Página 32 de 32 PrimeiroPrimeiro ... 272829303132
+ Responder ao Tópico

Padrão Re: Ajuste de MCS do MikroTik RouterOS

Bem isso, cliente a 200m do provedor provavelmente terá 5dBm de potência configurada, e cliente a 2km com CPE bem maior terá 18dBm.

Sobre planos de 2-10Mbps, precisa data rate alto porque 5 ou 6 clientes de 10Mbps tem potencial pra consumir tudo o que o throughput de MCS12 passa!

As vezes o jeito é usar no AP algo tipo MCS14, e nos clientes usar MCS10, afinal o upload é muito mais baixo que o download. Planos de 2-5Mbps rodam perfeito em MCS12 até com 20 clientes, mas conexão de 10Mbps exige o maior data rate das CPE's comuns, MCS14 ou MCS15, é muito mais tráfego.

Sobre limite de potência pra cada país, se setar pra país correto (Se está no Brasil, configurar pro país Brazil) o firmware vai limitar a potência conforme legislação, se não me engano 27dBm EIRP de 5450-5720MHz, e 34dBm EIRP de 5730-5850MHz, se informar o tamanho correto da antena (No caso de firmwares que são comuns a mais de 1 CPE geralmente tem essa opção). Se usar a faixa dos 5650MHz, por exemplo, e informar que a CPE tem 16dBi, como o limite da legislação é 27dBm EIRP o rádio vai limitar a potência a 11dBm (Afinal 11dBm + 16dBi = 27dBm EIRP), no setup não aparece a limitação, mas será a limitação prática, nesses clientes se você aumenta a potência pra digamos 19dBm mas nada muda, é só testar se entre 9 e 11dbm o sinal muda, se mudar, então não é limitação por zona de Fresnel parcial e sim por potência limitada no firmware. Seguir a legislação tem seu preço, te obriga a usar CPE bem mais grande em distâncias maiores caso na sua região a faixa dos 5730-5850MHz não tenha espaço (Em compensação se não tiver clientes a mais de 1km, NÃO use nada acima de 5730MHz, use abaixo, que é a faixa pra potências mais baixas. Pra 1km NÃO PRECISA mais que 27dBm EIRP mesmo).

Padrão

@rubem. parabéns pela ajuda que tem dado aqui para o pessoal, estou apreendendo muito. uma dúvida que tenho é a respeito do sinal ap x cliente. nesta print temos -75 cliente e no ap -65 , com o noise floor em -117, gostaria de saber se isso esta correto ou não. estou usando mcs 0 a 7 no AP e mcs 7 em uma airgrid...Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         dbm.jpg
Visualizações:	27
Tamanho: 	138,2 KB
ID:      	69496

Padrão Re: Ajuste de MCS do MikroTik RouterOS

Se está usando Airgrid, ignora o outro chain, o sinal real é -63dBm, que é um sinal ok pra banda nem tão grande.

(E ignora o sinal relatado como TX, ele as vezes está errado, só é confiável olhar o RX de ambos os lados. Explico: As vezes um AP diz que o sinal de TX é -75dBm, que é um sinal lixo, mas aí você vai no cliente e o sinal de RX dele (RX de um vem do TX do outro) na realidade é -60dBm, que é ok. Nesse print esse sinal informado de TX a -72dBm talvez não seja correto. Se for, -72dBm mal dá pra MCS3, é um sinal ruim pra cliente receber dados (Todo download sai pelo TX do AP, e vira o RX na estação, em estação RX deve ter sinal muito melhor que o RX no AP por isso, download será bem maior que o upload)