+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Smile Equipamentos para provedor.

    Amigos, estou seguindo na luta para a abertura do meu provedor 100% legalizado antes de operar.
    Gostaria da ajuda dos senhores na escolha dos equipamentos.
    Tenho pouca verba para investir e gostaria de trabalhar com uma unica marca / linha de equipamentos de boa relação custo / benefício, com uma boa confiabilidade e robustes, para poder dominar a questão de gerenciamento, configuração e manutenção dos mesmos, a fim de evitar riscos de incompatibilidades entre marcas e modelo, sei que a escolha é pessoal de cada profissional, então estou aberto a ouvir a todas as opções para depois fazer minha escolha ok
    Apenas lembro que aqui o terremo é bem acidentado ok!!.

    O link que usarei inicialmente é por sátélite, e antes que me avisem, já sei sobre a latencia, e estou já verificando a viabilidade para link atraves de transmissão ponto a ponto ate a torre provedora propriamente dita.
    então segue as pergundas:

    Os equipamento que gostaria de sugestões de compra seriam os seguintes, incluindo suas fontes e demais acessórios.:

    Kit cliente proximo a torre
    Kit cliente proximo ao limite de abrangência de sinal de boa qualidade / intencidade com visada 100%
    Kit clinete proximo ao limite de abrangência de sinal de baixa qualidade / intencidade com visada 100%
    Kit cliente com visada parcial ( arvores por exemplo )

    Kit torre de transmissão omini direcional com link por cabo ( caixa e dimenções, rb, pig, etc )
    Kit torre de transmissão omini direcional com link por ponto a ponto retransmitido ( caixa e dimenções, rb, pig, etc )
    Kit torre de transmissão 2 setoriais + link ponto a ponto

    Kit torre de retransmissão de link

    Gerenciador do sistema como um todo.

    Sei que é muita coisa, mas se puderem ajudar agradeço

    Caso queiram, podem mandar para p meu e-mail mesmo: [email protected]

    Pretendo após escolha dos equipamentos fazer algo como uma licitação para a compra de lotes do mesmo aqui no nosso forum, assim retribuo as informações com compra dos equipamentos junto aos nosso patrocinadores e colaboradores, apenas espero preços competitivos e infomrações claras ok!!

    Mais uma vez obrigado pessoal.

  2. #2

    Padrão Re: Equipamentos para provedor.

    Estou iniciando meu provedor e com pacotes de 2 Mega e 5 Mega, vou utilizar 3 rocket M5 junto com BaseStation de dupla polaridade em 5.8GHz, todos sendo do fabricante ubiquite.

    Pretendo iniciar com 25 clientes até 4.200 Km, essa configuração na torre me atenderia? Obrigado a todos.

  3. #3

    Padrão Re: Equipamentos para provedor.

    Boa tarde acls!

    Funcionará perfeitamente sim meu amigo! Porém deve seguir as seguintes recomendações:

    1) Os basestations devrão ser de 120º e de 16 dbi. Isso porque quanto menor o ganho da antena setorial, melhor o angulo de abertura vertical da célula de atendimento, consecutivamente sua área de sombra fica menor e você conseguirá atender os clientes mais próximos da torre.

    2) Use shields laterais e traseiros na suas basestations. Isso irá evitar interferência por colocalização entre seus equipamentos.

    3) Para clientes entre 0 à 2Km use Nano M, ou Loco M. Para clientes entre 2Km ou mais sugiro NanoBridge M.

    4) Sugiro que trabalhe com células de 3Km se estiver em cidades do interior com baixa densidade espectral 5.8Ghz. E células de 2Km se estiver em cidades como São Paulo. Dependendo do local estar com espctro 5.8Ghz muito saturado recomendo reduzir células para 1.5Km ou menos e usar canalização de 20Mhz com MCS baixos.

    Espero ter ajudado

    Att

    Rafael Themístocles
    [Consultor em Redes e Telecomunicações/NGN Network Project Engineer]
    http://www.telmetrics.com.br
    E-mail: [email protected]
    [email protected]
    Skype: rafaelthemistocles

    Citação Postado originalmente por acls Ver Post
    Estou iniciando meu provedor e com pacotes de 2 Mega e 5 Mega, vou utilizar 3 rocket M5 junto com BaseStation de dupla polaridade em 5.8GHz, todos sendo do fabricante ubiquite.

    Pretendo iniciar com 25 clientes até 4.200 Km, essa configuração na torre me atenderia? Obrigado a todos.

  4. #4

    Padrão Re: Equipamentos para provedor.

    Obrigado. Estava pensando em usar basestations de 17dBi com 90º. Qual serial o modelo desses shield lateral e traseiro da Ubiquiti? Ou é de outro fornecedor? Obrigado de novo.

  5. #5

    Padrão Re: Equipamentos para provedor.

    Use Basestation de 16 mesmo, não irá se arrepender.

    Shields de basestation são da computech.



    Citação Postado originalmente por acls Ver Post
    Obrigado. Estava pensando em usar basestations de 17dBi com 90º. Qual serial o modelo desses shield lateral e traseiro da Ubiquiti? Ou é de outro fornecedor? Obrigado de novo.

  6. #6

    Padrão Re: Equipamentos para provedor.

    Obrigado.

  7. #7

    Padrão Re: Equipamentos para provedor.

    Comprei varios shields da computech para basestation, e vou ser sincero, não vi diferença nenhuma!