Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Olá.

Como é possível ver em outros tópicos meus, enquanto a minha verba não sai estou estudando equipamentos para usar aqui.
    Já está praticamente decidido que vou pegar uma antena MM-5825 da Aquário. Eu estava pensando em usar Groove 52HPn nela, mas vai sair caro de mais (ainda tem gastos com a parte elétrica, RB951, WOG 212 como rádio da antena 2.4GHz, cabos, adaptadores, etc, etc).

Então, para a antena 2.4GHz, eu estou quase escolhendo usar o WOG 212 (versão com AR9331), no qual eu pretendo ligar a antena que já tenho no conector SMA dele. Eu podia usar um roteador comum com antena removível (conector RP-SMA), mas eu quero conectar via 2.4GHz a um segundo provedor, para o caso de problemas com o primeiro, e a opção de alterar para antena interna ou externa a qualquer momento é bem útil para isso (externa apontando para um AP de um provedor e interna para um de outro).

Então, 2.4GHz está solucionado, eu acho. O problema é em 5GHz, que como eu disse, vai ficar caro se eu usar um Groove. A real dúvida desse tópico é: há algum equipamento para usar como rádio 5GHz (um roteador com antena removível, por exemplo), que não seja tão caro quanto um Groove, mas que também não seja uma sucata? Preciso de algo com no mínimo uns 25dBm de potência (preciso de menos que isso para estabelecer o link, segundo a calculadora da MikroTik, mas é bom ter uma folga para não forçar muito) e que aguente passar no mínimo entre 10Mbps e 15Mbps.
    Dá para achar algo nessas circunstâncias, ou vou ter que me virar para arrumar grana para o Groove 52HPn mesmo?

2. Só uma coisa, sempre tive desepenho ridículo, horrível, péssimo, nos WOG212 e WA5210AG com antena externa. Me parece que tem algum problema no chaveamento.

Não que fique inusavel, mas é algo tipo 1500m com antena interna, ao colocar grade 25dBi com 1m de cabo o alcance não passa desses 1500m igual.

Quando precisa muita antena diferente, porque não uma RB usada com cartões usados? EMP8602 é um cartão velho, pra provedor não é grandes coisas hoje, mas está muito acima de muito hardware de cliente novo.

Você pode criar vlan ou bridge entre uma lan e uma wlan, pode operar como clinte, ap e repetidor em interfaces diferentes, pode misturar 2,4 e 5GHz só trocando antena, dá pra fazer muita coisa (Se usar RB493 nem precisa switch). Direto vejo RB usada por coisa tipo R$ 80 no ML, RB133 ou 532, cartão geralmente fica menos que isso (Já comprei um pacote de 3 8602 usados por R$ 90, vão muito bem em cliente até hoje).

Já a wom5000 da Intelbras tem funcionamento decente no conector SMA externo. Usei em direcional 28dBi ProEletronic e foi bem (Igual EMP8602 nessa antena). WOM5000 é muito usada em cliente.

3. Faça wds com groove level 3

esse video ai mostra como fazer ptp wds com mk lvl3, muito bom
    Vou colocar uma rb antiguinha pra rodar aqui (rb532a + R52n),

4. Obrigado por responderem.

Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Só uma coisa, sempre tive desepenho ridículo, horrível, péssimo, nos WOG212 e WA5210AG com antena externa. Me parece que tem algum problema no chaveamento.
    Mas isso é com os WOG 212 antigos, com chipset AR2315, não? Esses são iguais aos TL-WA5210AG. Será que os novos com AR9331 ainda têm esse problema?

Quando precisa muita antena diferente, porque não uma RB usada com cartões usados? EMP8602 é um cartão velho, pra provedor não é grandes coisas hoje, mas está muito acima de muito hardware de cliente novo.
    Esse EMP8602 parece ser bem problemático, tem problemas com perda de potência, conforme li. Aí teria que trocar logo e o barato sai caro.

Direto vejo RB usada por coisa tipo R$ 80 no ML, RB133 ou 532, cartão geralmente fica menos que isso (Já comprei um pacote de 3 8602 usados por R$ 90, vão muito bem em cliente até hoje).
    Essa RB133 não deve dar conta nem de brincadeira, hehe. O que uma CPU MIPS 175MHz + 32MB de SDRAM aguenta?
    Mas estive vendo sobre a 532 ontem mesmo. Ela é um pouco interessante, se a placa suportar 400MHz na CPU, como parece ter algumas que suportam, fica mais interessante. Mas as demais, que só vão até 266MHz, não sofrem com gargalo? Faz diferença esses 32MB de RAM a mais do modelo 532A?
    Uma dessas com dois cartões desses que você citou ou algum dos mais antigos da MikroTik, consegue fazer bonding e passar ao menos 15Mbps?
    Você mesmo diz que aqueles roteadores domésticos com CPU tão fraca quanto a dessas duas RBs aí não valem nada, por que a MikroTik conseguiria algo diferente?

Citação Postado originalmente por Maxs França Ver Post
    Faça wds com groove level 3

esse video ai mostra como fazer ptp wds com mk lvl3, muito bom
    Vou colocar uma rb antiguinha pra rodar aqui (rb532a + R52n),
    É exatamente um Groove 52HPn, L3, que eu estava planejando usar, desse jeito que você falou, mas essa belezinha me sai cara. O menor preço que achei foi R$213 + frete no Mercado Livre. Considerando o restante de coisas que vou ter que comprar, está difícil arrumar mais grana para esse Groove.

Até mais.

5. Huun, então seria bom pra vc fechar com rb411 lvl 3 + cartão em uma ponta, e na outra ponta usar uma 433, vendo uma possibilidade de colocar uma omni ou setorial depois...

Bem que eu queria pegar uma rb411ah lvl4 ou um groove 52hpn pra colocar junto com a omni aqui, mais apareceu a oportunidade de pegar a rb532a + 2 cartões r52h por 140 reais ^^

Tópicos Similares

1. Conector SMA para antena externa em CPE
    Por padupb no fórum Redes
    Respostas: 4
    Último Post: 08-01-2015, 10:41
  2. Respostas: 7
    Último Post: 23-04-2010, 00:33
  3. Respostas: 2
    Último Post: 10-06-2008, 09:17
  4. Respostas: 20
    Último Post: 26-07-2007, 17:39
  5. Projeto Torre para Antena de Radio