenho aqui sao celulas com nv2 e sem nv2 ativo dependendo da area e do grau de interferencia em 5ghz o conjunto ominitik e sxt seria uma excelente soluçao para celulas, com nv2 ativo: 300m a 1.5km somente usando SXT lite , sem nv2: 300m a 1.5km com sxt e clientes de 1.5km a 3km ai seria uma "opçao" usar nanob m5 se o cliente quiser pagar taxa de instalaçao mais alta .

Uma celulas minha sem nv2, ominitik e sxt a 1.3km@90.000kbps de throughput:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ominitik no nv2.png
Visualizações:	334
Tamanho: 	72,2 KB
ID:      	53130

5. Obrigado a todos pelas respostas.

Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Apesar de eu reclamar tanto dessas antenas abertas, onde a condição é muito boa (Nenhum refletor por perto, zona de fresnel absurdamente limpa, ruído baixo) dá pra usar elas.
    É aí que mora meu problema. Como disse, na direção da torre que usarei há prédios, árvores e telhados de casas mais altas. O problema dos telhados dá pra resolver colocando um mastro mais alto, mas os demais acho difícil com uma CPE: as árvores e os prédios estão todos na mesma esquina, se encostar para um lado é um problema, se ir para outra já encontra mais um.
    Por causa disso, acho que esses 25º da SXT são demais para meu caso. Se a zona de fresnel depender do ângulo de abertura (não estudei muito sobre isso) aí piora tudo. E esse provedor que uso já está fazendo bagunça em 5GHz com potência altas demais, além de desrespeitar todas determinações da Anatel que conheço para essa frequência. Nos scans que fiz não prestei muita atenção, mas tinha muita rede 5GHz, imagino que algumas sejam de outros provedores, provavelmente desses de fundo de quintal usando omni exagerada, potência no máximo, etc. Resumindo, acho que aqui já deve ter um belo ruído em 5GHz.
    Nessa situação toda, ainda compensa eu usar a SXT Lite5?

Citação Postado originalmente por Maclaud Ver Post
    Aqui no provedor parei de usar antenas CPE clientes com maior grau de abertura, atualmente só uso NANOBRIDGE DE 22dbi tem sido um sucesso, elas tem apenas 4 graus de abertura um VSWR muito bom.
    NanoBridge 22dBi era uma das alternativas que eu cogitava antes de escolher a SXT, mas eu não gosto de produtos da Ubiquiti, o airOS não me agrada, prefiro ter algo como RouterOS que permita eu fazer configurações mais variadas.
    Além disso, uma NanoBridge encima de uma casa não deve ser a mesma coisa que uma antena de grade ou CPE, não é? Por causa do peso e arrasto maior com vento, imagino que tenha que usar canos mais largos e mais fortes para suportá-la, o que dá mais trabalho para instalar.
    Mas ignorando o airOS, é uma boa alternativa mesmo, mas não é o que quero.

Citação Postado originalmente por speedpc Ver Post
    este equipamento é para trabalhar em celulas de 300m a 1.8km no maximo, em celulas nao tera muitos problemas com o angulo de abertura, colocar nanob.m5 em todos os clientes seria um sonho mas fica inviavel por causa do valor R$280 contra R$195 em media das SXT lite
    Não tenho certeza, mas acho que dá 2km de distância até a torre aqui, então acho que a estabilidade que eu posso obter com a SXT aqui é questionável, contando os outros fatores que citei.
    Mas onde você achou SXT Lite por R$195? Com esse preço você se refere à Lite2 (para 2.4GHz), não é?

Até mais.
    Última edição por TsouzaR; 14-07-2014 às 09:57.

Tópicos Similares

1. Esse tipo de antena daria para fazer conexao???
    Por josueferreiradesouza no fórum Redes
    Respostas: 10
    Último Post: 29-07-2010, 00:42
  2. Respostas: 3
    Último Post: 09-06-2010, 13:41
  3. Respostas: 7
    Último Post: 06-03-2009, 22:42
  4. Respostas: 7
    Último Post: 18-03-2008, 10:02
  5. Respostas: 14
    Último Post: 12-07-2007, 12:03

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L