Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Olá pessoal.

Eu estou com a ideia de iniciar por aqui um provedor de Internet por vias cabeadas e estou estudando para ver se é viável, como fazer, etc.

Então, estou pensando em fazer o backbone por fibra óptica, para percorrer grandes distâncias, colocando switches somente em pontos estratégicos ou em locais de onde derivariam as redes Ethernet para próximo dos clientes, bairro a dentro.

Eu vi que há alguns switches com portas SFP, mas são bem caros (por terem, geralmente, 24 portas, procuro por algo com umas 8), então não quero nem cogitá-los como solução. A dúvida que me surgiu é a seguinte:

O que é usado para converter de fibra para Ethernet e ainda dar continuidade à fibra para o próximo switch? Ex.: a fibra do link chega na porta sfp1 e sai pela sfp2 (em bridge para o próximo ponto), e nesse mesmo equipamento sai o link para o switch pela porta Ethernet.

Existe algo que faz isso? Seria algo semelhante a um conversor de mídia, porém que tenha mais uma porta para a continuação da fibra.

É apenas isso, obrigado pela atenção.
    Até mais.

2. Ola Amigo, vc tem duas opções.

Primeira opção:
    Vc vai passar uma em fibra, uma fibra vc vai sangrar ela, e vai usar 2 conversores opticos, um chegando o link e outro saindo.
    Nesse caso, vc coloca entre os dois conversores 1 rb 750, 450, e deixa as duas portas ligadas aos conversores em bridge, e usa outra porta para fazer autenticação pppoe ou hotspot.

Segunda Opção:
    seguindo a ideia de uma unica fibra, na sua base vc coloca uma OLT, e nas esquinas vc sangra a fibra e splita ela soltando a esquina uma ONU, e dessa vc solta switchs para os lados e leva utp ate os clientes.

Switchs com sfp, não são confiaveis para essa aplicação, e na maioria seu tamanho atrapalha em montar nos postes.