Boa noite amigos...
estou iniciando os trabalhos com uma nova estrutura em outra cidade distinta de onde atuo hoje onde optei por já implata-la totalmente dentro de roteamento OSPF com malha MPLS + VPLS ....
estamos fazendo com calma, tendando montar tudo da melhor forma possivel pra nao ter surpresas depois...
hoje na rede que eu trabalho nao utilizo roteamentos avançados.... e nessa nova estrutura ja estamos rodando os tais que falei em 4 novas torres ainda sem nenhum cliente,
com ajuda de um consultor que por sinal tbm é professor de redes adotamos esses roteamentos, eu ja´entendi tudo como funciona... resetei varias vezes as RB´s e fiz tudo de novo só pra laciar o conhecimento
porem uma coisa que eu gostaria de me informar melhor é sobre boas praticas de gestão da rede, endereçamentos e etc
hoje no meu cenario tem LINK FULL + PTT-SP + BGP recebendo um /22.... dai em diante tem PPPOE centralizado > OSPF/MPLS/VPLS
1 ip valido em cada RB.... enlaces feitos com /29
Exemplo de endereçamentos:
TORRE 1 = 201.150.xxx.xxx + enlace p prox torre 172.1.2.0/29... rocket do ptp 172.1.2.2/29
novos enlaces partidos da torre 1 vou
Torre 2 = link da vindo da torre 1 no rocket 172.1.2.3/29 ... agregação da rb 172.1.2.4/29....
novos enlaces partidos da torre 2 eu vou seguindo a sequente das ranges dessa rede 172."2".x.x/29 ....
Torre 3.... mesma coisa
eu costumava trabalhar assim na rede que eu usava com "BRIDGES ROTEADAS".....
o pessoal que ja tem rede funcionando com esses protocolos de roteamento poderia dar opnioes, cases ou sujestoes de boas praticas?
to querendo executar o processo de gestao da rede e endereçamento ja pensando daqui 3 ou 5 anos que pode estar com uma proporção muito grande na rede entao ja quero deixar da forma mais funcional possivel...
alguem??
desde já agradeço