Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. No Brasil, existe pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado que é curso de tecnólogo de informática?
    Se não existe pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado chamado de tecnólogo de informática, existe especialização, pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado que é curso de tecnólogo de informática mesmo que não seja chamado de tecnólogo?

  2. Opa,

    Ficou meio confuso o que pretende.

    Tecnólogo é um curso de nível superior. Por esse motivo é possível fazer mestrado e, posteriormente, doutorado.

    Não confundir com cursos sequenciais em tecnologia (menos de 3 anos). Nesses não há possibilidades de Mestrado e Doutorado.

    Formação de tecnólogos em eletrônica e eletrotécnica, por exemplo, tem 3 anos e meio de duração. Não tem as mesmas atribuições de engenheiros, mas podem fazer cursos de pós-graduação, desde que aceitos por alguma faculdade de engenharia.



  3. Citação Postado originalmente por jorge Ver Post
    No Brasil, existe pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado que é curso de tecnólogo de informática?
    Se não existe pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado chamado de tecnólogo de informática, existe especialização, pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado que é curso de tecnólogo de informática mesmo que não seja chamado de tecnólogo?
    Amigo, existe sim, mas conforme o Marcelo já te explicou tem algumas diferenças, estou iniciando um curso tecnólogo de Tecnologias para Internet pelo IFMT, Instituto Federal, semipresencial, acabei de ver o currículo do curso e abrange uma vasta gama de conteúdos também relativos a informática. Aqui em MT também tem a UNEMAT que é estadual e oferece o curso específico de Informática, este é presencial e de graduação, entra no site deles e terá maiores informações.

  4. Sobre mestrados e doutorados, a area de TI não costuma dar bola pra essas formações, as especializações e certificações são MUUUUUUITO mais importantes.

    Afinal, não adianta nada em 2014 ter um mestrade de 1995 com tese sobre Fortran...

    Se quer seguir carreira docente ou científica vai ter que optar por Ciencias da Computação ao invez de curso tecnológico, aí sim terá 3 ou 4 opções no país todo.

    Se quer só pós-graduação, mesma coisa, são todas da area de Ciencias da Computação, que... provavelmente vão me apedrejar... é um "TI" pra engravatado de escritório. É algo completamente diferente do mercado de certificações, que tem certificações com "data de validade" e exige muito conhecimento prático além do teórico. O mercado dá mais bola pra certificações do que pra formação por isso.
    (E porque todo o nível superior do brasil está péssimo, cheio de curseco com "Tutor" ao invez de professor, com aula pré-gravada, isso dá na mesma que ficar em casa lendo e depois aplicar uma prova em certificação. As vezes o MEC acorda: http://www.edgarlisboa.com.br/outras...sino-superior/ (Ih, já estudei numa das faculdades citadas... putz... 1 ano de administração)

    Tem umas certificações que já estão prostituídas devido ao excesso de cursinhos mal-feitos na base do "As questões que geralmente caem são essas", mas isso são as de nível inicial, um CCNA especialista em rede, ou um CompTIA+ Security em redes, e um CISSP qualquer não são tirados por quem chuta questão de múltipla escolha em prova, você até pode tirar alguns sem ter nada antes, mas geralmente o profissional de TI que chega nesses exames já tem uma bagagem de TI muuuuuito maior que a maioria que sai da universidade rumo a uma pós em Ciências da Computação, por isso o mercado prefere aqueles e não estes.



  5. Vou falar em relação a minha região (Mossoró - RN), o pessoal daqui não vê muito a questão das certificações, e sim pelo que tem de curso superior. É bem mais garantido uma vaga de emprego para quem tem curso superior do que um profissional que possui 2 ou 3 certificações de renome.


    Eu mesmo uma vez fiz o curso e me certifiquei em CCNA, digo assim NA MINHA REGIÃO NUNCA VALEU DE NADA, e os profissionais daqui também são assim, só procuram o que o mercado oferece, se o mercado necessita de um profissional com curso superior o pessoal corre e vai fazer curso superior. Terminei minha faculdade e vi gente sair de lá sem nem saber configurar uma rede com 2 pcs ou fazer um cabo de rede, pois o que eles sabiam era teoria.




    Então pra responder ao tópico, acho muito importante você ter uma formação, seja ela qual for, com certeza existem várias principalmente nesses grandes centros urbanos e capitais, onde você pode até fazer direcionada ao que você deseja.


    O bom profissional não deixa nunca de estar se atualizando, concordo que hoje um mestrado em TI (generalizando), deve servir por no máximo uns 2 ou 3 anos, depois disso os estudos estão obsoletos pois sempre esta surgindo novas tecnologias.






Tópicos Similares

  1. Respostas: 5
    Último Post: 07-03-2014, 23:28
  2. Placa mãe toda onboard que funciona tudo no Linux existe???
    Por lacierdias no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 26
    Último Post: 06-08-2005, 12:06
  3. Respostas: 16
    Último Post: 21-07-2005, 11:34
  4. Respostas: 1
    Último Post: 10-03-2003, 11:37
  5. acl no squid não está funcionando. O que fazer ?
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 20-12-2002, 16:01

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L