+ Responder ao Tópico

1. Olá pessoal, estive "fuçando" no Mikrotik, muito bom por sinal, mas eu estou com algumas dúvidas, tanto sobre o Mikrotik, como na "arquitetura" de um provedor (lembrando que eu não tenho um provedor e nunca tive contato com o Mikrotik, ou qualquer outro roteador desse tipo antes).

Primeiro, eu sei que um provedor (pode) recebe(r) um bloco de IPs do fornecedor do seu link, digamos 100.100.100.0/24 (ou seja, 100.100.100.0 até 100.100.100.254, certo?), mas como esses IPs chegam ao cliente final? (Considerando o link via fibra, passando por um RouterBoard, uma BaseStation Ubiquiti até um AirGrid no cliente e até um roteador WiFi, por exemplo)

Eu coloquei o MikroTik em um PC com uma placa de rede off-board e uma on-board. Sendo a ether1, o link que vem do ADSL (apenas para teste, não vou distribuir esse link) e o ether2 um roteador WiFi e conectado ao WiFi, um notebook.

IP do ADSL (187.*.*.*), definido pela operadora
    IP PC MikroTik (192.168.1.88) faixa 192.168.1.0/24
    IP Roteador WiFi (192.168.0.254, definido pelo DHCP do MikroTik) faixa 192.168.0.0/24
    IP Notebook (192.168.10.2, definido pelo DHCP do WiFi) faixa 192.168.10.0/24

Eu imagino que o Roteador WiFi, seria como a BaseStation e o Notebook seria o AirGrid do cliente, estou certo?

Então como o cliente (Quem está conectado ao AirGrid), ao acessar o meuip.com.br (por exemplo), consegue visualizar o IP dele e não do meu servidor? O que eu estou tentando saber é onde e como ocorre essa diferenciação do IP Local da rede do cliente, do IP dos AirGrids, BaseStations e etc, e do IP do meu servidor final?

E como eu poderia fazer para acessar o MikroTik no meu servidor, por meio de um computador na rede de um cliente?

Agora, abusando mais um pouco, como seria a questão da distribuição do bloco IP para os clientes, que eu comentei no inicio do tópico, se o bloco fosse em IPv6? (Eu acho que falei besteira, kkk)

Desculpem se eu fiz alguma pergunta idiota, mas eu estou aprendendo ainda.

Obs: se alguém puder me mandar algum material sobre IPv6 eu agradeceria, as pesquisas que eu fiz não foram muito úteis.

Obrigado.

2. Cara acho melhor você pesquisar mais aqui tem tudo isso e um pouco + não vai assim montando provedor não pois alem de prejudicar quem ja tem com serviço ruim você se prejudica também estuda + boa sorte

CONHECIMENTO E TUDO?

3. JuniorZancan, foram muitas indagações que acabei me perdendo na sua pergunta . . . ksksksks

Mas acho que a chave de todas suas indagações esta no "O que é e o que faz o NAT ?!?!"

Sabemos, que com o IPV4 temos pouquíssimos IP´s válidos, e não teria como prover acesso à tudo hoje, se tivéssemos que usar um ip válido em tudo que acessa, não é verdade !?

NAT traduzido no "linguagem de noís do interior", é o que permite que vários dispositivos acessem a internet usando apenas um ip válido. Isso com o auxílio do "roteador" que interliga a rede externa (wan man) à rede local (lan). Outro ponto a se entender é a diferença de IP´s Válidos (os blocos de ip´s repassados pela operadora e que podem ser acessados diretamente pela net) e os ips não válidos (aquelas classes que usamos em redes locais ex: 192.x 10.x e por aí vai . . .)

É isso que esta acontecendo na sua rede. EXEMPLO:

Vc recebe no seu modem ADSL, um IP Válido (em alguns casos nao, mas sendo um link dedicado recebe). O qual do modem adentro já se usa um ip não válido, e é em seu dispositivo é que vc define qual classe de ip usar e as regras e quantidades de ips pra repassar.

A diferença de ip que vc recebe no seu notebook, é por que ele já recebe outra classe de ip que o roteador wi-fi esta configurado para fornecer. Isso por que ele também esta atuando como "roteador" e interligando duas redes, a rede local do Mikrotik; que para o roteador chega pela Wan, e pela Lan, o wi-fi repassa pra sua rede local seu bloco de ip.

Contando uns 3 à 4 NAT em uma rede.

Desculpa pelo monte de texto, respondi meio apressado.

Há, tem um material que um amigo postou que participou de um curso sobre ipv6 e que é muiiito bom.

Créditos para o NIC-BR e pro amigo que não lembro o nome que postou antes

http://saladeaula.nic.br/moodle/course/view.php?id=9

4. miccharg, obrigado pela explicação, vou estudar um pouco sobre o NAT, eu achava que só servia para redirecionar somente portas para IPs inválidos, não sabia que dava pra redirecionar IP válidos também.

Eu encontrei no fórum a solução para a questão do acesso remoto do MikroTik como o bfwcache disse.

Eu tinha intenção de abrir um provedor, mas a concorrência na minha cidade é grande (4 provedores para 15000 habitantes), e dois deles estão começando a passar fibra óptica. Mas estou gostando de estudar sobre isso, antes eu pensava na internet como uma simples conexão entre o meu PC e o servidor onde eu quero acessar, mas agora eu vi que a internet é um monstro sem tamanho (fantástico por sinal), são tantos protocolos, tipos de transmissão, regras e muitas siglas (BGP, PTT, AS, ASN, MPLS, NAT, IPv4, IPv6, PPPoE e por ai vai kkk)

5. Verdade, ksksks

Há tanta coisa que parece que vamos endoidar . . .

Boa sorte aí nos estudos . . .

Tópicos Similares

1. duvidas com mikrotik
    Por kassio26 no fórum Mikrotik
    Respostas: 2
    Último Post: 15-01-2017, 10:30
  2. Duvidas com Mikrotik 750
    Por felipegabrielbr no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 14-11-2015, 10:25
  3. Dúvidas com Mikrotik
    Por diorges no fórum Redes