Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Olá pessoal..

Estou tendo um problema aqui nos redirecionamentos para um mikrotik com dois links SEM BALANCE.

Eu segui esta regra abaixo à risca e funcionou perfeitamente. O redirecionamento para o servidor principal ficou jóia, porém os próximos redirecionamentos (cameras, segundo servidor, etc) não estão funcionando. Adicionei os ips na adress list e fiz os redirecionamentos corretamente no Firewall -> NAT... O que mais pode estar havendo?

Segue a dica utilizada (aqui do fórum)

1º - Para você usar dois links numa mesma RB, você precisa configurar duas rotas padrões, uma delas com marcação de rotas:
    /ip route add comment="LINK 1" disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=(IP VALIDO QUE É O GATEWAY DO SEU LINK1) scope=30 target-scope=10
    /ip route add comment="LINK 2" disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=(IP VALIDO QUE É O GATEWAY DO SEU LINK2) routing-mark=rota_link2 scope=30 target-scope=10

2º - Em IP Firewall Mangle você cria a regra que vai marcar as conexões que deverão sair pelo link 2:
    /ip firewall mangle add action=mark-routing chain=prerouting comment="Marca para sair pelo Link 2" disabled=no src-address-list=link2 new-routing-mark=rota_link2 passthrough=no

3º - Em IP Firewall Address-List você adiciona os ips das maquinas que deverão sair pelo link 2:
    /ip firewall address-list add address=(AQUI VOCÊ COLOCA O IP DO MICRO ESPECIFICO DA SUA REDE QUE DEVERÁ SAIR PELO LINK 2) comment="MICRO DO SETOR XXXXX" disabled=no list=link2
    *repete o número de vezes necessários para cadastrar todos os micros que deverão sair pelo link 2.

E as outros ips de sua rede que não estiverem na address-list sairão pelo link1.

Outra coisa, eu gostaria de habilitar o ping (DE FORA) no mikrotik. Ex: estou em casa e pingo o mikrotik da empresa.
    Podem me ajudar?

2. Não deu certo?

3. Quando você usa marcação de rota, os redirecionamentos também precisam dessa marcação.

4. Talvez tenha formas mais eficazes de você fazer isso, você pode fazer por bandwidth, quando um link está em 80% por exemplo as novas requisições vão para um segundo link. Ou se não quer usar pcc pelos problemas pode deixalo por src address , assim não dá problemas com sites e vai fazer basicamente o que vc esta fazendo, mas de forma automática. É só uma dica.

5. PCC não da problema em site, tenho um PCC três links adsl sem problema nenhum.

Tópicos Similares

1. Respostas: 1
    Último Post: 17-01-2009, 10:21
  2. Dois Links no Mikrotik
    Por fabiocp1984 no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 26-08-2007, 15:42
  3. Balanceando DOIS LINKS no mesmo server
    Por Matuzalem_ no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 8
    Último Post: 27-11-2005, 10:30
  4. 2 link no Mikrotik