Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Pessoal,

Hoje minha rede está assim:

Internet link dedicado com ip valido 200.200.200.x-> placa 1 servidor linux(iptables + squid)->placa 2 servidor linux rede interna 10.0.1.0/24

o gateway da rede(placa 2 linux) está com o ip 10.0.1.254

O que preciso:

Configurei uma routerboard 750GL mikrotik para ter um link de backup sem loadbalance e está funcionando(http://wiki.mikrotik.com/wiki/Advanc...hout_Scripting)

nela entra 2 links dedicados: ether1 200.200.200.x(link hoje que entra no linux) e ether2 199.199.199.x link da embratel e sai o IP na ether 3 192.168.16.1

Como como tenho várias regras no iptables do linux para acesso remoto ssh, terminal service, cameras, sistema ERP da empresa web, queria deixar o iptables funcionando e usar o mikrotik somente para link de backup então, como faço para deixar todas as portas direcionadas para o linux para por exemplo quando um usuário digitar de fora o IP do meu TS: 200.200.200.x:3391 o linux é quem faz o direcionamento para a máquina como hoje é feito normalmente.

Pergunto isso para não ter que criar todas as regras novamente no MK direcionando para o Linux e ele, faz o direcionamento novamente para rede interna. Também quero continuar com o mesmo gateway interno 10.0.1.254 para não ter que alterar em todas as máquinas.

2. Não sei se intendi bem, caso sim me parece que você precisa no mikrotik fazer uma dmz para o Linux. Se for isso atente-se em deixar a porta do mikrotik como excessao na DMZ, ou Vc perde o acesso externo a ele.

3. Citação Postado originalmente por felipeandrade55 Ver Post
    Não sei se intendi bem, caso sim me parece que você precisa no mikrotik fazer uma dmz para o Linux. Se for isso atente-se em deixar a porta do mikrotik como excessao na DMZ, ou Vc perde o acesso externo a ele.

Seria mais ou menos isso mesmo...quero que o MK faça só failover mas quero que o firewall seja todo no linux.

Você teria essa regra para o dmz para eu testar? eu colocando o dmz para o linux não deixaria o mk vulnerável para acesso externo?

E como ficaria o ip válido que tenho no linux? teria que alterar para a faixa de IP lan da routerboard?

4. A regra para a DMZ seria esta:

/ip firewall nat
    add action=dst-nat chain=dstnat comment=DMZ > Linux dst-port=!8291 in-interface=Interface_do_link protocol=tcp to-addresses=Ip_do_firewall_linux

Quanto a segurança, estamos deixando somente a porta do WINBOX direcionada para o Mikrotik, então pode haver sim alguma tentativa de ataque nesta porta, porém todas as outras são direcionadas para seu firewall. Pelo que intendi do senário, o ip válido não chega no Mikrotik? Caso sim, com estas regras continuaria da mesma forma.

5. Citação Postado originalmente por felipeandrade55 Ver Post
    A regra para a DMZ seria esta:

/ip firewall nat
    add action=dst-nat chain=dstnat comment=DMZ > Linux dst-port=!8291 in-interface=Interface_do_link protocol=tcp to-addresses=Ip_do_firewall_linux

Quanto a segurança, estamos deixando somente a porta do WINBOX direcionada para o Mikrotik, então pode haver sim alguma tentativa de ataque nesta porta, porém todas as outras são direcionadas para seu firewall. Pelo que intendi do senário, o ip válido não chega no Mikrotik? Caso sim, com estas regras continuaria da mesma forma.
    Na verdade, minha real vontade é migrar meu iptables para o mk. Segue meu post se for possivel queria saber:

Pessoal,

Hoje utilizo o linux para firewall + proxy autenticado por usuário na minha rede interna. Hoje, tudo é bloqueado e liberado só que que quero para cada usuário e fiz um direcionamento somente para os macs da diretoria para não passar pelo proxy e navegar live.

Isso é possível no mk? uns 2 anos atrás tentei mas só tinha a opção de hotspot para poder autenticar.

Quero, que o usuário coloque a senha e o usuário e dentro do MK, eu escolha o que cada usuário vai acessar...ou que no caso, seja tudo bloqueado e eu vá liberando aos poucos. Preciso também, que a diretoria navegue livre de autenticação. Qual a solução para isso no MK? Hoje, o proxy do MK substitui o squid do linux?

Tópicos Similares

1. NFS + Firewall Iptables
    Por A-Marcio no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 09-09-2003, 12:01
  2. MS Exchange 2k atras de Firewall (iptables)
    Por DeJaVu no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 6
    Último Post: 06-08-2003, 11:33
  3. Dúvida em Firewall iptables
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 28-07-2003, 09:32
  4. Aumentar segurança no Firewall (Iptables)
    Por A-Marcio no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 16-04-2003, 12:50
  5. Firewall iptables
    Por marcfee no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 8
    Último Post: 04-12-2002, 09:02

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L